5 dicas para você melhorar a produtividade da equipe de marketing da sua empresa!

 em Gestão e Produtividade

Você quer melhorar a produtividade da equipe de marketing da sua empresa, mas não sabe por onde começar? Confira 5 dicas para você implementar hoje mesmo no seu negócio!

Qualquer empreendimento, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, deseja sempre crescer e ter o menor número de custos possíveis. Essa vontade, muitas vezes, envolve também a otimização de recursos, redução de custos e claro, o aumento da produtividade de todos os setores.

E, manter a produtividade da equipe de marketing, às vezes, pode ser um grande desafio. Conservar o time funcionando dentro de um cronograma diário e da melhor forma possível é o principal obstáculo de muitos empreendedores, mas nem sempre precisa ser assim.

Abaixo, separamos as principais dicas para que você, empreendedor, possa melhorar a produtividade da equipe de marketing da sua empresa e tenha ainda mais sucesso nos resultados.

5 DICAS PARA MELHORAR A PRODUTIVIDADE DA EQUIPE DE MARKETING DA SUA EMPRESA:

O que é produtividade?

Antes de prosseguirmos para as dicas, vamos conceituar o termo produtividade. Essa é uma palavra que está diretamente relacionada a quantidade produzida de determinado produto ou serviço, dividida por algum insumo ou recurso necessário para sua confecção. Ou seja, o desafio da produtividade é entregar mais quantidade de algo, usando a menor quantidade de recursos possíveis. E aí é onde mora o grande perigo: é preciso entender, de modo geral, até que ponto o nível de qualidade da sua empresa está saindo como o imaginado.

Dicas para melhorar a produtividade da equipe de marketing:

Objetivos claros

Essa é uma dica que está presente em praticamente todos os textos sobre produtividade, já que ter mapeado, definido e estruturado todos os objetivos é um dos principais pontos para se atingir o sucesso. E, para o time de marketing, isso não seria diferente. Por isso, definir objetivos importantes para o negócio e que são alcançáveis é fundamental para partir para as outras dicas.

Estabeleça metas

Qual é a sua meta? Atingir quantos leads? Quer crescer? As metas claras mostram que tudo está funcionando corretamente ou então, que algo precisa ser melhorado. Além disso, ter metas estabelecidas incentivam e motivam os colaboradores a otimizarem seus esforços para alcançar tais resultados.

Imagem de um time de marketing para remeter ao empreendedor que deseja melhorar a produtividade da equipe de marketing

Calendário de ações

Objetivos entendidos e metas estabelecidas, chegou a hora de criar um calendário de ações para entender o que cada membro está e precisa fazer, estabelecendo datas para que isso aconteça. Esse calendário pode abranger além das ações, abordando também todos os esforços de marketing merecem um calendário, deixando assim tudo organizado e de fácil visualização.

Registre tudo

Tarefas, atividades, reuniões, clientes. São muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo e as vezes, involuntariamente, acabamos esquecendo de algo. Por isso, incentive o use de cadernos, bloco de notas ou qualquer outra ferramenta para anotar todas as ideais, insights e sugestões para explorá-las em um outro momento.

Utilize métricas

Depois dessas 4 dicas, agora chegou a hora de medir e ver se todas as ações foram assertivas. Por isso, a utilização de métricas claras e corretas são indispensáveis para compreender se você está conseguindo atingir o objetivo esperado e além disso, ajudam a realizar um dos principais fatores da produtividade da equipe de marketing da sua empresa: a motivação.

Quando os colaboradores enxergarem os resultados e verem que todas as dicas foram realmente eficientes, eles vão batalhar para alcançar números ainda maiores.

Além de seguir essas dicas, é muito importante que o empreendedor esteja atento aos erros básicos que são muito comuns nesse meio e combate-los com antecedência é primordial para que isso não se torne um problema futuro.

Reuniões longas, desnecessárias e frequentes, muitos e-mails, não clarificar as responsabilidades de cada colaborador, não saber responder os problemas e, mais preocupante que isso, não saber resolver esses problemas podem afetar diretamente na motivação e na produtividade do seu time.


E aí, está pronto para melhorar a produtividade da equipe de marketing da sua empresa? Com essas dicas, é possível evitar erros básicos e otimizar os resultados do seu empreendimento de forma muito efetiva.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Imagem de 5 pessoas discutindo sobre como melhorar a produtividade da equipe comercialthumbnail do padrão google de trabalho