Skip to content

Tudo o que você precisa saber para abrir uma pizzaria!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Alguma vez você já pensou em abrir uma pizzaria? Pois saiba que, todos os dias, mais de 1 milhão de pizzas são consumidas em todo o Brasil. Além disso, São Paulo é a segunda cidade que mais consome pizzas em todo o mundo, ficando atrás apenas de Nova York.

Esses números impressionam qualquer pessoa que já tenha pensado em abrir uma pizzaria e qualquer outro tipo de restaurante ou fast food, pois o brasileiro é um grande consumidor de refeições fora do lar.

Porém, deve-se ter em mente que para abrir esse tipo de negócio é necessário ter um bom diferencial, pois a concorrência nesse setor é acirrada. Por isso, explicaremos a seguir, passo a passo, como é possível abrir uma pizzaria de sucesso. Continue lendo:

Passo a passo para abrir uma pizzaria:

Conheça os modelos

Existem diversos tipos de pizzaria, e cada uma delas é montada de forma diferente. O primeiro passo ao decidir abrir a sua, é escolher o modelo que melhor se adéqua a você. Os principais modelos são:

  • A La Carte: o cliente escolhe a pizza de acordo com o cardápio e consome no local
  • Rodízio: preço fixo e oferece diversos sabores e tipos de pizza a vontade
  • Delivery: faz entregas em domicílio, com entregas por meio de telefone ou online
  • Fast Food: pizzas em pedaço para consumo imediato

Cada um desses modelos possui uma característica diferente, e graus de investimentos iniciais diferentes.

Faça um plano de negócios

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. Além do planejamento, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá frequentar sua pizzaria, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

Escolha o local

A localização da pizzaria é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público alvo. Enquanto faz o planejamento da sua empresa, você irá definir a faixa de renda e os hábitos de consumo das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes.

Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a vizinhança. Se ao redor do local onde você deseja abrir uma pizzaria já tiver muitas outras, talvez seja um grande risco investir ali. Porém, o isolamento também pode ser perigoso. Se não há nenhuma pizzaria por perto, existem duas possibilidades: ou você pode ir muito bem por ser o pioneiro, ou algo não é compatível com o público desta região.

É necessário, por fim, ficar atento também aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se a pizzaria poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

Equipamentos

Além de equipamentos para escritório, como computadores e telefones, será necessário alguns outros para montar sua pizzaria, entre eles:

  • Geladeira
  • Freezer
  • Forno a lenha
  • Mesas e cadeiras (se for atender os clientes)
  • Utensílios de cozinha
  • Bandejas de pizza
  • Cortador de frios

Essa talvez seja a parte mais custosa de montar uma pizzaria, pois esses equipamentos geralmente são um pouco caros, mas isso varia dependendo do tamanho da pizzaria. Talvez sejam necessários mais equipamentos, por isso o ideal é guardar um bom valor para investir na estrutura.

Foto de uma pizza, representando como abrir uma pizzaria - Abertura Simples
Foto de uma pizza

Encontre fornecedores

Para os ingredientes da pizza, será necessário obter produtos de boa qualidade. Muitas vezes, conseguir esses produtos no mercado pode sair mais caro, ou não ter o mesmo padrão de qualidade. O essencial para criar suas pizzas é conseguir um bom fornecedor que ofereça ingredientes frescos e de qualidade. Porém, deve-se ter o máximo de cuidado ao comprar alimentos como peixes, pois esses podem estragar fácil.
Na maioria das vezes, o sucesso de uma pizzaria vem da sua variedade de sabores. As pessoas gostam de saber que o cardápio oferece diversas opções para escolherem. Por isso, os ingredientes são muito importantes para esse tipo de negócio.

Documentação necessária

Os documentos necessários para abrir uma pizzaria são simples:

  • Cópia autenticada do RG e CPF
  • Comprovante de residência
  • Folha espelho do IRPF
  • IPTU do imóvel
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

Abertura Simples

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo esse processo por você, para que sua pizzaria seja aberta de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.
Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo.

Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais. Entre em contato com nossos representantes e inicie sua pizzaria com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário