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Você sabe como administrar uma empresa corretamente? Confira algumas dicas

O que você verá neste artigo:

Confira algumas dicas para te ajudar na maneira correta de administrar uma empresa para alcançar o sucesso!

Muitos empreendedores, no início de um negócio, pensam que apenas a sua determinação é suficiente. Mas não é só garra e força de vontade que vai garantir o sucesso da sua empresa. Ter um plano de negócios bem estruturado é o primeiro passo para administrar uma empresa de forma correta.

Por isso, apresentamos a seguir algumas dicas de como você pode administrar uma empresa de forma a alcançar o sucesso. Continue lendo:

Como administrar uma empresa corretamente:

Conheça o ramo de atuação a fundo

Muitas pessoas acham que basta escolher um ramo que esteja em alta e se aventurar nele. Mas esse é um erro de principiantes!

Se você quer consolidar sua marca, ou ficar no “top 10” do seu ramo, é necessário conhecer todos os aspectos desse negócio. Desde a infraestrutura necessária, os suprimentos, tipos e quantidade de funcionários adequados, e mais uma série de detalhes. Só alguém com profundo conhecimento do ramo é capaz de usar essas coisas a seu favor.

Mas isso não significa que você não possa aprender. No caso do ramo em evidência, vale se interessar mais, buscar autoridades no assunto e arregaçar as mangas!

Tenha em mente que você está começando, e por isso não vale dar um passo maior que a perna. À medida que você aprender a lidar melhor com seu ramo de trabalho, poderá ir se “aventurando” mais.

Gestão financeira pra valer

Existem casos de administradores bem qualificados, com capital de giro disponível e munida de boa vontade e força de trabalho, que acabam se perdendo na gestão financeira da empresa. Infelizmente, isso é uma realidade, pois de nada vale investir alto em um negócio se você não fizer uma gestão financeira equilibrada e saudável.

São coisas básicas, mas que não podem ser negligenciadas. É essencial conferir o orçamento dos negócios regularmente, ou separar o orçamento empresarial do pessoal.

A medida que a empresa for crescendo, invista em métodos de controle financeiro. O custo que eles geram vale muito mais do que os problemas que você pode ter.

Delegue as tarefas, mas sempre assuma a responsabilidade

Administrar uma empresa requer presença e pulso constantes. Uma boa administração requer delegar algumas funções e responsabilidades, mas sem deixar tudo na mão de outras pessoas. Isso pode te dar um prejuízo muito grande, por maior que seja sua confiança em um colaborador, diretor ou gerente.

Dividir as funções e compromissos com os funcionários pode ser ótimo, contanto que eles saibam que quem está no comando é você, que sabe exatamente o que acontece na empresa. Jogando as responsabilidades para o resto da equipe, dificilmente eles irão respeitar sua autoridade.

Não se esqueça de que se você estiver ausente, dificilmente sua empresa andará bem.

Controle absoluto sobre o estoque

Não importa qual seja o tamanho do estoque, você deve manter um controle total sobre ele! Mesmo se forem apenas itens em uma prateleira, ou caixas em um almoxarifado. É ai que está seu material de trabalho, seus recursos.

Dependendo da escala, erros na contagem do estoque podem trazer prejuízos consideráveis no seu faturamento.

Uma dica é fazer contagens frequentes, usar planilhas que possibilitem uma visão clara de cada produto, e escolher um bom sistema de gestão.

Escolha bem a equipe

Em pequenas empresas é comum que, ao surgir uma vaga, funcionários indiquem amigos ou parentes. Mas isso é um erro, pois essas pessoas podem acabar recebendo cargos importantes, mesmo não estando qualificadas para tal.

Por isso, tenha uma visão profissional do processo de contratação de pessoal, sempre baseando-se em análise de perfil, currículo, experiência na área e, acima de tudo, como essa pessoa pode colaborar para a transformação da sua empresa.

Não é errado ter familiares ou um grupo de amigos trabalhando junto, contanto que a qualificação e capacidade de cada um esteja acima da ligação.

Confira uma matéria com 5 dicas para contratar os melhores colaboradores para que você não perca nenhum talento.

Defina metas alcançáveis

Já falamos anteriormente, mas vale reforçar que não deve-se dar um passo maior que a perna, certo? Mas talvez você ainda nem saiba exatamente qual é o tamanho da sua perna!

Muitos administratores perdem oportunidades incríveis porque não conseguem definir metas para seus negócios. Se você não quer cair nessa armadilha, leve em consideração na hora de criar metas:

  • Os recursos disponíveis;
  • O período disponível;
  • Capital humano.

Deixando esses pontos de lado, provavelmente você acabará criando uma meta muito estagnada, sem crescimento, ou exagerada demais, que pode causar frustrações por não conseguir ser alcançada no tempo previsto!

Sua equipe também pode te ajudar na criação das metas, com insights melhores sobre os pontos de maior dificuldade dos processos, além de algumas dicas para alcançar maiores metas.

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é uma agenda, ou conjunto de ações, com um objetivo específico. A partir do momento em que você tem uma estratégia, então saberá como proceder!

Mas ao criar um planejamento, você pode se perguntar “como vou fazer essa estratégia dar certo?”.

Ela deve guiar o progresso geral da empresa, enquanto o planejamento leva os negócios nessa direção. Elaborando um plano, você não só sabe o que deve fazer de forma geral, mas também o que deveria estar realizando agora!

Trabalhar com um plano poupa bastante tempo no longo prazo. Quanto menos vezes você tiver que interromper seu fluxo de trabalho para decidir o que fazer em determinada situação, melhor.

Acompanhe o desempenho de perto

Só porque você está seguindo o plano corretamente não significa que tudo vai dar certo! O mundo dos negócios é muito mais complexo do que isso. Por isso, você deve ter indicadores de performance e acompanhá-los frequentemente.

Esses sim são os sinalizadores de que as coisas estão indo bem (ou não).

O indicador pode mudar para cada empresa, mas os mais comuns são os de lucratividade e rentabilidade. Mas você pode e deve ter outros mais específicos, como por exemplo: número de conversões por mês, índice de reclamações, entre outros.


E aí, você já sabe como administrar uma empresa? Você pratica essas dicas no dia a dia do seu negócio? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Fonte: GuiaEmpreendedor

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