Saiba como abrir uma loja de ração para animais! | Abertura Simples

Tudo o que você precisa saber para abrir uma loja de ração para animais de sucesso!

Está pensando em abrir uma loja de ração para animais? Então continue lendo para saber as principais dicas de sucesso da área:

DICAS PARA ABRIR UMA LOJA DE RAÇÃO DE ANIMAIS DE SUCESSO!

SOBRE O MERCADO

O país é o segundo maior mercado pet do mundo, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação – ABINPET, com faturamento de mais de R$ 16 bilhões no último ano.

O Brasil é um dos cinco maiores mercados veterinários em todo o mundo. O setor vem apresentando crescimento constante em âmbito internacional. A indústria brasileira de produtos e serviços para animais de estimação está cada vez mais em evidência. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), o Brasil representa um dos principais mercados emergentes do setor no mundo, com cerca de 106 milhões de animais de estimação. Segundo a ANFAL PET (Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação), o Brasil é o segundo país do mundo com maior população de animais domésticos, perdendo só para os Estados Unidos. De acordo com a ABINPET são 37,1 milhões de cães; 21,3 milhões de gatos; 26,5 milhões de peixes; 19,1 milhões de aves e 2,17 milhões de outros animais (répteis e pequenos mamíferos).

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

A localização é, com toda certeza, um dos principais fatores de sucesso de um empreendimento. Para o empreendedor que deseja abrir uma loja de ração para animais, são várias as questões que precisam ser analisadas. Entre elas estão a pesquisa detalhada no mercado onde pretende montar a loja, já que com esses dados, é possível escolher a localização perfeita para instalar o seu negócio. Outros fatores que precisam ser considerados além do estudo do público alvo são as questões de acessibilidade, ou seja, estacionamento, metrô e pontos de ônibus próximos e visibilidade, como por exemplo, escolher regiões de centros comerciais, que possuem um alto fluxo de pessoas.

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura mínima recomendável para abrir uma loja de ração para animais vai depender muito da necessidade do empreendedor. O espaço precisa ser suficiente para instalar as áreas de atendimento, estoque, escritório, sanitários e uma pequena copa, se for necessário.

Alguns dos equipamentos necessários são:

  • Mesas e cadeiras;
  • Computador, impressora, telefone;
  • Balcão para atendimento;
  • Estantes para armazenamento dos produtos;
  • Impressora fiscal;
  • Cadeiras para recepção;
  • Armário clínico;
  • Fontes de luz;
  • Entre outros;

FORNECEDORES

Fazer bons negócios com fornecedores também é um fator essencial para o seu negócio. Realize uma pesquisa para encontrar produtos de qualidade com os melhores preços, mas não esqueça que se o fornecedor interromper a entrega ou reduzir o padrão de qualidade da sua loja pode ser muito afetada. Por isso, tenha sempre o contato de outros profissionais que possam atender as suas demandas urgentes e/ou façam entregas de produtos diferenciados para o seu estabelecimento.

Imagem de um cachorro comendo sua ração para remeter ao texto que mostra como abrir uma loja de ração para animais

ESTOQUE E ARMAZENAMENTO

Quando o assunto é alimentação, o ideal é manter o volume de estoque positivo. A compra de grandes quantidades pode reduzir o preço dos produtos, mas fique atento ao modo de armazenamento: as rações podem perder seus nutrientes em pouco tempo se expostos ao calor, ar ou umidade. Nesse sentido é fundamental preparar a sua organização contra os principais riscos e para o gerenciamento de crises, como problemas técnicos e naturais.

Lembre-se: o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) proíbe a violação da embalagem original das rações para a venda fracionada de alimentos destinados a cães e gatos. Essa atividade só pode ser praticada por estabelecimentos devidamente registrados pela entidade.

DIVULGAÇÃO E DICAS

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir uma loja de ração para animais, o uso de estratégias de marketing de qualidade pode funcionar como fatores determinantes para o sucesso de um negócio. A primeira regra antes de divulgar uma empresa de serviços é fazer a definição do seu público alvo, conforme o serviço prestado. Depois dessa definição, o próximo passo é partir para os investimentos mais adequados para este fim.

O empreendedor poderá utilizar das mais variadas ações de comunicação para tornar a sua clínica veterinária conhecida. Ele poderá utilizar os materiais impressos, como por exemplo cartões de visita, flyers e folders e também, os meios digitais, com a criação de um site e redes sociais, para divulgar seus serviços.

Como dica de negócio, é importante que ele aposte na formação dos seus colaboradores, pois eles além de auxiliarem a organização e o funcionamento da sua loja, ele deve também agir como um consultor para o seu cliente. É fundamental também ter uma grande variação de produtos e procure estudar frequentemente quais são os desejos do seu público-alvo que ainda não foram atendidos para você entregar como uma forma de diferencia.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir uma loja de ração para animais são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir uma loja de ração para animais realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta