Confira aqui algumas ações de marketing digital que fizeram sucesso na internet! Muitas empresas já perceberam a importância de estarem presentes nas mídias digitais. Mas estar presente não é suficiente, as marcas também estão investindo em campanhas inovadoras feitas especialmente para a internet, com a intenção de atingir seus consumidores em diferentes plataformas e redes.
Uma boa dica para quem quer começar a criar campanhas de sucesso no mundo virtual é usando algumas ações de marketing digital que fizeram sucesso como inspiração. Por isso, selecionamos aqui 5 exemplos de empresas que fizeram sucesso nas mídias sociais, para que você saiba como aproveitar o melhor da internet a seu favor:
5 exemplos de ações de marketing digital de sucesso:
Ovomaltine – A guerra McDonald’s x Bob’s
O ano de 2016 foi marcado por uma rivalidade entre duas gigantes do fast food envolvendo um único ingrediente: Ovomaltine. O McDonalds começou lançando uma série de teasers para anunciar a novidade, até que finalmente apresentou o sabor entre suas opções de milkshake.
A repercussão nas redes sociais foi enorme, mas a situação foi um cutucão em sua concorrente: o milkshake de Ovomaltine é marca registrada do Bobs. Obviamente, isso não poderia passar em branco, e o Bobs começou a lançar respostas alfinetando a rival.
Outras empresas de fast-food aproveitaram a onda e começaram a fazer posts sobre a briga, entre elas Burguer King, Giraffas, e até mesmo o KFC, rede que vem tentado entrar em solo brasileiro aos poucos. O engajamento foi espetacular, e quem acabou vencendo foi a audiência e a qualidade do conteúdo.
Netflix no Brasil
Se você for um viciado em séries, já deve ter uma ideia do que Inês Brasil, Xuxa, Fábio Júnior e João Kleber têm em comum. Todos eles protagonizaram em vídeos promocionais da Netflix, que decidiu investir bastante em marketing digital para conquistar o público brasileiro.
Nas redes sociais, a empresa usa e abusa de memes, entra nas brincadeiras e até assume uma personalidade própria para brincar com os usuários. O “jeitinho Netflix” de conquistar o público brasileiro consiste em uma comunicação jovem, descontraída e focada no entretenimento.
E se engana quem pensa que isso funciona apenas no mundo virtual. Qualquer tipo de contato com a empresa segue a mesma linha de atendimento ao consumidor. Para se aproximar e fidelizar seus clientes, a Netflix assumiu uma postura leve, divertida e antenada.
Belhinha e a saga do cartão Nubank
Segundo Walter, sua cachorra Belinha não resite a nada que seja da cor roxa. E não foi diferente com seu cartão do Nubank. Belinha mastigou o cartão e seu dono teve de solicitar um novo à empresa, que surpreendeu o consumidor com uma ação divertida.
Junto com o cartão, a empresa mandou uma carta e um brinquedo roxo para Belinha. O gesto não passou despercebido pelo cliente, que enviou a história e também fotos à página “Catioro Reflexivo“. A página possui mais de 3 milhões de seguidores, e a publicação atingiu mais de 30 mil curtidas e mais de 5 mil compartilhamentos, além de diversos comentários elogiando a ação da startup financeira.
A carta dizia:
“Oi, Walter e Belinha. Tudo bem com vocês?
Quando vi aqui que seu novo cartão foi entregue, fiquei torcendo para a Belinha não encontra-lo primeiro que você!
Infelizmente, não temos um cartão comestível. Mas, como você disse que a cor roxa é sedutora, achei que a Belinha adoraria um brinquedo da mesma cor. Ela poderá mordê-lo muito e terá comidinhas de brinde – que você pode colocar dentro dele.
A história da Belinha alegrou a noite da nossa sexta-feira. Amamos receber a foto dessa catiora fofinha e arteira.
Espero que aproveitem os roxinhos: cartão e brinquedo.
Um abraço,
Talita B. e Equipe Nubank”
Chá Digitaú
Amigas há mais de 60 anos, Lilia e Neuza se tornaram protagonistas de uma campanha do Itaú, para destacar as facilidades do mundo digital. As senhoras receberam o desafio de organizar um chá entre amigas através de aplicativos pelo celular. No vídeo, elas enviam selfies, conversam no Whatsapp, pedem táxi, comida, e realizam transações bancárias pelo aplicativo do banco.
A campanha fez tanto sucesso que ganhou continuação, com outro desafio: se tornarem vovloggers. As vovós foram visitadas por Youtubers e celebridades da internet para bater um papo durante um chá. Elas mostraram que o mundo digital não é tão desafiador para quem está na terceira idade, e o quanto a internet pode ser acessível para todos.
Pedindo pizza pelo Messenger
Engana-se que apenas as grandes marcas conseguem se destacar nas redes sociais. A pizzaria Brito’s, que fica em Campo Largo, no Paraná, ganhou o Facebook com seu bom atendimento e carisma. Um grupo de rapazes resolveu fazer o pedido da pizza por mensagem inbox no Messenger do Facebook, pois estava sem créditos e sem sinal para fazer a ligação.
A pizzaria entrou na brincadeira, e a troca de mensagens chamou a atenção de muitas pessoas depois que a divertida conversa foi publicada no Facebook. Os prints viralizaram nas redes, e muitos outros pedidos como esse foram surgindo na internet. Confira:
Para ver todas as imagens clique aqui.
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