Calcular o ROI (retorno sobre o investimento) é a melhor maneira de entender se suas decisões financeiras estão indo pelo caminho correto. Confira mais sobre o assunto!
Todo empreendedor deve tomar decisões estratégicas para que o negócio prospere. Os investimentos, por exemplo, precisam ser realizados. Só que não basta apenas investir. É necessário também aprender a calcular o ROI. A fórmula permite entender quais retornos estão sendo gerados por meio de cada investimento.
Por exemplo, supondo que uma empresa investe R$20 mil reais mensais em marketing digital. Ela precisa saber o quanto está tendo de retorno. Caso contrário, estará investindo no escuro e pode acabar com um prejuízo financeiro muito grande.
Entenda as vantagens de calcular o ROI
Os dados são aliados de qualquer empreendedor, pois permite ter um panorama mais amplo sobre a saúde financeira da empresa. O ROI é um dos dados que, certamente, o empresário precisa estar atento. Abaixo explicamos o motivo. Confira!
Decisões assertivas
Saber quanto um investimento está gerando permite que o empreendedor tome decisões com menos riscos. Supondo que a empresa do exemplo acima percebe, ao calcular o ROI, que os recursos financeiros para aumentar a tráfego do site não estão gerando resultado. Com isso, ela consegue adaptar o investimento para a quantidade exata ou simplesmente parar de investir em tráfego e tentar outro método de divulgação.
Economia financeira
Ao perceber que um investimento não está, de fato, gerando resultado, a empresa pode simplesmente parar de continuar colocando recursos em determinos setores. Isso permite uma economia financeira considerável.
Metas reais
Os dados obtidos com o ROI permitem que o empreendedor consiga ter uma visão mais ampla do seu negócio. Além disso, os dados são essenciais para que a empresa tenha objetivos e metas realistas.
Saiba como calcular o ROI e entender seus investimentos
Após ler todas as vantagens citadas acima, é possível que você tenha entendido a importância de calcular o ROI, certo? Saiba que agora é o momento de entender como realizar isso na prática. A fórmula é a seguinte:
(Lucro do Investimento – Investimento Inicial ) ÷ Investimento Inicial
Você precisará do lucro do investimento e do investimento inicial que deve constar o orçamento de todo o processo. Vamos voltar para a empresa que investiu R$20 mil em marketing, ok? Ela obteve um lucro do investimento de R$50 mil. A fórmula ficaria da seguinte maneira: 20.000 – 50.000 ÷ 20.000 = 1,5.
Desta forma, podemos dizer que o investimento gerou um retorno de 1,5 maior, o que é algo positivo. A empresa obteve um retorno de 150%. É preciso lembrar que quanto o resultado é negativo, a empresa está tendo prejuízo.
ROI negativo, e agora?
Se você realizou a conta e obteve um número negativo? É hora de fazer algo. Afinal, prejuízos financeiros podem impactar muito um negócio. Pensando em ajudá-lo, decidimos compartilhar algumas dicas sobre o que fazer quando o ROI é negativo.
Entenda o motivo
O primeiro passo é compreender o motivo do prejuízo. Algumas vezes o investimento é, de fato, interessante, mas não está sendo realizado de forma adequada. Por isso, é essencial verificar exatamente o motivo do ROI negativo.
Mude a estratégia
Após entender o motivo, você poderá verificar se é possível fazer alguma alteração para que o retorno melhore. Converse com a sua equipe, peça opiniões, pois isso pode gerar insights valiosos.
Cancele o investimento
Caso as mudanças realizadas não apresentem bons resultados, é hora de pensar em cancelar determinados investimentos. Não pense que é o fim. Há sempre novos projetos que podem gerar bons resultados. Seja criativo e avalie onde o recurso pode ser mais valioso.
Por fim, vale lembrar que você pode calcular o ROI em diversas áreas da sua empresa. A fórmula permite uma gestão financeira mais completa para o seu negócio. Falando em finanças empresariais, o que acha de se aprofundar um pouco mais no assunto? Leia nosso guia básico de gestão financeira.
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