Skip to content

Canais de vendas: entenda quais são e como escolher para o seu negócio

O que você verá neste artigo:

O mercado está cada vez mais competitivo e para levar o produto/serviço ao consumidor o empreendedor precisa saber como se diferenciar da concorrência, para além disso é muito importante ter em mente qual o seu público, qual a melhor forma de chegar até ele e para isso entender os canais de vendas é essencial. 

Com o avanço da presença da internet no cotidiano das pessoas, os canais passaram por um processo de expansão, hoje existindo de forma física e de forma online. 

Aumentar os canis de vendas é uma ótima para qualquer negócio, porém só será um processo de fato benéfico se a empresa souber quais canais são a melhor opção para determinado negócio. 

E para te ajudar nessa tarefa, vamos explicar, neste artigo, o que é um canal de vendas, quais são as disponíveis no mercado, e como o empreendedor pode escolher o melhor canal de vendas para sua empresa.

Mas afinal, o que são canais de venda?

Podemos definir os canais de vendas como os meios utilizados por determinados negócios para realizar suas vendas. Isso significa que os canais de vendas são esses espaços, que podem ser físicos e/ou online, utilizados para vender e entregar os produtos aos clientes.                

Para utilizar os canais de vendas é necessário que a empresa faça um mapeamento do mercado em que atua e dessa maneira compreenda as necessidades do público consumidor que atende.

Alguns canais de vendas disponíveis no mercado

Os canais de vendas disponíveis no mercado podem ser os mais tradicionais, os físicos, ou os canais de vendas online. 

Os distribuidores 

Os distribuidores têm como função armazenar e vender produtos de terceiros, são um canal de vendas muito tradicional e se mantém relevante até hoje.

Os distribuidores representam um bom custo-benefício para as empresas, um exemplo clássico de distribuidores são a distribuição de produtos como botijão de gás, por exemplo. 

Franqueados

Se a sua empresa já estiver estabelecida no nicho de mercado que atua a franquia pode ser uma boa forma de expandir o seu negócio. 

Aproveitando que a empresa já tem uma cartela de clientes fidelizada e uma marca de peso é possível permitir que terceiros se tornem franqueados do seu negócio.  

Lojas Físicas próprias 

Muito antes de existir o conceito de internet, as lojas físicas já existiam. E mesmo com o advento tecnológico elas continuaram coexistindo com outros canais de vendas. 

As lojas físicas são uma maneira de proporcionar para o consumidor a experiência além, claro, de ter o contato físico com o produto. 

Comércio pela internet (E-commerce) 

A internet está dentro da casa de grande parte das pessoas e com a popularização das redes sociais as empresas ganharam mais um canal direto com o cliente. 

O E-commerce segue em expansão e definitivamente chegou para ficar, portanto marcar presença com lojas virtuais e divulgação nas redes é uma importante estratégia para expandir a cartela de clientes. 

Venda via marketplace 

Os marketplaces podem ser definidos como “shoppings online” especializados em intermediar a relação das empresas com o consumidor.  No marketplace, o consumidor encontra diversos produtos de diversas marcas e tipos diferentes. A grande vantagem é ter a sua loja dentro de uma vitrine virtual que será vista por muita gente. 

Como escolher o canal de vendas mais apropriado para o meu negócio?

Quando uma empresa passa a existir uma das primeiras preocupações dos seu gestor deve ser mapear detalhadamente a dinâmica do nicho de mercado em que atua.

Essa tarefa engloba pensar qual a melhor maneira para tornar os seus produtos e serviços disponíveis da forma mais abrangente possível e de fácil acesso ao consumidor.  É também dessa forma que a empresa define quais canais de vendas são os melhores a serem implementados. 

Portanto, ter ideia dos vários canais de vendas possíveis é um bom começo, mas é compreender quais são mais vantajosos para o seu tipo de negócio, e também para o público-alvo para o qual deseja vender, é que vai garantir melhores resultados e de fato te ajudar a conquistar uma fatia maior do mercado em que atua. 

E se você se interessou por esse panorama acerca dos canais de vendas, muito provavelmente está interessado em expandir sua clientela, e para te ajudar nesta tarefa indicamos que baixe o ebook sobre como captar mais clientes.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on twitter
Share on whatsapp
Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!

Faça parte da maior comunidade de empreendedores do Brasil, sempre munidos com as últimas e mais relevantes notícias e artigos do mundo do empreendedorismo.