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Saiba quais são as 12 frases que você nunca deve dizer em seu ambiente de trabalho!

Você quer saber quais são as 12 frases que você nunca deve dizer em seu ambiente de trabalho? A frase “pense antes de falar” nunca fez tanto sentido. Falar algo errado e de um jeito errado pode fazer com que as pessoas do seu trabalho fiquem com uma imagem negativa a seu respeito.

O local de trabalho pode ser um campo de muitas opiniões divergentes, estresse e relacionamentos um pouco complicados. Uma maneira de tornar esse ambiente mais tranquilo e prazeroso para todos é sabendo que tipo de expressões você pode usar.

É claro que, em algumas situações, você pode ter se expressado mal. Mas para que isso não aconteça, confira essas frases:

12 FRASES QUE VOCÊ NÃO DEVE DIZER EM SEU AMBIENTE DE TRABALHO:

1 – “NÃO É MINHA RESPONSABILIDADE”

Alguma vez na vida já ouvimos essa frase, não é mesmo? E ela sempre é falada quando nós estamos com muitas atividades acumuladas e, para tentar dispensar aquelas que não pertencem a sua rotina, ela é utilizada. Essa frase pode expressar também quando o colaborador não possui empatia com a equipe e por isso, não tem interesse em ajuda-los. Para que ninguém tenha uma impressão errada em seu ambiente de trabalho, quando surgirem situações parecidas como essas, por que você não experimenta usar: “Aconselho que você fale com (responsável da área)”. Falando assim, você estará instruindo a pessoa, sem parecer grosseiro.

2 – “MAS SEMPRE FIZEMOS DESSE JEITO”

Normalmente, muitas pessoas têm medo de mudanças mesmo tendo muita experiência na área. Porém, nos dias atuais, o mercado de trabalho já não tem mais espaço para aqueles que se prendem ao tradicional e não inovam. Utilizar essa frase pode deixa-lo com uma imagem de uma pessoa inflexível e não adaptável. Em vez disso, por que você não experimenta dizer “Essa é uma abordagem diferente, que não estou acostumado. Você pode me explicar por que é melhor?”. Falando assim, você demonstra interesse e se abre para novas ideais.

3 – “NÃO HÁ NADA QUE EU POSSA FAZER”

Essa frase carrega uma posição muito negativa perante os fatos. É claro que, em algumas situações, realmente parece que não tem nada que possamos fazer. Porém, é sempre bom quando na equipe temos pessoas que são positivas e que não desistem na primeira dificuldade. Por isso, diga no lugar dessa frase: “Não estou conseguindo encontrar soluções para isso. Será que você pode me ajudar a encontrar outras opções?”.

4- ME DÁ SÓ ALGUNS MINUTINHOS

Nós sabemos que para fazer algo com excelência, pouquíssimas atividades levarão apenas “alguns minutinhos”. Se algum colega lhe pedir alguma coisa, diga “Te retorno quanto a isso em (prazo)”. Assim, tanto você quanto o colega ficarão tranquilos em relação a tarefa, sem insistências e cobranças.

5 – “ISSO NÃO FAZ SENTIDO”

Essa é uma frase que também carrega negatividade ao ser utilizada. Às vezes, o que não faz sentido para você, pode fazer sentido a outra pessoa. Em vez de falar dessa maneira, tente dizer: “Não estou certo quanto a isso. Você pode me explicar melhor sobre essa opção?”.

6 – “VOCÊ ESTÁ ERRADO(A)!”

Geralmente essa frase só é usada em momentos de nervosismos e que, logo em seguida, vem acompanhada de calorosas discussões, podendo causar problemas maiores e uma indisposição com os colegas e gestores do trabalho. Para que isso não ocorra, tente usar “Eu discordo por essas razões (exponha seus argumentos). O que você acha?”.

Imagem de duas pessoas lendo um papel depois que elas viram como elas podem melhorar o ambiente de trabalho

7 – “DESCULPA, MAS…”

Toda vez que pedimos desculpas, ela sempre está seguida de uma justificativa. Quase não pensamos sobre isso, mas essa justificativa acaba tirando um pouco a força do pedido de desculpa legítimo que queríamos dar inicialmente. No lugar dessa frase, tente falar “Me desculpe. Da próxima vez, eu vou melhorar!”

8 – “MAS EU ACHEI QUE…”

Todos nós estamos sujeitos a errar. O que cabe a nós é identificar de onde estão vindo esses erros para que eles não se repitam. É muito melhor não expressar suposições e esclarecer o que precisa ser feito. Por isso, diga “Pode me dizer quais são as expectativas em relação a mim? Qual o seu feedback quanto ao meu desempenho?”.

9 – “EU FIZ O MEU MELHOR”

Já dizia o autor Mario Cortella “Faça o teu melhor na condição que você tem, enquanto não tem condições melhores para fazer melhor ainda!”. Desde pequenos somos ensinados a fazermos o nosso melhor, mas quando isso não é suficiente, precisamos buscar soluções para conseguir superar as expectativas. Em vez de dizer essa frase, diga “Como posso fazer melhor da próxima vez?”.

10 – “VOCÊ DEVERIA TER…”

Apontar os erros nunca foi uma boa solução. Quem cometeu o erro sempre fica chateado, frustrado e em algumas situações que essa frase é dita, a pessoa pode se sentir até humilhada. Tente ser mais construtivo dizendo: “Na próxima vez, eu recomendo que você tente desta maneira (e ofereça uma explicação)”.

11 – “POSSO ESTAR ENGANADO(A), MAS…”

O colaborador que utiliza essa frase acaba, inconscientemente, diminuindo-se perante os colegas de trabalho. Qualquer ideia é sempre bem-vinda, afinal, a sua ideia pode se juntar com a ideia do colega e ser a solução para o que estava sendo proposto. A partir de agora, diga “Tive uma ideia/Tinha pensando em…”. Tenha confiança e diga o que pensa!

12 – “NÃO TIVE TEMPO”

Com as atividades rotineiras, é muito provável que uma vez ou outra você acabe acumulando tarefas. Para esse tipo de situação, é melhor ser proativo e dizer que a tarefa estará pronta daqui a determinado prazo, do que ficar se justificando. Por isso, diga “Consigo te entregar isso em…(prazo)”.

Estamos sujeitos a errar e acabar se expressando de maneira errada. Se caso alguma dessas situações ocorrerem em seu ambiente de trabalho, recomendamos que você:

  • Peça desculpas: Isso vai mostrar que você realmente está arrependido e não quer qualquer desconforto com aquela pessoa;
  • Explique o mal-entendido: Admitindo seu erro, a pessoa entenderá que você não teve a intenção de fazer ou dizer aquilo;
  • Repita o que você disse, agora expressando-se da maneira correta: Explique de forma calma e pacífica qual era a sua verdadeira intenção.

Todos nós deveríamos pensar em como suas palavras podem afetar aqueles ao seu redor, em qualquer situação. Pode ter certeza que, praticando esse exercício, o dia de trabalho ficaria muito mais amigável, tranquilo e prazeroso.


E aí, está pronto para praticar essas dicas no ambiente de trabalho?  Você já passou por alguma situação assim? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Fonte: Tutano.

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