Descubra aqui o que é caixa 2 nas empresas e por que você precisa fugir desta prática!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Você sabe o que é caixa 2 nas empresas? Então continue lendo para saber mais sobre este assunto:

O caixa 2 nas empresas é um tema muito debatido em todos os meios de comunicação existentes. Vemos que muitas empresas espalhadas pelo Brasil utilizam desse artifício com o objetivo de reduzir a carga tributária do empreendimento.

Mas você deve estar se perguntando: o que é caixa 2 nas empresas e por que devo fugir dessa prática? Para responder a esta pergunta, nós do Abertura Simples preparamos um material específico para este assunto. Confira:

O QUE É CAIXA 2 NAS EMPRESAS? ESTA É UMA PRATICA ILEGAL? CONTINUE LENDO PARA SABER MAIS:

Mas o que é caixa 2 nas empresas?

As operações realizadas para combater atos corruptos envolvendo políticos e proprietários de grandes empresas apresentou a população brasileira o conceito que há a muitos anos vem sendo utilizado para definir uma pratica ilegal, já que este termo significa um tipo de contabilidade paralela aquela que apura os tributos devidos pela empresa. Na prática, a empresa não emite a Nota Fiscal, de modo que os tributos respectivos a ela não são cobrados.

Também existem negócios que registram apenas parte da venda e desviam uma parcela do valor para o caixa 2. Assim, esta quantia vai para o caixa paralelo e não pagos impostos por ela.

O caixa 2 nas empresas é considerado crime?

É muito comum encontrar pessoas perguntando por aí se o caixa 2 nas empresas é crime, e a resposta para esta pergunta é: sim! Essa pratica criminosa pode gerar sérias consequências tanto para a empresa, quanto para os proprietários. Essas ações constituem em crime de sonegação fiscal, previsto na Lei № 4.729/1965. Esta foi criada pelo Governo Federal para coibir a prática de ações que forjassem uma receita falsa.

As penas que recaem sobre os proprietários da empresa variam de 6 meses a 2 anos de detenção. Há também possibilidade de o juiz aplicar uma multa, correspondente a 2 a 5 vezes o valor do tributo sonegado.

A pratica do caixa 2 podem prejudicar o empreendimento?

Essa também é uma pergunta muito comum quando o assunto é caixa 2 nas empresas. Assim como nos tópicos anteriores, além das sensações fiscais e judicias, essa prática ilegal pode acarretar também uma série de problemas de gestão. Eles podem levar a empresa a falência, pois, pense só: se o caixa 2 não é orientado pela contabilidade, podem haver desvios e perdas muito altas pela falta de controle desses valores, além de acabar escondendo a realidade financeira do seu negócio.

O combate contra o caixa 2 nas empresas

Antes das ferramentas tecnológicas, a Receita dependia basicamente de denúncias para apurar casos de caixa 2 e sonegação fiscal. Entretanto, com a implementação de sistemas para o cumprimento de obrigações tributárias e da Internet Banking, ela tem cada vez mais dados para combater a sonegação fiscal.

Caixa 2 e funcionários – qual a relação?

O caixa 2 nas empresas podem abrir as portas para desvios cometidos por colaboradores. Isso porque, quando um funcionário mal-intencionado realiza desvios de dinheiro do seu caixa oficial, você tem meios para comprovar a prática. Mas, e quando a situação se inverte? Como comprovar o ocorrido perante as autoridades, sendo que a própria existência desta contabilidade é ilegal? Assim, não é possível demiti-lo por justa causa e nem tomar nenhuma metida cabível para tal situação.

Esses e outros motivos comprovam cada vez mais que a pratica desta contabilidade ilegal não deve fazer parte do dia a dia de ninguém.

Importância de emitir as Notas Fiscais da forma correta

A tributação começa, portanto, na nota fiscal e essa é a prova que a sua empresa tem de que paga seus tributos de forma correta, e os relativos percentuais são devidamente recolhidos pelo governo. Além disso, as notas ficais são essenciais para manter o seu negócio em dia. Isso gera mais confiança para os fornecedores, contadores e clientes da sua empresa.

Emitir as notas fiscais de cada serviço/produto vendido ou fabricado acaba sendo uma importante ferramenta para a gestão do seu empreendimento, já que por meio deste documento é possível entender vários aspectos sobre a vida da sua empresa.


E aí, descobriu o que é caixa 2 nas empresas? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário