Você já pensou em abrir uma loja de artesanato? Veja a seguir tudo o que é necessário para abrir um negócio neste ramo!
A venda de artesanatos movimenta milhões, entre fornecedores do material para a confecção, entre aqueles que fabricam o próprio artesanato, e os que compram. Para alguns, é uma terapia, mas para outros se torna um negócio.
Muitas pessoas gostam de dar e receber presentes desse estilo, e se você possui talento e criatividade, pode considerar a possibilidade de abrir sua própria loja. Pensando nisso, o Abertura Simples preparou um artigo com tudo o que você precisa saber para abrir o seu negócio e ter sucesso. Confira!
O que é artesanato?
Arte e técnica do trabalho manual não industrializado, realizado por artesão, e que escapa à produção em série. Não existem, por conseguinte, duas peças de artesanato exatamente iguais.
Mercado artesanal
O comercial de artesanato se caracteriza pelo comércio varejista de souvenirs e bijuterias e representa uma ótima oportunidade para quem pretende abrir seu próprio negócio.
No Brasil, o setor de artesanato movimenta 50 bilhões de reais por ano, segundo o IBGE. 8,5 milhões de pessoas estão envolvidas com a atividade, que representa cerca de 3% do PIB nacional.
Segundo especialistas, os fatores que tornam esse tipo de atividade menos suscetível às oscilações do mercado são:
- Matéria-prima de baixo custo ou encontrada gratuitamente e em abundância, o que pode representar um importante diferencial competitivo;
- Inexistência de público consumidor específico;
- Normalmente, mão de obra familiar.
Tipos de loja de artesanato
Para abrir uma loja de artesanato, você deve ter em mente, primeiramente, quais os produtos que serão oferecidos. No ramo do artesanato existem quatro tipos de loja que você pode abrir, tais quais:
- Produtos artesanais feitos por você;
- Produtos artesanais feitos não necessariamente por você;
- Uma loja com produtos dedicados a artesãos, como tesouras especiais e matérias-primas;
- Venda de artigos artesanais prontos e materiais para abastecer artesãos.
Ideias de artesanato para vender
Veja a seguir algumas ideias de artesanato para vender!
- Acessórios de vestuário;
- Arranjos florais;
- Bijuterias;
- Biscuit;
- Caixas;
- Cerâmicas;
- Cestas;
- Crochê;
- Embalagens;
- Enfeites;
- Lembrancinhas;
- Panos de prato;
- Patchwork;
- Pintura;
- Sabonetes;
- Scrapbooking;
- Tapeçarias;
- Tecido xadrez;
- Texturas;
- Topiarias;
- Tricô;
- Velas.
Como montar um plano de negócios?
O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como, os serviços que irá oferecer em sua loja de artesanato. O plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também os clientes que irão requisitar os serviços oferecidos pela sua loja de artesanato, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
Resumo dos principais pontos do plano de negócio:
- O que é o negócio?;
- Quais os principais produtos e/ou serviços?;
- Quais serão os seus principais clientes?;
- Onde será localizada a empresa?;
- Qual o montante de capital a ser investido?;
- Qual será o faturamento mensal?;
- Em quanto tempo espera que o capital investido retorne?
Escolha uma boa localização
A localização da maioria dos negócios é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público alvo. Enquanto faz o planejamento para abrir uma loja de artesanato, você irá definir a faixa de renda e os hábitos de consumo das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes.
O ponto ideal para abrir uma loja de artesanato é um local com grande fluxo de pessoas, boa visualização do seu estabelecimento e fácil acesso para os clientes. Os locais ideais são os centros comerciais, as galerias, ruas com grande circulação de pessoas, isto é, lugares próximos à estações e até mesmo pontos de ônibus.
É necessário também, ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se a sua loja de artesanatos poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.
Qual a estrutura e equipamentos necessários para abrir uma loja de artesanato?
Para abrir uma loja de artesanato, se o empreendedor optar por trabalhar na sua residência, será preciso designar um cômodo para o desenvolvimento da atividade, para a área administrativa e financeira da empresa, e talvez uma recepção.
Já, se a escolha for alugar um imóvel, um espaço de 60 m² é o suficiente, dividindo o ambiente para oficina, salão de vendas com exposição e escritório.
Os principais equipamentos utilizados para criar seus artesanatos são:
- Tesoura – duas ou três de tamanhos diferentes inclusive uma com ponta curva;
- Lixas – para massa ou madeira; usada para lixar as peças de isopor;
- Lixas de unha – para dar melhor acabamento nos detalhes das peças;
- Pincéis – para artesanato de vários tamanhos, compre de boa qualidade;
- Caneta de retroprojetor – utilizada para traçar os desenhos no isopor;
- Cola quente – pistola e refil;
- Palitos de dente e alfinetes – para prender as partes a serem coladas;
- Potinhos – para dissolver verniz, cola ou tinta;
- Pano ou papel toalha;
- Tinta para tecido;
- Verniz – incolor ou transparente à base de água;
- Glitter – na mesma cor da tinta que for utilizar;
- Cola branca.
Além disso, também serão necessários equipamentos para a exposição e funcionamento da loja:
- Vitrine para exposição dos produtos;
- Expositores
- Prateleiras ou armários
- Balcão de atendimento;
- Armários para embalagens;
- Armário ou bancada para executar tarefas;
- Impressora Fiscal;
- Computador;
- Telefone.
Divulgação e dicas
A qualidade do produto e um bom atendimento são pontos decisivos que farão o cliente comprar e voltar, por isso, lembre-se: trabalhar com o público demanda simpatia e dedicação. Ofereça sempre o seu melhor serviço e os melhores produtos.
É importante promover eventos paralelos à comercialização como encontros de artesãos, oficinas de artes e bazares para alavancar as vendas e fortalecer a imagem do negócio, além de participar em outras feiras e eventos que reúnam expositores do segmento. Esta pode ser uma forma eficiente de propaganda e de relacionamento com o mercado.
Também é preciso ficar atento às tendências de mercado e às demandas sazonais como, por exemplo, oferta de artigos para datas comemorativas específicas.
Como abrir uma loja de artesanato?
Confira, a seguir, o passo a passo para abrir este negócio!
1 – Escolha o tipo de atividade
O primeiro passo para abrir uma loja de artesanato é definir qual o segmento da atividade que você deseja empreender. Para designar isso, existem três distinções:
- Serviço: trabalho realizado a título de mão de obra física ou intelectual;
- Indústria: atividade econômica que visa transformar matéria-prima em materiais comercializáveis;
- Comércio: direcionado ao consumidor final.
2 – Escolha a Natureza Jurídica
Informar a natureza jurídica no ato de formalização da empresa é indispensável, afinal, cada uma delas possui diferentes formas de aplicação das normas. Existem diversas naturezas jurídicas, mas às empresas, são atribuídas:
- Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui uma empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
- Sociedade Limitada (LTDA): É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda a empresa que contribui com moeda para a formação de capital social e realização da constituição empresarial;
- Sociedade Simples (SS): Exploram atividade de prestação de serviços decorrente de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim exercem suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
- Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas e eliminadas. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas.
3 – Defina o porte da loja
Após a definição da natureza jurídica da sua empresa, chegou a hora de saber qual o porte do seu negócio. As opções devem ser escolhidas a partir do seu faturamento.
- Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R$81 mil por ano e não permite com que o parceiro participe como sócio ou titular de outra empresa;
- Microempresa (ME): É permitido empresário individual e sócios. O teto de faturamento anual é de R$360 mil.
- Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R$360 mil e vai até R$4,8 milhões.
Empresas com o faturamento superior a R$4,8 milhões são categorizadas como Empresas de Médio ou Grande Porte.
4 – Reúna a documentação necessária
Durante a abertura de uma empresa, é preciso apresentar alguns documentos obrigatórios. Alguns documentos possuem prazos determinados para serem cumpridos, já que possuem data de validade. Por isso, essa etapa requer a ajuda de um contador especializado em abrir este modelo de negócio. Nós podemos te ajudar!
Confira a seguir alguns dos documentos para abrir uma loja de artesanato!
Para os sócios
Caso você decida abrir uma empresa com sócios, é obrigatória a apresentação dos seguintes documentos de cada um deles:
- 1 cópia simples do comprovante de residência;
- Certidão de casamento (se casado);
- 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (A Carteira Nacional de Habilitação também é válida);
- 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.
Para a empresa
- CNPJ;
- 2 cópias simples do IPTU do imóvel;
- 2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.
Contrato Social
O contrato social é um documento importante e que deve ser assinado por todos os sócios da empresa, a fim de firmar a sociedade. Nele, devem estar devendo a cada participação de cada um dos sócios da empresa, bem como suas cotas, investimentos e participação nos lucros.
Realize o registro na Junta Comercial
O registro é considerado uma certidão de nascimento da empresa e deve ser feito antes de obter o CNPJ. Sua empresa só funcionará legalmente se você realizar o seu registro na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas do seu Estado.
5 – Abra um CNPJ
O processo de abertura de um CNPJ para uma empresa é simples. Após o registro na Junta Comercial, você receberá o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE). Ele será solicitado para entrar no site da Receita Federal para abrir o CNPJ. No site, você irá fazer o download do Documento Básico de Entrada e em seguida, realizar a impressão. Depois é só enviar à Receita Federal pelos Correios ou pessoalmente.
6 – Solicite o Alvará de Funcionamento
O Alvará de Funcionamento é o documento que indica se a loja de artesanato poderá exercer as funções no local que você deseja instalar.
Na maior parte dos Estados brasileiros o empreendedor pode solicitar o Alvará gratuitamente pela internet. O documento é emitido pela Prefeitura Municipal ou Órgão Governamental Municipal.
Cada atividade requer um certo tipo de Alvará e, por isso, é necessário estar atento se a atividade escolhida está representada no registro por um código CNAE de atividades protegidas.
Os documentos necessários para solicitar o Alvará de Funcionamento são:
- Planta do imóvel onde você abrir seu negócio;
- Cópia do recibo do IPTU pago;
- CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
- Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, na Secretaria das Finanças;
- O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
- Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
- Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.
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