Skip to content

Confira algumas dicas sobre como aumentar a produtividades para PMES

O que você verá neste artigo:

Quer saber algumas dicas sobre como aumentar a produtividade para PMES? Então continue lendo para saber mais sobre este assunto:

Todo empreendedor deseja se destacar no mercado, não é mesmo? Mas para fazer a sua empresa crescer, é preciso se preocupar constantemente com os índices de produtividade da sua equipe.

Confira algumas dicas para aumentar a produtividade para PMES.

Para as pequenas empresas, manter bons níveis de produtividade não significa apenas melhorar os processos, mas também a sobrevivência do negócio. Geralmente com equipes enxutas, as PMES precisam de ferramentas e de tecnologias adequadas às suas demandas: entregar soluções de qualidade com menos custos e, claro, se manter competitivas em um mercado que exige cada dia mais inovação e rapidez.

Nós sabemos que esta não é uma tarefa fácil, já que é preciso respeitar os limites de cada um de seus funcionários, adequar às exigências gerenciais ao tipo de cada atividade, entre outros aspectos referentes à gestão. Por isso, nós do Abertura Simples preparamos um material com algumas dicas para aumentar a produtividade dos PMES. Confira!

1 – Os colaboradores precisam amar a sua empresa

Motivar o time da sua empresa é o primeiro passo para uma estratégia bem-sucedida. Colaboradores motivados veem mais sentido no trabalho que realizam, por isso, se dedicam e trabalham mais. Uma ótima forma de melhorar a produtividade dos colaboradores é por meio da avaliação de desempenho.

O objetivo da avaliação de desempenho é identificar pontos que necessitam melhorar e valorizar boas práticas e conhecimentos e analisar a postura profissional de cada membro da equipe. 

Além disso, é preciso entender se cada profissional está realmente feliz em seu cargo e se tem as habilidades necessárias para exercer suas atividades.

Também é importante investir na liderança horizontal. Nela, o líder entende que sua missão é apenas orientar para que todos possam desenvolver seus trabalhos da melhor forma. Ele está ali para dialogar, ouvir e, a partir de todas as visões, encontrar caminhos mais satisfatórios para a empresa e para o trabalho em si. A liderança horizontal ainda possibilita um ambiente mais harmônico para todos, algo que pode impactar na felicidade dos colaboradores.

Ao estar próximo da sua equipe, o líder começa a conhecer melhor cada colaborador. Com isso, ele pode orientar melhor, oferecer feedback qualificado e gerir a equipe com mais eficiência.

Resumindo, procure elaborar ações que engajem e envolvam os seus funcionários, alinhando todos em um único objetivo: sucesso pessoal e da empresa.

2 – Proteja os dados e sistemas

Você deve estar se perguntando: Mas o que isso tem a ver sobre aumentar a produtividade para PMES, e a resposta é simples: Ter o sistema invadido só traz prejuízos, certo? O empreendimento que tem seus dados roubados ou cair em um ataque do tipo ransomware, terá perdas financeiras, de tempo e de credibilidade, fatores chaves que afetam diretamente os seus colaboradores e você.

Para isso, você pode utilizar de softwares próprios para a proteção de dados. Tornando a empresa segura e livre de ataques, e evitando dor de cabeça.

3 – Invista na tecnologia

Enquanto o mercado é bastante competitivo, a tecnologia se reinventa todos os dias. Por isso, é necessário estar sempre atualizado e buscar novas formas de gerenciamento que se adequem às necessidades atuais. 

O uso da tecnologia empresarial se faz cada dia mais necessário. A qualquer momento o empreendedor tem acesso a novos sistemas e ferramentas que foram criados justamente com o objetivo de otimizar os processos da sua empresa, cortar custos e aumentar a qualidade final dos serviços e produtos fornecidos ao mercado. Por isso, invista em servidores, programas, agendas, cronogramas e estratégias online e tenha um ganho muito grande da produtividade da sua empresa.

4 – Automatize os seus processos

Automatizar os processos de trabalho serve para melhorar os fluxos de cada tarefa, reduzir os gastos de alguns setores e aumentar a produtividade geral. Além disso, permite ao gestor fazer com que seu negócio funcione de forma estratégica, organizando o tempo dos seus colaboradores, melhorando o custo benefício final, implementando serviços eletrônicos para reduzir o tempo com operações básicas, visando o crescimento da sua empresa.

A automatização de processos torna as atividades mais eficientes e com um custo de produção menor.

Ou seja, automatizar processos significa racionalizar, otimizar e automatizar cada processo do negócio. E serve para obter maior eficiência, integrando processos e acelerando as etapas de trabalho, melhorando o rendimento de colaboradores e substituindo processos manuais por sistemas automatizados, evitando perda de tempo e consequentemente, economizando dinheiro no caixa da empresa. 

5 – Crie uma cultura digital

A cultura digital é um termo para definir o conjunto de práticas, costumes e formas de interação social que são realizadas a partir de recursos da tecnologia digital;

A transformação digital vai nortear os investimentos nos próximos anos e, não é por acaso: os processos de digitalização e criação de uma cultura digital trazem ganhos reais, segundo o levantamento do Harvard Business Review com empresas em todo o mundo aponta que 68% das líderes em transformação digital (isto é, aquelas que estão tomando a frente desses processos) relatam melhoras na rentabilidade.

Por isso, para aumentar a produtividade para PMES, é preciso tratar o tema como prioridade e, assim como no tópico anterior, é preciso refletir sobre quais etapas do trabalho podem ser digitalizadas? Como isso impacta as tarefas diárias? Que soluções de fora podemos utilizar? Entre outros fatores.

6 – Reduzir as interrupções

As interrupções são frequentes no dia a dia de qualquer empresa: telefonemas de clientes, e-mails urgentes, novas demandas, notificações da rede, etc. Para os negócios de menor porte, essas pausas têm impacto ainda mais significativo, já que, frequentemente, os colaboradores acumulam mais de uma função. Em muitos casos, apenas um colaborador representa um departamento inteiro e exatamente por isso, é uma dica imprescindível para quem deseja aumentar a produtividade para PMES.

Para você diminuir as interrupções, é preciso:

  • Mapear de onde elas vêm;
  • Compartilhar conhecimento, dessa forma, as interrupções por dúvida serão evitadas;
  • Determinar horários de conversas;
  • Antecipar-se e revisar as tarefas no início do trabalho;
  • Organizar o atendimento.

7 – Crie espaços descontraídos dentro da empresa

É extremamente importante que os empreendedores implementem em suas empresas ambientes descontraídos e acolhedores para manter a produtividade dos funcionários e fazer com que eles se sintam à vontade e possam integrar-se com outros setores.

Ambientes descontraídos podem ajudar muito na produtividade da sua empresa, já que a rotina de trabalho pode ser exaustiva e desgastante, com diversas atividades realizadas por dia, em um curto período de tempo.

Um ambiente de trabalho descontraído contribui sim para melhorar a qualidade de vida do empregado e junto com ele, os resultados da empresa.

8 – Faça avaliações de desempenho

Como dito acima, a avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas muito útil para avaliar o nível de atuação de um funcionário ou de um grupo de colaboradores. A avaliação de desempenho refere-se a um mecanismo ou ferramenta que busca conhecer e medir o desempenho dos indivíduos na organização, estabelecendo uma comparação entre o desempenho esperado e o apresentado por esses indivíduos.

Além disso, essa metodologia ajuda a entender se o colaborador está abaixo, atende ou excede o desempenho esperado pela organização.

9 – Invista na capacitação dos seus colaboradores

Os seus profissionais são o início de todo o processo de produção. Através deles, todas as tarefas são desenvolvidas e concluídas e por isso, é fundamental investir em treinamentos, cursos, palestras, eventos que enriqueçam o portfólio deles, tornando-os muito mais experientes e integrados com as novidades do mercado.

Quando seus profissionais são bem capacitados, a produtividade é melhorada e o atendimento dos clientes é potencializado, gerando mais lucro. Por isso, a importância de capacitar, valorizar seus colaboradores e fazer com que eles cresçam na sua organização. Parte de liderar é criar novos líderes. 

10 – Coordene as tarefas da sua empresa

Os líderes devem estar atentos às necessidades da sua equipe, os terão mais facilidade para identificar melhorias que otimizem o seu trabalho.

Para ajudar na organização das tarefas da sua empresa, crie um cronograma de atividades. Assim, ficará mais fácil observar o que está e o que não está sendo feito e, além disso, se há algum problema que antes você não conseguiria enxergar.

 O uso de técnicas adequadas para coordenar as tarefas da empresa é indispensável para aplicar uma liderança de sucesso e ter um time de alta produtividade. Para isso você deve:

  • Segmentar o trabalho;
  • Definir objetivos;
  • Dar feedbacks à equipe;
  • Valorizar os colaboradores;
  • Promover o desenvolvimento;
  • Oferecer recompensas por resultados.

Baixe o e-book “Como abrir uma empresa”
Quer mais dicas de como gerenciar uma empresa? Baixe o e-book e tire todas as suas dúvidas em relação a como abrir uma empresa, como montar um plano de negócios e muito mais! Faça o download gratuito do e-book “Como abrir uma empresa? Manual Completo” e tenha acesso exclusivo ao passo a passo de como abrir o seu próprio negócio. Baixe agora mesmo, é grátis!

E aí, está preparado para aumentar a produtividade para PMES? Ficou com alguma dúvida? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on twitter
Share on whatsapp
Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!

Faça parte da maior comunidade de empreendedores do Brasil, sempre munidos com as últimas e mais relevantes notícias e artigos do mundo do empreendedorismo.