Entenda quais são os benefícios de uma conta jurídica para a sua empresa e não perca mais tempo!

 em Planejamento e Finanças

Você sabe quais são os benefícios de uma conta jurídica para a sua empresa? Então confira este post:

Pense só: Você, como pessoa física, tem compromissos financeiros pessoas e que envolvem diversos tipos de recebimento de créditos e gastos com contas fixas. Agora, imagine misturar essas despesas com as responsabilidades financeiras em uma só e manter o controle de cada uma sem fazer uma bagunça? Depois dessa reflexão, você deve ter concluído que isso é praticamente impossível, por mais organizado que você seja.

E a maneira de deixar isso tudo separado e devidamente ordenados, é fazendo uma conta jurídica para a sua empresa. Por isso, nós do Abertura Simples separamos os principais benefícios de uma conta jurídica para a sua empresa. Continue lendo para saber mais:

SAIBA QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE UMA CONTA JURÍDICA PARA A SUA EMPRESA:

Benefícios de uma conta jurídica

Gerenciar o seu próprio negócio significa enfrentar muitos desafios. E talvez, o maior deles seja o controle das finanças do seu empreendimento. Independentemente do tamanho da sua empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, o primeiro passo para se organizar é separar as contas bancárias das pessoas físicas e jurídicas. Como dito anteriormente, isso vai facilitar a organização e o controle de caixa, além de te ajudar a enxergar melhor as possibilidades de investimento e aumentar os lucros. Ou seja, você e sua empresa só saem ganhando.

Os benefícios de uma conta jurídica para a sua empresa são muitos. Ter uma conta PJ só traz vantagens, afinal:

  • Você possui um registro mais criterioso para a gestão do fluxo de caixa;
  • Permite que você tenha uma organização financeira para reaplicação do lucro e investimento no seu negócio;
  • Evita qualquer problema com Imposto de Renda, já que fica mais fácil identificar origens de pagamento, aplicações e o destino dos recursos da empresa;
  • Possui linhas de créditos compatíveis às necessidades e ao perfil da empresa;
  • Facilidade para a organização financeira para sua empresa – acompanhamento dos lucros, despesas e rentabilidade;
  • Os créditos pré-aprovados possibilitam um maior poder de negociação com fornecedores, conseguindo preços e prazos muitas vezes mais vantajosos;
  • Quem atua como empreendedor sabe que a sua rotina é lidar com vantagens e desvantagens de ser o dono do seu próprio negócio e ser o responsável por tudo relacionado a ele, do operacional ao administrativo.

Tire da cabeça a ideia de que abrir uma conta jurídica vai ser mais uma preocupação. Há benefícios que justificam a abertura de uma conta jurídica, cujo funcionamento é parecido ao da modalidade voltada à pessoa física, se diferenciando por ter movimentações relacionadas às finanças da empresa, e não do seu dono.

Não esqueça: compare tarifas e serviços

O mesmo cuidado que você tem ao escolher o banco e todos os serviços oferecidos por ele na hora de abrir uma conta de pessoa física, você precisa ter ao avaliar e comparar os benefícios de uma conta jurídica para a sua empresa. Lembre-se de que a conta jurídica é o start inicial para todo o sucesso da gestão financeira do seu negócio e por isso, na hora de definir qual vai ser o banco escolhido para iniciar este novo vínculo, a pesquisa e comparação de tarifas, serviços e benefícios é o primeiro passo desse processo.

Para isso, tenha uma base de valores médios cobrados por bancos públicos e privados ao acessar o portal do Banco Central ou então, se preferir, compareça em cada uma das instituições para verificar tais dados. É importante também que você, como empreendedor, avalie o banco que mais se enquadra no seu perfil de empresa, e tenha estruturado tudo o que você vai precisar, como por exemplo, quantidade de saques, transferências, extratos, depósitos, pagamentos mensais, emissão de boletos, holerites eletrônicos, entre outros.

Documentos para abrir uma conta jurídica

Antes de se dirigir ao banco para criar uma conta, certifique-se de que você conhece os requisitos e a documentação que precisará levar a instituição, pois as contas são diferentes e possuem especificações que também são diferentes. Geralmente, as documentações necessárias são:

  • Documentos de constituição da empresa e suas alterações posteriores;
  • Comprovante de inscrição de CNPJ;
  • Comprovante de endereço da empresa;
  • Comprovante de faturamento dos últimos 12 meses da empresa;
  • Documentos de identificação dos sócios ou responsáveis legais;
  • Comprovante de endereço dos sócios ou representantes legais;

E aí, está preparado para deixar os benefícios de uma conta jurídica ajudarem a sua empresa? Seguindo todos os cuidados citados ao longo deste texto, você certamente estará mais bem convicto para fazer as escolhas certas e iniciar de uma vez, a vida financeira do seu empreendimento.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comente e participe para que possamos melhorar cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Imagem de um time de empreendedores discutindo como estimar o faturamento mensal da sua empresa