Saiba quais são as 12 frases que você nunca deve dizer em seu ambiente de trabalho!

 em Gestão e Produtividade, Para Empreendedores

Você quer saber quais são as 12 frases que você nunca deve dizer em seu ambiente de trabalho? A frase “pense antes de falar” nunca fez tanto sentido. Falar algo errado e de um jeito errado pode fazer com que as pessoas do seu trabalho fiquem com uma imagem negativa a seu respeito.

O local de trabalho pode ser um campo de muitas opiniões divergentes, estresse e relacionamentos um pouco complicados. Uma maneira de tornar esse ambiente mais tranquilo e prazeroso para todos é sabendo que tipo de expressões você pode usar.

É claro que, em algumas situações, você pode ter se expressado mal. Mas para que isso não aconteça, confira essas frases:

12 FRASES QUE VOCÊ NÃO DEVE DIZER EM SEU AMBIENTE DE TRABALHO:

1 – “NÃO É MINHA RESPONSABILIDADE”

Alguma vez na vida já ouvimos essa frase, não é mesmo? E ela sempre é falada quando nós estamos com muitas atividades acumuladas e, para tentar dispensar aquelas que não pertencem a sua rotina, ela é utilizada. Essa frase pode expressar também quando o colaborador não possui empatia com a equipe e por isso, não tem interesse em ajuda-los. Para que ninguém tenha uma impressão errada em seu ambiente de trabalho, quando surgirem situações parecidas como essas, por que você não experimenta usar: “Aconselho que você fale com (responsável da área)”. Falando assim, você estará instruindo a pessoa, sem parecer grosseiro.

2 – “MAS SEMPRE FIZEMOS DESSE JEITO”

Normalmente, muitas pessoas têm medo de mudanças mesmo tendo muita experiência na área. Porém, nos dias atuais, o mercado de trabalho já não tem mais espaço para aqueles que se prendem ao tradicional e não inovam. Utilizar essa frase pode deixa-lo com uma imagem de uma pessoa inflexível e não adaptável. Em vez disso, por que você não experimenta dizer “Essa é uma abordagem diferente, que não estou acostumado. Você pode me explicar por que é melhor?”. Falando assim, você demonstra interesse e se abre para novas ideais.

3 – “NÃO HÁ NADA QUE EU POSSA FAZER”

Essa frase carrega uma posição muito negativa perante os fatos. É claro que, em algumas situações, realmente parece que não tem nada que possamos fazer. Porém, é sempre bom quando na equipe temos pessoas que são positivas e que não desistem na primeira dificuldade. Por isso, diga no lugar dessa frase: “Não estou conseguindo encontrar soluções para isso. Será que você pode me ajudar a encontrar outras opções?”.

4- ME DÁ SÓ ALGUNS MINUTINHOS

Nós sabemos que para fazer algo com excelência, pouquíssimas atividades levarão apenas “alguns minutinhos”. Se algum colega lhe pedir alguma coisa, diga “Te retorno quanto a isso em (prazo)”. Assim, tanto você quanto o colega ficarão tranquilos em relação a tarefa, sem insistências e cobranças.

5 – “ISSO NÃO FAZ SENTIDO”

Essa é uma frase que também carrega negatividade ao ser utilizada. Às vezes, o que não faz sentido para você, pode fazer sentido a outra pessoa. Em vez de falar dessa maneira, tente dizer: “Não estou certo quanto a isso. Você pode me explicar melhor sobre essa opção?”.

6 – “VOCÊ ESTÁ ERRADO(A)!”

Geralmente essa frase só é usada em momentos de nervosismos e que, logo em seguida, vem acompanhada de calorosas discussões, podendo causar problemas maiores e uma indisposição com os colegas e gestores do trabalho. Para que isso não ocorra, tente usar “Eu discordo por essas razões (exponha seus argumentos). O que você acha?”.

Imagem de duas pessoas lendo um papel depois que elas viram como elas podem melhorar o ambiente de trabalho

7 – “DESCULPA, MAS…”

Toda vez que pedimos desculpas, ela sempre está seguida de uma justificativa. Quase não pensamos sobre isso, mas essa justificativa acaba tirando um pouco a força do pedido de desculpa legítimo que queríamos dar inicialmente. No lugar dessa frase, tente falar “Me desculpe. Da próxima vez, eu vou melhorar!”

8 – “MAS EU ACHEI QUE…”

Todos nós estamos sujeitos a errar. O que cabe a nós é identificar de onde estão vindo esses erros para que eles não se repitam. É muito melhor não expressar suposições e esclarecer o que precisa ser feito. Por isso, diga “Pode me dizer quais são as expectativas em relação a mim? Qual o seu feedback quanto ao meu desempenho?”.

9 – “EU FIZ O MEU MELHOR”

Já dizia o autor Mario Cortella “Faça o teu melhor na condição que você tem, enquanto não tem condições melhores para fazer melhor ainda!”. Desde pequenos somos ensinados a fazermos o nosso melhor, mas quando isso não é suficiente, precisamos buscar soluções para conseguir superar as expectativas. Em vez de dizer essa frase, diga “Como posso fazer melhor da próxima vez?”.

10 – “VOCÊ DEVERIA TER…”

Apontar os erros nunca foi uma boa solução. Quem cometeu o erro sempre fica chateado, frustrado e em algumas situações que essa frase é dita, a pessoa pode se sentir até humilhada. Tente ser mais construtivo dizendo: “Na próxima vez, eu recomendo que você tente desta maneira (e ofereça uma explicação)”.

11 – “POSSO ESTAR ENGANADO(A), MAS…”

O colaborador que utiliza essa frase acaba, inconscientemente, diminuindo-se perante os colegas de trabalho. Qualquer ideia é sempre bem-vinda, afinal, a sua ideia pode se juntar com a ideia do colega e ser a solução para o que estava sendo proposto. A partir de agora, diga “Tive uma ideia/Tinha pensando em…”. Tenha confiança e diga o que pensa!

12 – “NÃO TIVE TEMPO”

Com as atividades rotineiras, é muito provável que uma vez ou outra você acabe acumulando tarefas. Para esse tipo de situação, é melhor ser proativo e dizer que a tarefa estará pronta daqui a determinado prazo, do que ficar se justificando. Por isso, diga “Consigo te entregar isso em…(prazo)”.

Estamos sujeitos a errar e acabar se expressando de maneira errada. Se caso alguma dessas situações ocorrerem em seu ambiente de trabalho, recomendamos que você:

  • Peça desculpas: Isso vai mostrar que você realmente está arrependido e não quer qualquer desconforto com aquela pessoa;
  • Explique o mal-entendido: Admitindo seu erro, a pessoa entenderá que você não teve a intenção de fazer ou dizer aquilo;
  • Repita o que você disse, agora expressando-se da maneira correta: Explique de forma calma e pacífica qual era a sua verdadeira intenção.

Todos nós deveríamos pensar em como suas palavras podem afetar aqueles ao seu redor, em qualquer situação. Pode ter certeza que, praticando esse exercício, o dia de trabalho ficaria muito mais amigável, tranquilo e prazeroso.


E aí, está pronto para praticar essas dicas no ambiente de trabalho?  Você já passou por alguma situação assim? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Fonte: Tutano.

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