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Como a Avaliação de Desempenho pode melhorar a produtividade dos colaboradores

 em Gestão e Produtividade

Entenda melhor sobre avaliação de desempenho dos seus colaboradores e implemente em seu negócio

A melhor forma de um gestor demonstrar que está de olho no trabalho de um colaborador, avaliando seus resultados e metodologia, é acompanhando de perto as atividades realizadas. Mas como fazer isso de maneira eficaz e produtiva? Um método muito utilizado é a Avaliação de Desempenho do colaborador.

O objetivo da avaliação de desempenho é identificar pontos que necessitam melhoria e valorizar boas práticas e conhecimentos e analisar a postura profissional de cada membro da equipe. Assim, o gestor tem a capacidade de incentivar o crescimento individual e organizacional. Continue lendo para saber mais sobre esse tema e implantar na sua empresa essa cultura:

Avaliação de desempenho:

A Avaliação de Desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas muito útil para avaliar o nível de atuação de um funcionário ou de um grupo de colaboradores. Com ela, você pode entender o desempenho desses indivíduos com relação ao conjunto da empresa.

O instrumento consiste em um processo para identificar, diagnosticar e analisar o comportamento e entregas do colaborador. Isso é apurado conforme o período determinado pela empresa, considerando alguns fatores. São eles: seus conhecimentos sobre a atividade que desenvolve, seu posicionamento como profissional, o relacionamento com os colegas de trabalho e outros critérios.

Assim, o gestor consegue identificar as potencialidades e pontos fracos dos colaboradores. Dessa forma, pode capacitá-los para sanar os pontos de melhorias identificados e descobrir qual talento pode ser aplicado à empresa.

Tipos de avaliação de desempenho

Existem alguns tipos de avaliação de desempenho diferentes. É importante que você saiba como cada um funciona e se adapta melhor às suas necessidades, levando em consideração o tamanho da empresa, quantidade de pessoas e atividades desenvolvidas.

Autoavaliação:

Nesse caso, é preciso que o funcionário reflita sobre seu próprio desempenho, conduta junto aos colegas e dedicação das funções designadas. A autoavaliação precisará de um feedback do gestor que, junto ao colaborador, deve debater os pontos levantados.

Nesse tipo de situação, as pessoas tendem a se avaliar de duas maneiras bem dramáticas: ou elas se colocam em um patamar ou se depreciam. O gestor tem a função de medir a sinceridade do funcionário na autoavaliação.

Avaliação da equipe:

A avaliação de equipe permite que você tenha uma ampla visão do funcionamento da empresa. Além disso, você poderá perceber como esse grupo de pessoas pode se desenvolver em conjunto.

Nesse caso, o líder ou gestor que está avaliando também precisa receber um feedback. Os colaboradores devem informar sobre sua atuação dentro da empresa, logo que ele é parte fundamental da equipe e interfere em seu desempenho.

Avaliação pelo superior imediato:

Esse tipo é o mais comum, onde o líder avalia o perfil e a performance do funcionário. É importante saber separar problemas pessoais, desentendimentos ou mágoas para conseguir pontuar de maneira justa e profissional.

Avaliação 360 graus:

Existe a possibilidade de fazer uma avaliação que englobe tudo isso. Em que o funcionário realize sua autoavaliação e também receba um relatório de avaliação dos colegas. Isso funciona para que seja possível comparar a forma como o indivíduo se vê dentro da empresa, e como os demais o vêem.

A escolha de quem avalia quem deve ser feita de acordo com departamento. Afinal, funcionários que não trabalham juntos não poderão fazer uma análise correta. No entanto, certifique-se também de que pessoas com desentendimentos pessoais não se avaliem entre si de maneira parcial, prejudicando erroneamente um profissional.

Para que serve a avaliação de desempenho?

Agora que já te mostramos os diferentes tipos de avaliação de desempenho, você deve estar pensando, mas para que servem os resultados dessas avaliações? Você poderá considerar que esses resultados possuem diversos benefícios e finalidades, tanto para o colaborador quanto para sua organização. Alguns deles são:

Colaborador:

  • Promove o autoconhecimento resultando em um maior aperfeiçoamento pessoal e profissional;
  • Apontamento das necessidades de treinamentos e necessidades;
  • Compreensão dos resultados conquistados.

Gestor:

  • Permite uma orientação mais assertiva em relação ao desenvolvimento e relacionamento com a equipe;
  • Facilita a evolução no nível de comunicação com os colaboradores;
  • Favorece a evolução da equipe de gestor e equipe.

Empresa:

  • Auxilia a detectar o melhor momento para promoções, recolocações ou desligamento de colaboradores;
  • Aprimoramento da comunicação;
  • Informações e dados mais apurados sobre o desempenho organizacional.

Como realizar uma Avaliação de Desempenho?

Uma Avaliação de Desempenho eficiente, deve ser dividida em três etapas:

1. Observação diária

Esse trabalho desse ser feito constantemente pelos gestores de uma organização. Os comportamentos dos colaboradores devem ser levados em conta numa Avaliação de Desempenho.

Nessa etapa, será possível analisar pontos como: comprometimento com o serviço, postura, pontualidade, relacionamento com a equipe e os progressos ao longo do tempo que ele está na corporação.

Logo após essa avaliação inicial, deve ser dado o feedback do funcionário.

2. Identificação de pontos fortes e fracos

Após fazer as observações iniciais, o gestor irá aplicar o questionário. Com as informações coletadas, será possível identificar mais a fundo os pontos fortes e fracos dos colaboradores. A partir daí, é possível traçar um plano estratégico junto com eles

Nessa etapa que você deve incentivar e motivador o colaborador, para mostrar que ele é importante para a organização, e que o desenvolvimento de sua carreira será muito benéfico para ele e para a empresa.

3. Análise da evolução

Assim que for feita a Análise de Desempenho do colaborador, o gestor deve avaliar constantemente se as metas estão sendo cumpridas e/ou se o funcionário está tendo dificuldade.

É necessário analisar meticulosamente se está havendo ou não progresso no que foi conversado. Se não estiver funcionando, deve-se convocar outra reunião para ponderar o que está dando errado e como consertar. Sendo assim, uma nova estratégia deve ser traçada.


E aí, você já utiliza alguma avaliação de desempenho em seu negócio? Conhece outras dicas para aperfeiçoar os seus funcionários? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

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