5 hábitos para enfrentar o bloqueio criativo de uma vez por todas

Confira algumas dicas e hábitos que você deve adotar para combater o bloqueio criativo

Se você é uma pessoa que trabalha no oficio criativo, então já deve ter sofrido com esse mesmo mal: estava pensando em criar algum conteúdo, mas na hora de bolar algo, acabou ficando estagnado, sem conseguir pensar em nada. O nome disso é bloqueio criativo, e é muito mais comum do que você imagina!

Essa é uma situação que atrapalha qualquer profissional, especialmente quando o relógio está correndo e não se há tempo a perder. Mas por que isso acontece? Bem, não há uma resposta específica para o bloqueio, mas a rotina, o cansaço, estresse e alguns problemas pessoais podem quebrar o ciclo criativo.

Para ajudá-lo, resolvemos apresentar aqui algumas dicas poderosas que são fundamentais para recuperar sua energia criativa e fazer com que você pense fora da caixinha! Confira:

Como enfrentar o bloqueio criativo:

Busque inspirações

Não espere que a inspiração venha até você, vá até ela! Não há nada pior do que se tornar um escravo da inspiração, e a melhor coisa para combater os bloqueios criativos é manter-se

Por isso, estimule sua criatividade constantemente com filmes, livros (não acadêmicos), revistas, jornais, visitas ao museus, exposições, viaje, tire fotografias e faça tudo aquilo que te agregar uma nova visão do mundo.

Se você for da área da publicidade, por exemplo, busque conhecer grandes campanhas ou personalidades desse meio para se inspirar em seus próximos trabalhos. Já na área da escrita, leia muitos blogs, artigos e colunas em busca de novas ideias. E isso vale para qualquer profissional!

Tenha sempre um bloquinho por perto

Suas as ideias podem aparecer quando você menos esperar, e é sempre bom estar precavido. É muito comum que as boas ideias se percam se você não anotá-las na hora.

Adote o hábito de anotar num caderninho ou bloco de notas de seu computador ou celular suas criações, sejam elas voltadas para o seu trabalho ou mesmo para sua vida pessoal. Assim, sempre que houver um risco de bloqueio é só dar uma olhadinha para ver e relembrar o quanto você é criativo!

Distraia-se um pouco

Muitas vezes o bloqueio criativo não consegue ser resolvido apenas com o estudo. seja porque você está muito envolvido no processo, ou porque o estresse e a pressão estão muito grandes. Entrar em desespero só irá fazer com que o bloqueio criativo demore mais ainda a passar.

Dê-se o luxo de respirar novos ares, sair um pouco do ambiente de trabalho, tomar um café ou um chá e descansar sua mente com as energias renovadas. Areje a cabeça primeiro, para depois procurar uma solução, e você verá como os resultados serão muito melhores!

Feito é melhor que perfeito

Muitas pessoas se encontram no bloqueio criativo pois querem fazer que cada detalhe esteja perfeito antes de começar a, de fato, fazer. A perfeição não é algo ruim, mas ela deve ser dosada para não acabar te frustrando. É necessário aceitar que nem sempre você ficará satisfeito com o resultado final. Nem todo projeto vai acabar no seu portfólio. Mas de uma coisa você pode ter certeza, grandes criativos tiveram de tentar inúmeras vezes até alcançarem seus sucessos. Portanto relaxe, o importante é seguir em frente e não desmotivar.

Brainstorming

Esse termo, que em inglês significa “tempestade cerebral”, representa uma ótima forma de combater o bloqueio criativo. Essa técnica tem o intuito de explorar a capacidade criativa das pessoas, e é muito utilizada nas empresas. Ela consiste em propor diversas ideias, por mais doidas que possam parecer. Sem descartar ou criticar nenhuma delas.

O objetivo é acumular o máximo de ideias possíveis para, por fim, chegar a algo inovador, que atenda a realidade. Por isso, construa mapas mentais, anotando todo e qualquer pensamento, e depois organize suas ideias para chegar a algo realmente produtivo.


E aí, já sabe como acabar com o bloqueio criativo? Conhece outras dicas que poderiam ajudar mais empreendedores? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta