Conheça o ciclo PDCA e também como aplicá-lo nos seus produtos, projetos e processos para a melhora na gestão
Os clientes estão cada vez mais exigentes, isso é um fato. E com o atual universo corporativo, onde a competitividade e excelência fazem toda a diferença, as empresas buscam aperfeiçoar seus processos tanto para aumentar a satisfação de seus clientes, quanto para reduzir custos.
Quanto se trata de aprimorar a gestão, não deve-se medir esforços para criar um bom planejamento estratégico. Para que ele seja executado com eficácia e de forma constante, o ciclo PDCA pode ser uma metodologia muito útil para os gestores. Você já ouviu falar nesse método? Sabe como ele funciona? Continue lendo:
O que é o ciclo PDCA?
Na década de 20, o físico norte-americano Walter Andrew Shewart, conhecido por ser pioneiro no controle estatístico de qualidade, criou o ciclo PDCA. Mas foi na década de 50 que, outro americano, o professor William Edwards Deming, popularizou o método pelo mundo todo.
O ciclo PDCA é assim chamado devido ao nome em inglês de cada uma das etapas que o compõem:
- P (plan) = Planejar
- D (do) = Fazer
- C (check) = Checar
- A (act ou adjust) = Agir/Corrigir
Mas afinal, o que é o PDCA? Trata-se de uma ferramenta de qualidade largamente utilizada por corporações que desejam melhorar seu nível de gestão. Seu objetivo é melhorar processos, produtos e projetos de forma contínua.
Para alcançar a excelência, o ciclo PDCA implementa o controle eficiente de processos e atividades externas e internas, além de padronização de informações e minimização de chances de erros na tomada de decisões importantes. Importante ressaltar que, por se tratar exatamente de um ciclo, o PDCA deve-se tornar uma constante na realidade da empresa.
Etapas do ciclo PDCA
Planejar
Para que o ciclo funcione corretamente, é necessário um planejamento bem elaborado, pois só assim é possível evitar futuras falhas e ganhar mais tempo. Com base nas diretrizes e políticas da sua empresa (missão, visão e valores), desenvolva uma estratégia que consiga resolver os problemas levantados. Em seguida, estabeleça metas e obetivos, definindo o melhor caminho para atingí-los.
Fazer
Esse é o momento de colocar seu planejamento em prática e acompanhar seu processo. Siga o plano de ação a risca, tomando cuidado para que não haja nenhum tipo de desvio ou improviso pelo meio do caminho, para não comprometer o ciclo PDCA. Essa etapa pode ser divida em três fases: treinamento dos envolvidos no projeto, realização propriamente dita e documentação dos dados, dúvidas e possíveis problemas que aparecerem.
Checar
Nessa etapa, você pegará todas as informações coletadas anteriormente e analisar os resultados alcançados, fazendo também comparações entre o que foi planejado e o que foi realizado. A checagem pode ser feita em dois momentos: ao mesmo tempo em que o plano é elaborado, quando se verifica se o trabalho está sendo feito de forma devida, e também após a execução, quando são feitas as análises estatísticas dos dados e verificação de todos os itens.
Agir ou Corrigir
Na última fase, são tomadas as devidas ações para corrigir os possíveis erros encontrados no passo anterior. Assim, poderá continuar aperfeiçoando o projeto e manter o ciclo. Essa etapa é, simultaneamente, fim e começo, pois depois da apuração dos erros anteriores, todo o ciclo PDCA é refeito com base nos novos parâmetros e diretrizes.
E aí, entendeu o PDCA e como aplicá-lo no seu negócio? Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
No comment yet, add your voice below!