Confira algumas dicas sobre como aumentar a produtividades para PMES

 em Gestão e Produtividade

Quer saber algumas dicas sobre como aumentar a produtividade para PMES? Então continue lendo para saber mais sobre este assunto:

Todo empreendedor deseja se destacar no mercado, não é mesmo? Mas para fazer a sua empresa crescer, é preciso se preocupar constantemente com os índices de produtividade da sua equipe.

DESCUBRA AQUI ALGUMAS DICAS PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE PARA PMES.

Para as pequenas empresas, manter bons níveis de produtividade não significa apenas melhorar os processos, mas também a sobrevivência do negócio. Geralmente com equipes enxutas, as PMES precisam de ferramentas e de tecnologias adequadas às suas demandas: entregar soluções de qualidade com menos custos e, claro, se manter competitivas em um mercado que exige cada dia mais inovação e rapidez.

Nós sabemos que esta não é uma tarefa fácil, já que é preciso respeitar os limites de cada um de seus funcionários, adequar as exigências gerenciais ao tipo de cada atividade, entre outros aspectos referentes à gestão. Por isso, nós do Abertura Simples preparamos um material com algumas dicas para aumentar a produtividade dos PMES.

Dicas para aumentar a produtividade para PMES

1 – Os colaboradores precisam amar a sua empresa

Motivar o time da sua empresa é o primeiro passo para uma estratégia bem-sucedida. Colaboradores motivados veem mais sentido no trabalho que realizam, por isso, se dedicam e trabalham mais. Por isso, procure elaborar ações que engajem e envolvam os seus funcionários, alinhando todos em um único objetivo: sucesso pessoal e da empresa.

2 – Proteja os dados e sistemas

Você deve estar se perguntando: Mas o que isso tem a ver sobre aumentar a produtividade para PMES, e a resposta é simples: Ter o sistema invadido só traz prejuízos, certo? O empreendimento que tem seus dados roubados ou cair em um ataque do tipo ransomware, terá perdas financeiras, de tempo e de credibilidade, fatores chaves que afetam diretamente os seus colaboradores e você.

3 – Invista na tecnologia

A tecnologia se reinventa todos os dias. A qualquer momento o empreendedor tem acesso a novos sistemas e ferramentas que foram criados justamente com o objetivo de otimizar os processos da sua empresa. Por isso, invista em servidores, programas, agendas, cronogramas e estratégias online e tenha um ganho muito grande da produtividade da sua empresa.

4 – Automatize os seus processos

Aqui na página do Abertura Simples nós já fizemos outras matérias falando sobre a automação de processos de trabalho. Essa é uma dica muito importante e muito eficiência e por este motivo, convidamos você a identificar os processos internos que podem ser automatizados, como por exemplo: gestão de equipe, logística, cadastro de clientes, organização das demandas, entre outros.

A automatização permite, como dito anteriormente, racionalizar os recursos disponíveis e ter uma visão ampla do negócio.

5 – Crie uma cultura digital

A transformação digital vai nortear os investimentos nos próximos anos e, não é por acaso: os processos de digitalização e criação de uma cultura digital trazem ganhos reais, segundo o levantamento do Harvard Businnes Review com empresas em todo o mundo aponta que 68% das líderes em transformação digital (isto é, aquelas que estão tomando a frente desses processos) relatam melhoras na rentabilidade.

Por isso, para aumentar a produtividade para PMES, é preciso tratar o tema como prioridade e, assim como no tópico anterior, é preciso refletir sobre quais etapas do trabalho podem ser digitalizadas? Como isso impacta as tarefas diárias? Que soluções de fora podemos utilizar? Entre outros fatores.

Imagem de alguns empreendedores que desejam saber como aumentar a produtividade para PMES

6 – Reduzir as interrupções

As interrupções são frequentes no dia a dia de qualquer empresa: telefonemas de clientes, e-mails urgentes, novas demandas, notificações da rede, etc. Para os negócios de menor porte, essas pausas têm impacto ainda mais significativo, já que, frequentemente, os colaboradores acumulam mais de uma função. Em muitos casos, apenas um colaborador representa um departamento inteiro e exatamente por isso, é uma dica imprescindível para quem deseja aumentar a produtividade para PMES.

7 – Crie espaços descontraídos dentro da empresa

Videogame, mesa de sinuca, ping-pong… essas e outas distrações podem ajudar muito na produtividade da sua empresa, já que a rotina de trabalho pode ser exaustiva e desgastante, com diversas atividades realizadas por dia, em um curto período de tempo.

Um ambiente de trabalho descontraído contribui sim para melhorar a qualidade de vida do empregado e junto com ele, os resultados da empresa.

8 – Faça avaliações de desempenho

A Avaliação de Desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas muito útil para avaliar o nível de atuação de um funcionário ou de um grupo de colaboradores. Com ela, você pode entender o desempenho desses indivíduos com relação ao conjunto da empresa e ajudar, diretamente, a aumentar a produtividade para PMES.

9 – Invista na capacitação dos seus colaboradores

Os seus profissionais são o início de todo o processo de produção. Através deles, todas as tarefas são desenvolvidas e concluídas e por isso, é fundamental investir em treinamentos, cursos, palestras, eventos que enriqueçam o portfólio deles, tornando-os muito mais experientes e integrados com as novidades do mercado.

10 – Coordene as tarefas da sua empresa

Para ajudar na organização das tarefas da sua empresa, crie um cronograma de atividades. Assim, ficará mais fácil observar o que está e o que não está sendo feito e, além disso, se há algum problema que antes você não conseguiria enxergar.


E aí, está preparado para aumentar a produtividade para PMES? Ficou com alguma dúvida? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Imagem de uma equipe se preparando para as mudanças para inspirar quem deseja saber como automatizar os processos de trabalhoImagem de um relógio na mão para remeter quem como organizar o tempo no trabalho