Conheça quais são as 5 características de um bom negócio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Está pensando em empreender e quer saber quais são as características de um bom negócio? Veja, aqui, as cinco principais

Falar sobre um bom negócio pode ser algo muito abstrato. Afinal, o conceito de sucesso pode ser algo pessoal. No entanto, é interessante pensar em um bom negócio a partir de algumas características de um bom negócio que realmente são efetivas. Podemos características um bom negócio por diversos fatores, como lucratividade, share no mercado etc. Vamos falar sobre cinco neste artigo.

“Onde quer que você veja um negócio de sucesso, pode acreditar que ali houve um dia uma decisão corajosa”.

(Peter Drucker)

1. Vantagem competitiva

Um bom negócio é aquele que consegue oferecer um produto ou um serviço que é visto como superior ao que é ofertado no mercado. A empresa pode ter vantagem competitivo em muitos itens, como preço, qualidade, atendimento etc.

O autor H. Ansoff explica, em seu livro “Corporate strategy; an analytic approach to business policy for growth and expansion”, que a vantagem competitiva “[…] procura identificar propriedades específicas e combinações individuais de produtos e mercados que dão à empresa uma forte posição concorrencial”.

2. Liderança no mercado

Ser líder no mercado significa que a marca conseguiu atingir um patamar muito elevado.  Ela conseguiu atingir grande público no mercado e é vista por todos como referência no seu segmento. Podemos usar como exemplo empresas, como Coca Cola, Ambev, Petrobrás, Itaú, Cielo etc.

3. Alta lucratividade

Tendo vantagem competitiva e liderança no mercado, a empresa conseguirá ter alta lucratividade. No entanto, é interessante enfatizar que isso só será possível se a gestão financeira da empresa for realmente eficiente.

4. Propósito bem definido

Outra característica relevante de um bom negócio é ter um propósito bem definido. Neste caso, a empresa sabe porque existe, qual seu papel na sociedade, qual impacto quer gerar no seu público. Tudo isso é importante ter definido, pois é repassado para o consumidor e para o mercado de forma clara e objetiva.

5. Responsabilidade social

Uma empresa de sucesso não se trata apenas de dinheiro, mas também de responsabilidade social. É essencial que o empreendimento saiba que tem um impacto na sociedade e que atue para que seja cada vez mais positivo.

A pesquisadora Sônia de Oliveira Morcerf enfatiza, em seu artigo “Responsabilidade social empresarial – Uma ferramenta estratégica de gestão”, que a responsabilidade social trata-se de uma forma de gestão empresarial.

“Uma gestão ética e transparente, baseada em princípios e valores que estabelecem mecanismos de diálogo com seus diversos públicos, visando incorporar, ao negócio da empresa, as expectativas das partes interessadas ou impactadas pela atuação da organização – os stakeholders. Neste grupo inclui-se empregados, fornecedores, acionistas, governo e sociedade, clientes, comunidade, meio ambiente e até concorrentes”, explica.

Para finalizar, é importante mencionar que existem outras características de um bom negócio. No entanto, as cinco mencionadas aqui são extremamente relevantes. Agora que você já sabe quais são as principais, que tal começar a planejar para desenvolver o seu próprio bom negócio? Baixe nosso e-book e descubra como desenvolver um plano de negócio.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário