Inaugurada no Rio de Janeiro, Casa Firjan é um centro de inovação e empreendedorismo.

 em Empreendedorismo

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – Firjan, inaugurou na sexta feira (3), um centro de inovação e empreendedorismo com foco em transformações do mercado de trabalho, denominado Casa Firjan. A ideia do projeto é debater quais são as competências exigidas no futuro e quais são as tendências na formação dos novos profissionais.

CASA FIRJAN – UM CENTRO QUE ESTIMULA A INOVAÇÃO E O EMPREENDEDORISMO.

Em nota, a federação ressalta que, segundo analise de alguns estudos, 65% das crianças que ingressam hoje na educação básica terão no futuro profissões que ainda não existem. E que, 30% das ocupações que existem hoje, não existiam há dez anos. Isso por que os ciclos de conhecimento demoravam cerca de 100 anos para serem renovados no passado, e esse período diminuiu para 10 anos com a chegada da internet nos anos 2000 e, com certeza, tende a ser reduzido a bem menos tempo com a consolidação dos meios digitais.

Entre os 30 cursos oferecidos, estão a fabricação digital, design de produto, branding, design thinking e gamificação. A partir do mês de setembro serão abertas 1.200 vagas, sendo 250 com bolsa de estudo para alunos de baixa renda. O objetivo desses cursos são, justamente, atender às novas competências da indústria e do mercado de trabalho, aliados sempre a temas como inovação, empreendedorismo e novos modelos de negócio.

Com um modelo de atuação único e em um terreno de 10 mil m², a Casa Firjan é uma unidade que integra um novo prédio da Firjan SENAI, de arquitetura contemporânea e premiada, a um patrimônio histórico restaurado, que inclui uma casa dedicada às atividades empresariais da Firjan e duas casas geminadas construídas no início do século XX, que abrigam as atividades da Firjan SESI.

Por meio de palestras, fóruns empresariais e debates, a Casa Firjan tem como objetivo refletir e construir propostas legítimas e capazes de influenciar políticas públicas sobre temas de interesse local e nacional, promovendo um verdadeiro diálogo com diversos segmentos da sociedade. Através de metodologias ativas e imersivas, serão propostas aulas abertas, educação executiva, master classes, oficinas e claro, os cursos já citados acima.

Com um portfólio diverso e abrangente, o espaço vai oferecer palestras, fóruns empresariais, projetos de inovação, laboratório de tendências, exposições, mostra de documentários, atividades culturais, além de uma oferta de cursos alinhados às competências exigidas para os profissionais e líderes do futuro. O espaço terá também exposições culturais, shows e cinema ao ar livre. A visitação é gratuita durante o mês de agosto.

A Casa Firjan está localizada na Rua Guilhermina Guinle, 211 – Botafogo, Rio de Janeiro. Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e aos sábados, das 8h às 17h.

O local pode ser visitado de terça e sexta-feira, das 10h às 20h, sábados, das 10h às 17h. Vale ressaltar que a última entrada permitida é sempre meia hora antes do horário de encerramento, portanto, 19h30 e 16h30, respectivamente. A visitação é gratuita durante o mês de agosto.


A Casa Firjan será um espaço para responder aos desafios da nova economia. E aí, você já foi visitar o local? Sabia que já tinha sido inaugurada? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Fonte: Folha de São Paulo

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Imagem de um evento para simular o espaço onde ocorrerá o Pró PME