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10 dicas para aumentar as vendas no Natal

O que você verá neste artigo:

Um período considerado próspero para quem trabalha com comércios, o Natal, de fato, pode elevar as vendas. Contudo, uma boa estratégia pode melhorar ainda mais os resultados. Pensando nisso, decidimos listar algumas dicas para aumentar as vendas no Natal. Confira!

O setor de varejo prevê o maior crescimento dos últimos seis anos no Natal de 2019. De acordo com os dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a estimativa é arrecadar R$35,9 bilhões.

A meta, de fato, é bem ambiciosa e os comércios que têm interesse em entrar nas estatísticas positivas deverão começar, imediatamente, a colocar em prática algumas estratégias para aumentar as vendas no Natal.

Sabemos que com a correria do fim do ano, pagamento de décimo terceiro, férias e planejamento de festas, muitos empreendedores acabam deixando de lado algumas ações que podem incrementar o lucro.

Por isso, decidimos listar neste artigo dicas básicas. Continue lendo as próximas linhas e saiba como melhorar suas vendas neste fim de ano.


1. Invista em uma vitrine atrativa

Uma vitrine tem como objetivo despertar a atenção dos consumidores, mas para atingir realmente este objetivo é necessário inovar. Não basta apenas fazer uma boa decoração. Claro que isso também é importante. Só que é necessário ir além.

Uma boa vitrine, ou seja, aquela que consegue prender a atenção de um potencial cliente, é aquela que conta uma história e que consegue reforçar o posicionamento da marca. Desta forma, a dica é planejar a vitrine pensando em transmitir uma mensagem.

2. Defina um cronograma de atrações especiais

As atrações nas lojas são uma estratégia eficiente para provocar curiosidade no cliente. Não por acaso, muitos comércios investem em show ao vivo, festas e até contratação de personalidades especiais para atrair mais clientes.

Por isso, o empreendedor pode desenvolver um cronograma de atrações que tenham afinidade com o seu posicionamento e, principalmente, com o seu público-alvo. Certamente, com um bom planejamento e estratégia, as atrações podem aumentar as vendas.

3. Promova um bom atendimento

O fim de ano gera um aumenta no número de visitantes nas lojas. Isso é algo excelente, mas se a equipe de vendas não estiver preparada para este momento será um fracasso.

Sendo assim, o empreendedor deve investir em treinamento para que sua equipe consiga oferecer um atendimento de qualidade para todos os visitantes, já que eles podem se tornar clientes.

4. Use o marketing sensorial

Já entrou em uma loja e se sentiu bem ali? Você lembra do cheiro do local ou da música? Caso sim, saiba que a marca, muito provavelmente, trabalha com marketing sensorial.

Por meio dele, a marca consegue ativar diversas partes sensoriais no ser humano. Isso promove um bem-estar. O cérebro, portanto, compreende que está em um lugar bom e atua para querer passar mais tempo no lugar que está gerando o bem-estar.

Diante disso, o empreendedor pode utilizar diversas técnicas, de marketing sensorial, para fazer com que o cliente passe mais tempo em sua loja e, como consequência, encontre o produto que realmente deseja.

5. Invista em marketing digital

Uma excelente maneira de aumentar as vendas de natal é investir em marketing digital. Atualmente, 181 milhões de brasileiros têm acesso à internet, o que significa que seu potencial cliente pode encontrar seu produto no ambiente online. Mas para que isso ocorra será necessário investir em conteúdos atrativos, publicidade e também em um bom posicionamento e ações estratégicas. .

6. Faça uma boa disposição dos produtos

A disposição dos produtos dentro da loja é outra estratégia que deve ser colocada em prática. O empreendedor deve disponibilizar seus produtos de forma estratégica e atrativa para que os clientes possam enxergar com facilidade.

7. Invista em promoções atrativas

Boas promoções, como todos já sabem, ainda são excelentes alternativas para aumentar as vendas. No entanto, é fundamental destacar que todos as ofertas devem levar em consideração a margem de lucro da empresa. Afinal, vender só por vender, não é lá uma estratégia adequada.

8. Trabalhe com diversas formas de pagamento

Cartão de crédito, débito, dinheiro, parcelamento etc. Ofereça todas as formas possíveis, e viáveis ao seu negócio, para que os clientes possam comprar seus produtos.

Há empreendedores, por exemplo, que não gostam de trabalhar com determinadas bandeiras de cartão por conta da taxa. Só que é fundamental avaliar se a escolha pode ou não afetar suas vendas. Cada vez mais as marcas estão compreendendo que oferecer diversas formas de pagamento é uma maneira de ser mais competitivas no mercado.

9. Faça um excelente pós-venda

O Natal é o momento de conquistar novos clientes, mas para fidelizar será necessário mais do que um bom atendimento. Será essencial desenvolver um pós-venda que, de fato, faça com que o cliente tenha boas lembranças da sua experiência de compra.

Faça questionários, invista em um bom atendimento em caso de troca, ouça o que o cliente tem a dizer sobre a experiência dele. Tudo isso permitirá melhorar cada vez mais o atendimento e ainda mostrará para o cliente que ele realmente é importante para a marca.

10. Invista no posicionamento da marca

O período de vendas no Natal não serve apenas para aumentar as vendas, mas também para promover o posicionamento da marca. Por ser uma época religiosa e muito emotiva, os consumidores estão mais abertos a receberem mensagens mais profundas. Sendo assim, a marca pode trabalhar para expor seu propósito e fidelizar seus clientes.

Por fim, vale lembrar que muitas das dicas para aumentar as vendas no Natal podem ser utilizadas também em outras épocas do ano. Vale ainda destacar que há outras técnicas que podem ser utilizadas para melhorar as vendas. Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Baixe nosso e-book e saiba como montar uma estratégia para captar novos clientes. 

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