Cinco coisas que ninguém te contou sobre a abertura de uma empresa

 em Empreendedorismo

O sonho de abrir a sua empresa já é uma realidade presente na vida de vários brasileiros. E muitas vezes, a concepção de um empreendimento está ainda muito ligada ao sonho. Porém, para abrir e consolidar uma empresa é fundamental que os empreendedores sejam bem pé no chão para entender que este período inicial depende de muito esforço, trabalho e horas a fio dedicadas apenas a empresa.

No futuro vai valer a pena toda esta dedicação com certeza. Mas enquanto o período da bonança, da consolidação e dos clientes em abundância ainda não vem, é preciso saber que o período inicial pode não ser tão fácil. Veja algumas coisas que ninguém te contou sobre a abrir a sua empresa.

A abertura de uma empresa pode ser bastante burocrática

Questões envolvendo documentações, tributos, contratação de colaboradores, liberação de alvarás, dentre outros processos, podem ser bastante burocráticos no começo da abertura de uma empresa. Isso por que para se legalizar, a sua empresa precisa estar adequada de acordo com os órgãos federais e agências reguladoras. Este período inicial pode ser uma verdadeira corrida contra o tempo. Mas não desanime! Procure uma assessoria contábil especializada para te ajudar nesta fase.

Você precisará solucionar problemas e conflitos

Uma das qualidades de um bom empresário é saber gerenciar os problemas e conflitos diversos que envolvem a sua empresa. Isso significa saber lidar com os problemas dos colaboradores em caso de falta no trabalho, lidar com fornecedor que atrasou a entrega e outros conflitos que envolvem uma boa administração. Por isso, é fundamental ter jogo de cintura e muita paciência.

Seus fornecedores podem atrasar

Você depende dos seus fornecedores e eles também dependem de você – e isso ninguém te conta sobre a abertura de uma empresa. É uma relação mútua de respeito, pronto atendimento e cuidado com os prazos. Porém, esta relação é construída com o tempo e você precisa que ela seja bem consolidada para que você possa evitar problemas como atrasos nas mercadorias, por exemplo. Sabendo, porém, que isto pode ocorrer e que você precisa lidar com esta situação da melhor forma possível.

Seus funcionários podem dar algum tipo de problema

Os seus colaboradores são a força de trabalho da sua empresa. Porém, como seres humanos, eles podem ter diversos problemas. Com a família, com a saúde e outros. Portanto é fundamental que você, para se resguardar, formalize todos os contatos com os seus colaboradores a fim de ter algum respaldo em caso de processos judiciais que possam ser movidos por eles. Esta relação também precisa ser construída na base de muita confiança e respeito mútuo.

Você é o último a ser pago

Como empreendedor você já aprendeu que o dinheiro da empresa não é apenas o seu dinheiro. Ele serve para pagar funcionários, fornecedores, contas e impostos. E depois disso, você tira o seu salário. Antes, vem apenas estes pagamentos mais urgentes que devem ser garantidos até a data do vencimento para evitar situações desagradáveis.

Apesar das situações acima, não tenha medo de se dedicar à abertura de uma empresa. Elas foram apresentadas apenas para te alertar sobre alguns problemas que podem ocorrer na sua empresa para você como administrador do seu negócio. Mas nada se compara a sensação de realizar um sonho e obter a autonomia financeira. Vale a pena correr riscos se você deseja de fato obter uma renda ainda maior para o seu conforto e bem-estar, além da qualidade de vida para a sua família.

Você conhecia esses pontos negativos sobre a abrir a sua empresa? Compartilhe suas dúvidas e opiniões com a gente!

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Dedo apertando uma tecla de teclado sobre emissão de NF-eFoto de um rapaz digitando no computador e falando ao telefone, representando um empreendedor de primeira viagem