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Tudo o que você precisa saber para abrir uma perfumaria!

O que você verá neste artigo:

Você já pensou em abrir uma perfumaria? Pois então, confira este artigo explicando tudo o que você precisa saber para abrir uma!

Para muitas pessoas, perfumes são itens indispensáveis, tanto que, mesmo com o ramo de perfumaria sendo um dos mais concorridos no Brasil, ele é um tipo de negócio que vende bem durante todo o ano, pois está na lista dos itens de higiene pessoal.

O faturamento nesse setor cresce anualmente, e o público alvo é um dos mais amplos possíveis, abrangendo todos os sexos e idades. Pensando em tudo isso, Abertura Simples preparou um artigo com tudo o que você precisa saber para abrir uma perfumaria e se dar bem nos negócios. Confira:

Tudo o que você precisa saber para abrir uma perfumaria

O que são cosméticos?

Segundo a Câmara Brasileira de Cosméticos – Catec, resolução RDC nº 211, de 14 de julho de 2005, a definição de cosméticos no Brasil é a seguinte: “produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes são preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral, com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência e ou corrigir odores corporais e ou protegê-los ou mantê-los em bom estado”.

Como é o mercado?

Nas últimas duas décadas, o desenvolvimento da indústria brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) foi significativo. Seu crescimento médio deflacionado chegou a mais de 10% ao ano, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Por outro lado, estimativas atuais indicam que os gastos médios das famílias com produtos do setor são da ordem de 1,5% do seu orçamento.

Umas das grandes tendências para a expansão do mercado são: foco na segmentação, investimentos para produtos masculinos e para a terceira idade. Dentro desse grupo de consumidores potenciais existem subdivisões definidas pelo poder aquisitivo, idade, gostos e até condições climáticas do local de instalações da loja. Outra tendência a considerar é o surgimento de produtos e mercados ligados aos conceitos de sustentabilidade e veganismo.

As fragrâncias, com US$ 6,4 bilhões, lideraram as vendas da indústria da beleza em 2016, segundo os dados do Euromonitor, que registrou um crescimento no segmento de 80% entre 2011 e 2016. Em segundo lugar, ficaram os produtos para cabelos, que atingiram US$ 5,9 bilhões, mas que vêm diminuindo o ritmo do crescimento nos últimos 5 anos (34,8%).

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC)  mostra que desde 2013 o mercado de beleza e estética cresceu 567% no Brasil, passando de 72 mil para mais de 480 mil profissionais. Ainda, segundo a associação que representa o setor, as perspectivas de crescimento para 2019 são de 1,5% a 2% em comparação ao ano anterior, quando o setor movimentou R$47,5 bilhões.

Porque montar um plano de negócios?

O plano de negócios é um documento que serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. Neste documento são descritos os objetivos do negócio e quais passos devem ser dados para que os objetivos sejam alcançados. Além disso, o plano de negócios detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Deve-se pesquisar também o público que irá frequentar sua perfumaria, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

Resumo dos principais pontos do plano de negócio:

  • O que é o negócio
  • Quais os principais produtos e/ou serviços
  • Quem serão os seus principais clientes
  • Onde será localizada a empresa
  • O montante de capital a ser investido
  • Qual será o faturamento mensal
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa.

Como escolher uma boa localização?

A localização da maioria dos negócios é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público-alvo.

Enquanto faz o planejamento para abrir uma perfumaria, você irá definir a faixa de renda e os hábitos de consumo das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes.

O ponto ideal para abrir uma perfumaria é um local com grande fluxo de pessoas, boa visualização da sua perfumaria e fácil acesso para os clientes.

É necessário também, ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se a sua perfumaria poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa.

Estrutura e equipamentos

Uma perfumaria pequena apresenta uma área de 50m², podendo ser dividida em área de vendas, administração, estoque e área reservada para demonstração dermatológica dos produtos. Os equipamentos necessários para abrir uma perfumaria são:

  • Balcão para atendimento;
  • Balcão para exposição;
  • Prateleiras;
  • Gôndolas;
  • Display promocional;
  • Vitrines com rodízio;
  • Espelhos;
  • Máquina ECF.

Não esqueça que são necessários equipamentos para escritório e caixa, como computador, telefone, impressora, máquina de cartão, entre outros.

Como abrir uma perfumaria?

Por ser um mercado bastante atrativo e que tem se estabelecido fortemente no país, uma perfumaria pode ser uma ótima opção para empreender. No entanto, não se esqueça de contar com a consultoria de um contador especializado na hora de abrir uma empresa.

Confira como abrir uma perfumaria abaixo!

1 – Identifique o tipo de atividade

Primeiro, é preciso identificar o segmento de atividade que o seu serviço atuará. Existem três designações. No entanto, a que mais se enquadra à sua perfumaria é o comércio.

  • Indústria: É caracterizado pela transformação de matéria-prima em produtos a serem comercializados posteriormente;
  • Comércio: Já o comércio é o responsável pela venda dos produtos;
  • Serviços: O terceiro ramo de atividade é a prestação de serviços.

2 – Escolha a natureza jurídica

É indispensável que você verifique a natureza jurídica da sua perfumaria, pois te ajudará a definir o regime jurídico que o seu serviço se enquadra.

Informar a natureza jurídica no ato de formalização do seu negócio é importantíssimo, já que cada uma delas possui diferentes formas de aplicação das normas. Confira alguns tipos de naturezas jurídicas:

  • Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
  • Sociedade Limitada (LTDA): É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial;
  • Sociedade Simples (SS): Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
  • Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário-mínimo vigente.

3 – Defina o porte da empresa

É importante definir o porte da sua perfumaria. Uma das principais características para definir esta questão é o faturamento bruto da empresa.

  • Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R$81 mil por ano e não permite com que o empresário participe como sócio ou titular de outra empresa;
  • Microempresa (ME): É permitido a empresários individuais e sócios. O teto de faturamento anual é de R$360 mil;
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R$360 mil e vai até R$4,8 milhões.

As empresas que faturam acima de R$ 4,8 milhões são classificadas como médias e grandes.

4 – Reúna a documentação necessária

É preciso apresentar alguns documentos na hora de abrir uma perfumaria. Estes documentos possuem prazos a serem cumpridos, pois possuem data de validade. Por isso indicamos que nesta etapa você busque a ajuda de um contador especializado no ramo e que atente-se aos prazos. 

Confira os documentos necessários para abrir uma perfumaria:

  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

5 – Abra um CNPJ 

Após o registro na Junta Comercial, você receberá o NIRE, um Número de Identificação do Registro de Empresa. Este número será solicitado na hora de entrar no site da Receita Federal ao abrir o CNPJ.

Depois você fará o download do Programa Básico de Entrada. O próximo passo é preencher e enviar o documento pessoalmente ou pelos Correios para a Receita Federal;

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa.

Como abrir uma perfumaria com sócios?

Além dos documentos citados anteriormente, será necessário apresentar alguns outros caso você abra uma perfumaria com sócios:

  • 1 cópia simples do comprovante de residência;
  • Certidão de casamento (se casado);
  • 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (Carteira Nacional de Habilitação também é válida);
  • 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.

Como solicitar o Alvará de Funcionamento?

O Alvará de Funcionamento é um documento que indica que a sua perfumaria pode exercer as funções no local em que você a instala.

O documento é emitido pela Prefeitura Municipal ou por algum outro Órgão Governamental Municipal, e pode ser solicitado gratuitamente pela internet, na maioria dos Estados.

Por isso, é necessário estar atento se a atividade escolhida está representada no registro por um código CNAE de atividades econômica, pois cada atividade necessita de um tipo de Alvará diferente

Alguns dos documentos necessários para solicitar o Alvará de Funcionamento são:

  • Planta do imóvel onde você pretende abrir seu negócio;
  • Cópia do recibo do IPTU pago;
  • CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
  • Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, obtido na Secretaria das Finanças;
  • O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
  • Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
  • Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.

É necessário destacar que a documentação exigida pode variar de acordo com as exigências de cada Município ou com as atividades exercidas.

Como divulgar minha perfumaria?

A divulgação da sua cafeteria é de extrema importância para o seu negócio. O meio de divulgação varia de acordo com a localização e o público alvo escolhido, podendo ser feita por panfletagem, redes sociais ou divulgação em mobiliário urbano.

Você pode optar por vender outros produtos de beleza em sua perfumaria como cremes hidratantes e maquiagem, com isso você diversifica ainda mais o seu público. Se você investir em um planejamento detalhado, estratégia de negócios e dedicação, pode apostar que a sua perfumaria terá sucesso.

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