Está pensando em abrir uma loja de ração para animais? Então continue lendo para saber como!
Loja de ração e os pet shops fazem parte de um nicho de mercado que têm se destacado mesmo em meio à crise. Isso acontece porque, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), o Brasil é considerado o 4º país no mundo inteiro com o maior número de animais de estimação. Existem hoje nas residências do país aproximadamente 54,2 milhões de cães e 23,9 milhões de gatos de estimação, gerando renda para o setor e crescimento no mercado de serviços e produtos para os pets.
Se você quer abrir uma loja de ração para animais, leia o artigo abaixo!
Tudo que você precisa saber para abrir uma loja de ração para animais
Como é o mercado?
O país é o segundo maior mercado pet do mundo, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação – ABINPET, com faturamento de mais de R$ 16 bilhões no último ano.
O Brasil é um dos cinco maiores mercados veterinários em todo o mundo. O setor vem apresentando crescimento constante em âmbito internacional. A indústria brasileira de produtos e serviços para animais de estimação está cada vez mais em evidência. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), o Brasil representa um dos principais mercados emergentes do setor no mundo, com cerca de 106 milhões de animais de estimação. Segundo a ANFAL PET (Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação), o Brasil é o segundo país do mundo com maior população de animais domésticos, perdendo só para os Estados Unidos. De acordo com a ABINPET são 37,1 milhões de cães; 21,3 milhões de gatos; 26,5 milhões de peixes; 19,1 milhões de aves e 2,17 milhões de outros animais (répteis e pequenos mamíferos).
Como montar um plano de negócios?
É importante elaborar um plano de negócios traçando exatamente quais são seus objetivos e o que deverá ser feito para alcançá-los.
O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:
- O que é o negócio?;
- Quais os principais produtos e/ou serviços?;
- Quais serão os seus principais clientes?;
- Onde será localizada a empresa?;
- O montante de capital a ser investido?;
- Qual será o faturamento mensal?;
- Em quanto tempo espera que o capital investido retorne?;
Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa
Como escolher uma boa localização?
A localização é, com toda certeza, um dos principais fatores de sucesso de um empreendimento. Para o empreendedor que deseja abrir uma loja de ração para animais, são várias as questões que precisam ser analisadas. Entre elas estão a pesquisa detalhada no mercado onde pretende montar a loja, já que com esses dados, é possível escolher a localização perfeita para instalar o seu negócio.
Uma loja de rações deve estar situada em centros comerciais, com alta movimentação de pessoas durante o horário comercial. É necessário avaliar com atenção, pois esse fator pode ser determinante para o sucesso do seu negócio. Procure um local próximo a estabelecimentos onde as pessoas costumam ir para comprar produtos, como por exemplo, centros comerciais, shoppings, supermercados, feiras de produtos ou artesanato e avenidas ou ruas principais.
Qual a estrutura e equipamentos necessários?
A estrutura mínima recomendável para abrir uma loja de ração para animais vai depender muito da necessidade do empreendedor. O espaço precisa ser suficiente para instalar as áreas de atendimento, estoque, escritório, sanitários e uma pequena copa, se for necessário.
Alguns dos equipamentos necessários são:
- Mesas e cadeiras;
- Computador, impressora, telefone;
- Balcão para atendimento;
- Estantes para armazenamento dos produtos;
- Impressora fiscal;
- Cadeiras para recepção;
- Armário clínico;
- Fontes de luz;
- Entre outros;
Como escolher bons fornecedores?
Fazer bons negócios com fornecedores também é um fator essencial para o seu negócio. Realize uma pesquisa para encontrar produtos de qualidade com os melhores preços, mas não esqueça que se o fornecedor interromper a entrega ou reduzir o padrão de qualidade da sua loja pode ser muito afetada. Por isso, tenha sempre o contato de outros profissionais que possam atender às suas demandas urgentes e/ou façam entregas de produtos diferenciados para o seu estabelecimento.
Como estocar e armazenar os alimentos?
Quando o assunto é alimentação, o ideal é manter o volume de estoque positivo. A compra de grandes quantidades pode reduzir o preço dos produtos, mas fique atento ao modo de armazenamento: as rações podem perder seus nutrientes em pouco tempo se expostos ao calor, ar ou umidade. Nesse sentido é fundamental preparar a sua organização contra os principais riscos e para o gerenciamento de crises, como problemas técnicos e naturais.
Lembre-se: o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) proíbe a violação da embalagem original das rações para a venda fracionada de alimentos destinados a cães e gatos. Essa atividade só pode ser praticada por estabelecimentos devidamente registrados pela entidade.
Como abrir uma loja de ração?
Por se tratar de um empreendimento que não exige um alto custo de investimento e operação, alguns fatores são fundamentais para começar uma loja de ração animal. Confira abaixo a documentação necessária:
1 – Identifique o tipo de atividade
Primeiro, é preciso identificar o segmento de atividade que a sua loja de ração atuará. Mas já destacamos que a que mais se enquadra é a de comércio.
- Indústria: É caracterizado pela transformação de matéria-prima em produtos a serem comercializados posteriormente;
- Comércio: Já o comércio é o responsável pela venda dos produtos;
- Serviços: O terceiro ramo de atividade é a prestação de serviços.
2 – Escolha a natureza jurídica
É indispensável que você verifique a natureza jurídica do seu pet shop, pois isso te ajudará a definir o regime jurídico que o seu serviço se enquadra.
Informar a natureza jurídica no ato de formalização do seu negócio é importantíssimo, já que cada uma delas possui diferentes formas de aplicação das normas. Confira alguns tipos de naturezas jurídicas:
- Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
- Sociedade Limitada (LTDA): É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial;
- Sociedade Simples (SS): Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
- Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário-mínimo vigente.
3 – Defina o porte da empresa
É importante definir o porte da sua empresa. Uma das principais características para definir esta questão é o faturamento bruto do seu pet shop.
- Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R$81 mil por ano e não permite com que o empresário participe como sócio ou titular de outra empresa;
- Microempresa (ME): É permitido a empresários individuais e sócios. O teto de faturamento anual é de R$360 mil.
- Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R$360 mil e vai até R$4,8 milhões.
As empresas que faturam acima de R$ 4,8 milhões são classificadas como médias e grandes.
4 – Reúna a documentação necessária
É preciso apresentar alguns documentos na hora de abrir um pet shop. Estes documentos possuem prazos a serem cumpridos, pois possuem data de validade. Por isso ressaltamos que nesta etapa você busque a ajuda de um contador especializado no ramo e que atente-se aos prazos.
Confira os documentos necessários para abrir um pet shop:
- CNPJ;
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Folha espelho do IRPF;
- IPTU do imóvel;
- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
- Alvará de funcionamento;
- Entre outros documentos específicos da cidade.
5 – Abra um CNPJ
Após o registro na Junta Comercial, você receberá o NIRE, um Número de Identificação do Registro de Empresa. Este número será solicitado na hora de entrar no site da Receita Federal ao abrir o CNPJ.
Depois você fará o download do Programa Básico de Entrada. O próximo passo é preencher e enviar o documento pessoalmente ou pelos Correios para a Receita Federal;
Como abrir um pet shop com sócios?
Além dos documentos citados anteriormente, será necessário apresentar alguns outros caso você abra um pet shop com sócios:
- 1 cópia simples do comprovante de residência;
- Certidão de casamento (se casado);
- 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (Carteira Nacional de Habilitação também é válida);
- 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.
Como solicitar um Alvará de Funcionamento?
O Alvará de Funcionamento é um documento que indica que o seu pet shop pode exercer as funções no local em que você a instala.
O documento é emitido pela Prefeitura Municipal ou por algum outro Órgão Governamental Municipal, e pode ser solicitado gratuitamente pela internet, na maioria dos Estados.
Por isso, é necessário estar atento se a atividade escolhida está representada no registro por um código CNAE de atividades econômica, pois cada atividade necessita de um tipo de Alvará diferente
Alguns dos documentos necessários para solicitar o Alvará de Funcionamento são:
- Planta do imóvel onde você pretende abrir seu negócio;
- Cópia do recibo do IPTU pago;
- CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
- Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, obtido na Secretaria das Finanças;
- O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
- Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
- Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.
É necessário destacar que a documentação exigida pode variar de acordo com as exigências de cada Município ou com as atividades exercidas.
Baixe o e-book completo “Como abrir uma empresa?”
Como vimos, abrir uma empresa não é nada fácil. Mas o Abertura Simples tem a missão de desburocratizar esse processo! Baixe o e-book “Como abrir uma empresa? Manual completo” e tenha acesso ao conteúdo exclusivo com o passo a passo para abrir seu próprio negócio. O material é disponibilizado gratuitamente. Baixe agora mesmo!
Abertura Simples
Nós do Abertura Simples realizamos todo esse processo por você, para que seu pet shop seja aberto de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.
Entre as diversas vantagens do Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.
Entre em contato com nossos representantes e inicie seu pet shop com o Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:
No comment yet, add your voice below!