Saiba como abrir uma Startup e tire sua ideia do papel!

Confira a seguir todos os passos para conseguir abrir uma startup e coloque seu negócio na ativa!

O mercado de startups está bastante aquecido, pois elas estão solucionando problemas que atingem muitas pessoas e geram alto impacto. Uma startup é uma pequena empresa em período inicial de formação com manutenção baixa, porém um crescimento acelerado. No geral, essas empresas estão ligadas a tecnologia, mais isso está longe de ser uma regra.

Se você tem interesse em criar uma startup para por em prática alguma ideia que considere importante, saiba que começar um negócio demanda esforço, organização, paixão, tempo e ousadia para tomar riscos. Por isso, montamos um artigo onde explicamos todos os passos para você abrir uma startup sem preocupações e ter sucesso nos negócios. Continue lendo:

Abrir uma Startup: por onde começar

Valide seu modelo de negócio

Criatividade, usabilidade e inovação são os fatores chaves que tornarão as suas ideias passíveis de um sucesso grandioso. Mas o mais importante para criar uma startup de sucesso é a validação do modelo de negócio. Tenha uma visão ampla sobre seu negócio, como um todo, e entenda sua intenção do produto ou serviço.

Pense em como seu produto ou serviço pode ser benéfico, como sua startup pode solucionar os problemas dos seus clientes. Em seguida, defina o público-alvo, respondendo a algumas perguntas, como:

  • Meu produto ou serviço irá beneficiar a quem?
  • Qual a faixa etária dessas pessoas?
  • Qual o segmento do mercado?

Com essas informações, você poderá seguir com os processos facilmente. Mas esses são apenas alguns itens! Saiba como montar um plano de negócios completo no e-Book que preparamos para você.

Busque sócios complementares

É muito importante ter pessoas ao lado que compartilhem das mesmas expectativas, anseios e medos. Éu ma forma de tornar o processo de abrir uma startup mais tranquilo. Porém, ao escolher um sócio, não se esqueça de levar em consideração, que essa pessoa deve ser capacidada e realmente terá valor a agregar ao negócio. Não pense que só porque seu amigo ou partente te apoia ele tenha capacidade de levar suas ideias a diante.

Nesse aspecto, vale frisar também que o mais recomendado é buscar alguém que tenha habilidades diferentes da sua. Por exemplo, se você for bom com finanças, mas não em vendas, procure por um sócio com essa capacidade. Assim, vocês se complementarão, tendo uma relação harmoniosa e equilibrada.

Quando os sócios têm formações diferentes e até formas distintas de ver o mundo, a empresa tem pessoas com mais conhecimentos importantes para seu sucesso. Esta complementariedade também ajuda no processo de tomada de decisão, que se torna mais assertivo.

Conte com um bom time

Ter uma boa equipe é fundamental para que suas ideias sejam executadas e sua startup tenha sucesso. Portanto, escolha bem as pessoas que o ajudarão nessa empreitada e monte um time de acordo com as habilidades de cada um. Isso tornará sua equipe mais eficaz e produtiva nas tarefas.

Procure conversar com o pessoal do seu grupo para saber se alguém consegue indicar colaboradores, e tenha alguns cuidados na hora da seleção. Selecionamos uma matéria com algumas dicas para que você possa contratar os melhores funcionários na sua empresa.

Faça networking

Uma rede de contatos pode ajudar muito a alavancar seu negócio. Se você tiver montado bem o seu plano de negócios, será mais fácil apresentar as ideias e conseguir novas oportunidades. Alguns locais como eventos e empreendedorismo e até mesmo escritórios compartilhados de co-working são ótimos locais de ideias e pessoas das mais diversas formações.

Negocie investimentos

Hoje em dia ficou mais fácil entrar em contato com investidores, pode ser feito até por e-mail, site e telefone. Em alguns casos, os próprios fundos de investidores vão atrás das startups para fechar parcerias. Mas não se engane, você terá que ir atrás de investidores também.

Existem também Bancos de Investimentos, que focam suas atividades exclusivamente no financiamento do desenvolvimento de empresas e ajudam quem quer criar uma startup, como por exemplo o BTG Pactual.

Formalize a startup

Para regularizar a sua startup perante a lei, é preciso consolidar um contrato social, entrar com o processo para abrir a empresa e obter seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). Você precisa desses documentos para emitir notas fiscais, contratar serviços e até mesmo realizar compras.

Vale ressaltar que somente empresas que possuem CNPJ podem participar de licitações e conseguir financiamentos empresariais. Além do mais, ao exercer uma atividade sem a devida regulamentação, você corre o risco de ter vários transtornos com a justiça, tornando algo relativamente simples e fácil em uma verdadeira dor de cabeça.

E aí, está pensando em abrir uma startup? Não deixe que alguém roube sua ideia, formalize seu negócio agora mesmo! Conte com o Abertura Simples para dar início aos negócios e tenha sucesso com sua startup. Comece agora mesmo clicando no botão abaixo:

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta