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Como abrir uma empresa em Jundiaí?

O que você verá neste artigo:

Está querendo abrir uma empresa em Jundiaí? Veja, neste artigo, todos os passos necessários para empreender neste município de São Paulo!

Abrir uma empresa em Jundiaí é uma excelente ideia para quem deseja ter uma empresa de sucesso, lucrar muito e crescer. Se esse for o seu sonho, saiba que você está no lugar certo e tem grandes chances de alcançar o sucesso. 

No entanto, para empreender em Jundiaí, não basta apenas ter força de vontade e uma boa ideia. Essa é uma atividade que demanda muito planejamento, visão e foco. Ao decidir empreender em Jundiaí, você precisará sair completamente da sua zona de conforto para lidar com todas as burocracias e tomadas de decisões que fazem parte do dia a dia do empreendedor. Ter um panorama das habilidades administrativas e financeiras do negócio também é essencial

Para tornar esse processo mais simples, o Abertura Simples produziu este artigo para te explicar todas as etapas que envolvem a abertura de uma empresa em Jundiaí, bem como tudo o que é necessário para empreender com sucesso. Continue lendo!

Jundiaí

Sobre Jundiaí

Jundiaí é um município brasileiro do estado de São Paulo, sede da Região Metropolitana de Jundiaí. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019, sua população era de 418 962 habitantes,[5] ficando na 15° posição entre os municípios mais populosos do estado, sendo o 6º maior do interior paulista. Também é o 59° maior do Brasil, sendo maior que as quatro capitais estaduais.

O município apresentou, em 2019, um produto interno bruto (PIB) de mais de 46,9 bilhões de reais, colocando o município na 17° posição em todo o país, à frente de dez capitais, sendo o 6º município mais rico do Estado de São Paulo. 

Em 2013, seu índice de desenvolvimento humano atingiu 0,822, levando a cidade à 11ª melhor posição do Brasil e à 4ª melhor do estado. Em 2021, o Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM) considerou Jundiaí como a 2ª cidade com maior qualidade de vida do Brasil. Também é um dos municípios mais seguros do país, com um risco de homicídio de 6,88 por 100 mil habitantes, além de também estar em primeiro lugar em saneamento básico no ranking do Instituto Trata Brasil, entre as cidades brasileiras acima de 300.000 habitantes.

Perfil do empreendedor jundiaiense

Sabemos que empreender em Jundiaí envolve muitos riscos. Entretanto, com um planejamento detalhado, estratégia de negócios, dedicação e apoio de uma acessória contábil, pode apostar que o seu negócio terá sucesso. 

Abrir uma empresa exige alto conhecimento por parte do empreendedor para que o seu negócio possa, de fato, prosperar.

É preciso, também, ter em mente que empreender em Jundiaí vai muito além de ser seu próprio chefe. Para gerenciar o próprio negócio, é necessário ter uma boa imaginação, saber lidar com adversidades, ter inteligência emocional para tomar decisões sob pressão e muito mais. Esse é só o começo de uma lista extensa. É necessário, também, ser bem organizado e seguir seu planejamento à risca, evitando riscos e gastos desnecessários.

Além disso, um bom empreendedor também deve saber lidar bem com pessoas. Assim, é possível garantir um bom relacionamento com seus colaboradores e clientes. 

Por isso, neste artigo, além de entender todos os processos para abrir empresa, vamos abordar também os processos estratégicos para que o seu negócio possa prosperar a longo prazo. Continue a leitura para saber o que é preciso para empreender em Jundiaí!

O que é necessário para empreender em Jundiaí?

Empreender em Jundiaí não é uma tarefa fácil. Além de lidar com inúmeras burocracias, o empreendedor também precisa cumprir uma série de exigências e pré-requisitos que envolvem o desenvolvimento de um negócio. 

Além disso, também é essencial que o empreendedor tenha um panorama das habilidades administrativas e financeiras da empresa. Com todos esses conhecimentos e um negócio bem estruturado, seus projetos sairão do papel e se tornarão uma realidade bem gratificante. 

Confira a seguir tudo o que é necessário para empreender em Jundiaí!

Ter uma ideia inovadora para abrir empresa em Jundiaí

Você já percebeu que será um bom empreendedor e agora é importante saber que, em uma cidade com tantas oportunidades de crescimento, a concorrência é muito grande. Por isso, se você quer abrir o seu negócio, é necessário ter uma ideia inovadora.

Se você já exerce alguma atividade que goste, ou tem alguma habilidade específica, e acha que isso pode se tornar um negócio, invista! Trabalhar com o que ama é um ótimo caminho para o sucesso. Porém, para se destacar no seu mercado de atuação, será necessário apresentar um diferencial para se destacar da concorrência. 

Agora, se você não tem uma ideia de negócio, a sugestão é que você comece a pensar em uma lista de problemas que poderiam ser solucionados pela sua empresa, com base nas suas expertises e experiências. Pense da seguinte forma: no geral, todas as empresas atuam com o objetivo de resolver um ou mais problemas dos seus clientes.

Ao seguir com esse pensamento, é importante que você se pergunte: por que o cliente vai escolher você ao invés do seu concorrente? É primordial que você especifique essa resposta ao máximo que conseguir, pois dessa forma conseguirá agregar valor ao seu negócio. Para isso, trabalhe com uma proposta mais explorada e inovadora. 

Tenha um plano de negócios

Se você quer empreender em Jundiaí, precisará ter um plano de negócios. Esse é um documento super importante que descreve, detalhadamente, todas as ações que envolvem a criação, construção, desenvolvimento e resultados de um negócio, independentemente se ele está em processo de abertura ou se vai expandir suas atividades.

O plano de negócios é indispensável para que a empresa ganhe vida. Nele, devem estar descritos todos os detalhes que envolvem a sua empresa. Para isso, o documento é composto, na maioria das vezes, por 6 partes, que podem ser subdivididas em outros tópicos. Essas subdivisões dependerão da complexidade e do tamanho da empresa que você pretende abrir em Jundiaí. 

Normalmente, o plano de negócios de uma empresa é composto pelas seguintes seções:

  • Sumário executivo;
  • Análise de mercado;
  • Planejamento operacional;
  • Análise da concorrência;
  • Planejamento financeiro;
  • Análise de fornecedores.

Saiba precificar

Você sabe como precificar os produtos ou serviços que a sua empresa vai oferecer? Essa é uma etapa importantíssima e determinante durante o processo de abertura da empresa. É primordial ter em mente que o seu preço deve cobrir todos os custos de produção e distribuição, bem como os encargos, e ainda deve te proporcionar algum lucro.

Para que isso seja possível, é necessário ter um método de precificação. Isso trará mais praticidade e facilidade no cálculo durante uma venda e, também, te dará uma margem de um possível valor de desconto que você pode oferecer caso o cliente peça.

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Como desenvolver um bom planejamento para abrir uma empresa em Jundiaí?

O planejamento é um processo importante para o sucesso da sua empresa em Jundiaí e que pode, e deve, ser incorporado e desenvolvido na cultura de qualquer organização independente do seu tamanho ou setor.

De acordo com o IBGE, a cada 10 empresas brasileiras, 6 fecham antes de completar 5 anos. Segundo um relatório do Sebrae, de 2014, isto acontece como resultado da falta de planejamento estratégico, fazendo com que a organização atue de forma mecânica, sem ter uma visão e análise profunda quanto a relação da empresa com o mercado competitivo.

“Ao abrir a empresa, parte dos empreendedores não levantou informações importantes sobre o mercado”, explica o relatório. “Mais da metade não realizou o planejamento de itens básicos antes do início das atividades da empresa”.

O planejamento é justamente um processo sistêmico que permite definir o melhor caminho a ser seguido por uma empresa para alcançar os objetivos e metas estabelecidas.

Este planejamento pode ser realizado anualmente, semestralmente, trimestralmente ou, até, mensalmente. Tudo depende das metas e objetivos que a empresa pretende alcançar.

Mas afinal, como realizar um bom planejamento e não ficar para trás neste mercado tão concorrido? Veja a seguir o passo a passo!

Passo 1: Diagnóstico

A avaliação, ou diagnóstico, consiste no processo de coleta de informações sobre o ambiente interno e externo da empresa. Este panorama pode ser realizado por uma análise SWOT, em que são observados os Pontos Fortes (Strengths), Pontos Fracos (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Dessa forma, a sua empresa saberá quais desafios enfrentará no mercado e quais as fragilidades do negócio.

Na avaliação de ambiente externo devem ser analisados aspectos como o cenário econômico, político e social, mercado, concorrentes e outras variáveis que não estão sob o controle da empresa. Já na avaliação de ambiente interno são analisados pontos fortes e fracos da organização, recursos disponíveis, processos, riscos de negócio, entre outros.

Passo 2: Identidade Organizacional

Nesta etapa, deve-se pensar na estratégia de agregação de valor ao cliente. É aqui onde será criada a Missão, Visão e os Valores da empresa, que serão a filosofia da organização e devem ser levados a sério. Afinal, são eles que vão orientar a tomada de decisões e as diretrizes estratégicas.

Por isso, eles devem estar claros tanto para o público externo, os clientes, quanto para o público interno, funcionários, investidores e acionistas.

Passo 3: Metas e indicadores de sucesso

Após a criação da Missão, Visão e Valores da empresa, é preciso definir as metas a serem conquistadas para o cumprimento de um objetivo.

Toda a organização deve estar envolvida para alcançar a meta. Para facilitar este processo, pode ser criada uma meta geral e, depois, dividida em setores da empresa.

É importante ressaltar que as metas devem ser desafiadoras, mas realistas. Então, evite sonhar muito alto e colocar números impossíveis de serem alcançados dentro do mercado ou da realidade da empresa.

Nesta etapa, ainda devem ser definidos os indicadores de desempenho das metas. Assim como o nome sugere, os indicadores de desempenho irão monitorar e acompanhar o progresso das metas.

Passo 4: Plano de ação

Os planos de ação irão viabilizar a conquista dos objetivos e metas pré-estabelecidas, com base em um cronograma e definição dos responsáveis.

Ou seja, é aqui onde serão definidas as ações que serão tomadas e os responsáveis por concretizá-las. Também é fundamental que as ações sejam elencadas para que elas aconteçam por grau de importância.

Passo 5: Acompanhamento

Na última etapa do planejamento, devem ser definidas a periodicidade das reuniões para debater sobre o progresso das metas. Também é aqui onde deve ser revisada e redefinida a análise SWOT, as metas e o plano de ação. Afinal, o mercado não é estático e é preciso adequar a todo momento.

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Ideias de negócios para empreender em Jundiaí

Você tem todas as qualidades necessárias para se tornar um empreendedor e já sabe como montar um bom plano de negócios, garantindo sucesso no funcionamento do seu negócio. No entanto, talvez ainda não saiba em que investir. Por isso, listamos abaixo setores em alta para você empreender. Confira!

Mercado Pet

Segundo uma estimativa da Radar Pet, houve um aumento de 30% do total de animais de estimação no Brasil em 2021. Um crescimento acentuado para um mercado que já vinha apresentando uma taxa média de crescimento superior a 20% nos anos anteriores. 

De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Pet Brasil, o mercado de produtos, serviços e comércio de animais de estimação registrou alta de 27% no faturamento em 2021, em comparação com 2020, para 51,7 bilhões de reais.

O crescimento foi puxado pelo segmento de pet food, que representou 28 bilhões de reais, ou cerca de 55% do total do faturamento do setor pet.

É evidente que o mercado para animais de estimação encara uma onda de crescimento como nunca antes no país. Em dois anos, o setor cresceu 30% e hoje fatura 50 bilhões de reais. E, por conta dos ótimos resultados, o mercado brasileiro de pet está entre os 10 maiores do mundo.

Além do faturamento, o Brasil alcançou este posicionamento, pois atualmente há mais animais de estimação nos lares brasileiros do que crianças, segundo o IBGE. Sendo assim, pode ser interessante investir e abrir um negócio direcionado para pets.

E-commerce

Segundo levantamento da Neotrust, divulgado pelo site E-commerce Brasil, o Brasil registrou um faturamento recorde em 2021 no e-commerce, totalizando mais de 161 bilhões de reais. Um crescimento de 26,9% comparado ao ano anterior.

O número de pedidos também mostrou um aumento em 16,9% com 353 milhões de entregas. Além disso, houve um aumento do ticket médio, de 8,6% em 2021 em relação a 2020, atingindo a média de 455 reais por compra. No balanço trimestral, um dos destaques é o aumento no número de pedidos do 1° trimestre, que passou de 49,9 milhões em 2020 para 78,5 milhões em 2021.

Por conta dos bons números, o setor pode ser uma ótima opção para quem deseja investir em algo que pode gerar um bom retorno. No entanto, não basta apenas criar uma loja online e acreditar que isso será o suficiente. Assim como qualquer negócio, o e-commerce possui inúmeras burocracias e exige um plano de negócio, de marketing e uma boa gestão.

Setor Alimentício 

O setor alimentício registrou um crescimento de 16,9% em seu faturamento e de 1,3% na produção em 2021, em relação ao ano anterior. No ano passado, a receita do setor chegou a 922,6 bilhões de reais, somando tanto as exportações quanto as vendas para o mercado doméstico. 

O aumento do setor deve-se ao crescimento de 1,8% da receita no varejo doméstico e de 18,6% nas vendas externas. As vendas para o mercado interno representam 73,5% do faturamento da indústria alimentícia e geraram 678,5 bilhões de reais em 2021, segundo a Abia.

O aumento doméstico foi puxado pelo setor de food service, que respondeu por 26,3% das vendas locais da indústria em 2021 ante 24,4% em 2020. A ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos) ainda estima, para este ano de 2022, um crescimento do food service de 28%, projetando um faturamento na casa de 166,9 bilhões de reais.

Embora os números sejam significativos, o empreendedor que deseja entrar nesse setor precisa ter em mente que inovar é a base para o sucesso nesse ramo. Food-trucks, restaurantes, vending machines e, até, o delivery são boas opções para investimento.

abra sua empresa

Como abrir uma empresa em Jundiaí?

Agora que você já conhece os setores em potencial e já sabe como ser um bom empreendedor, chegou a hora de colocar a mão na massa e começar o processo para abrir uma empresa neste município de São Paulo. Continue a leitura!

1 – Escolha o tipo de atividade

O primeiro passo para abrir uma empresa em Jundiaí é identificar o segmento da atividade que você deseja. Para isso, existem três distinções:

  • Serviço: trabalho realizado a título de mão de obra física ou intelectual;
  • Indústria: atividade econômica que visa transformar matéria-prima em materiais comercializáveis;
  • Comércio: direcionado ao consumidor final.

2 – Escolha a Natureza Jurídica

Após identificar o segmento de atividade, é necessário verificar qual o tipo de natureza jurídica da sua empresa. Isso ajudará a definir o regime jurídico no qual ela se enquadra.

Informar a natureza jurídica no ato de formalização da empresa é indispensável, já que cada uma delas possui diferentes formas de aplicação das normas. Existem diversas naturezas jurídicas, mas às empresas, são atribuídas:

  • Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui uma empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
  • Sociedade Limitada (LTDA): É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda a empresa que contribui com moeda para a formação de capital social e realização da constituição empresarial;
  • Sociedade Simples (SS): Exploram atividade de prestação de serviços decorrente de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim exercem suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
  • Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas e eliminadas. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas.

3 – Defina o porte da empresa

Após a definição da natureza jurídica da sua empresa, chegou a hora de saber qual o porte do seu negócio. As opções devem ser escolhidas a partir do seu faturamento.

  • Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R$81 mil por ano e não permite com que o parceiro participe como sócio ou titular de outra empresa;
  • Microempresa (ME): É permitido empresário individual e sócios. O teto de faturamento anual é de R$360 mil;
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R$360 mil e vai até R$4,8 milhões.

4 – Reúna a documentação necessária

Para abrir uma empresa em Jundiaí você precisará apresentar alguns documentos obrigatórios. Alguns deles possuem prazos determinados para serem cumpridos, já que possuem data de validade. Por isso, essa etapa requer a ajuda de um contador especializado em abrir empresa em Jundiaí!

Confira a seguir alguns dos documentos para abrir uma empresa em Jundiaí:

Para os sócios

Caso você decida abrir empresa em Jundiaí com sócios, será necessário seguir os documentos de cada um deles:

  • 1 cópia simples do comprovante de residência;
  • Certidão de casamento (se casado);
  • 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (A Carteira Nacional de Habilitação também é válida);
  • 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.

Para a empresa

  • CNPJ;
  • 2 cópias simples do IPTU do imóvel;
  • 2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.

Contrato Social

O contrato social é um documento importante e que deve ser assinado por todos os sócios da empresa, a fim de firmar a sociedade. Nele devem estar descritos a participação de cada um dos sócios da empresa, bem como suas cotas, investimentos e participação nos lucros.

5 – Realize o registro na Junta Comercial

O registro é considerado uma certidão de nascimento da empresa e deve ser feito antes de obter o CNPJ. Sua empresa só funcionará legalmente se você realizar o seu registro na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas do Estado de São Paulo.

6 – Abra um CNPJ

O processo de abertura de um CNPJ para abrir uma empresa em Manaus é muito simples. Após o registro na Junta Comercial, você receberá o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE). Ele será solicitado para entrar no site da Receita Federal para abrir o CNPJ. No site, você irá fazer o download do Documento Básico de Entrada e em seguida, realizar a impressão. Depois é só enviar à Receita Federal pelos Correios ou pessoalmente.

7 – Solicite o Alvará de Funcionamento

Um Alvará de Funcionamento é o documento que indica se a empresa pode exercer as suas funções no local que você deseja instalar.

O empreendedor pode solicitar o Alvará gratuitamente pela internet. Este documento é emitido pela Prefeitura Municipal ou Órgão Governamental Municipal.

Cada atividade requer um certo tipo de Alvará e, por isso, é necessário estar atento se a atividade escolhida está representada no registro por um código CNAE de atividades protegidas.

Os documentos necessários para solicitar o Alvará de Funcionamento em Jundiaí são:

  • Planta do imóvel onde você abrir seu negócio;
  • Cópia do recibo do IPTU pago;
  • CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
  • Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, na Secretaria das Finanças;
  • O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
  • Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
  • Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.
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As principais dúvidas sobre abrir empresa em Manaus

Agora que você já conhece todo o processo necessário para abrir empresa, é possível que tenham surgido algumas dúvidas. Diante disso, decidimos responder as mais comuns:

Quanto tempo demora para abrir uma empresa em Jundiaí?

Com toda a documentação entregue e aceita, as informações serão enviadas para a Receita Federal e a Junta Comercial. A partir daí, é dado início ao processo de abertura da empresa em Jundiaí.

A aprovação leva cerca de 3 a 5 dias úteis após o envio da documentação. Após este prazo, você terá em mãos o número do seu CNPJ. Para emitir suas notas fiscais em Jundiaí, será necessário realizar um cadastro na Rede Simples. 

Além disso, para abrir uma empresa em Jundiaí, também será necessário realizar a Análise Prévia da Viabilidade de Localização, a fim de obter o alvará de funcionamento. Essa análise determina se a empresa poderá, ou não, utilizar determinado imóvel para o tipo de comércio desejado.

Como contratar funcionários para uma empresa em Jundiaí?

Agora que sua empresa já está aberta, chegou a hora de tocar o negócio e, com isso, surge a necessidade de contratar funcionários para te ajudar na gestão e nas rotinas da empresa em Jundiaí.

Confira a seguir os documentos necessários para registrar um colaborador na sua empresa em Jundiaí:

  • RG, CPF ou CNH;
  • Carteira de trabalho;
  • Título de eleitor;
  • Comprovante de residência;
  • Exame admissional;
  • Certidão de nascimento de filhos menores de 14 anos;
  • Valor do salário;
  • Cargo em que será registrado;
  • Horário de trabalho.

Preciso de contador para abrir empresa em Jundiaí?

Sim. Para que você tenha êxito e garanta que o seu negócio funcione 100% regularizado, é extremamente importante contratar um contador para abrir uma empresa em Jundiaí! O profissional será responsável por realizar todo o processo de forma rápida e segura. No entanto, é importante encontrar um bom escritório. Abaixo listamos algumas dicas.

Bom atendimento

Com toda a tecnologia que temos disponível atualmente, as respostas devem ser cada dia mais rápidas e precisas. Por isso, o escritório que você escolher deve estar pronto para atendê-lo a qualquer momento.

A recomendação é que você avalie todos os canais de comunicação do escritório como e-mail, site, redes sociais e telefones. A velocidade, disponibilidade, cordialidade e atendimento devem ser fatores significativos antes de fechar negócio.

Dizem que a escolha de um contador para uma empresa é como escolher um médico para sua família. Ou seja, é necessário estabelecer um laço de confiança de longa duração. Por isso, é essencial que seu escritório também ofereça uma boa relação com os profissionais.

Infraestrutura

É importante analisar se o escritório de contabilidade está oferecendo a infraestrutura necessária para atender a sua demanda. Isso diz respeito tanto a tecnologia do escritório, quanto a quantidade de funcionários que eles podem oferecer.

Existem desde escritórios com apenas um contabilista responsável até gigantescas firmas com dezenas de empregados. Você pode avaliar a organização do espaço, o clima organizacional, a relação dos funcionários. Assim, é possível entender qual a melhor opção para sua empresa.

Competência técnica

É fundamental ser atendido por profissionais capacitados e experientes, que se mantenham frequentemente atualizados principalmente a respeito das legislações tributárias e trabalhistas. Além disso, é essencial que essa competência esteja ligada à capacidade de resolução de problemas e definição de conceitos (e como aplicá-los).

O cliente não precisa ser especializado em assuntos tributários e trabalhistas, mas o contador sim. Além disso, ele deve simplificar os conceitos e os termos para melhor compreensão do cliente.

Para ter certeza da competência técnica de um escritório, você pode entrar em contato com o profissional e ter uma conversa sobre as principais dificuldades do empreendimento. A partir disso, peça também atualizações periódicas e materiais sobre seu segmento, medindo a profundidade de conhecimento desse profissional.

Relação custo x benefício

Assim que você identificar quais são as reais necessidades de sua empresa, busque por um profissional contábil que seja especializado no seu ramo. Em seguida, peça um orçamento e avalie a qualidade das atividades executadas na proporção do preço pelo qual o serviço é cobrado.

É importante ressaltar que os profissionais com maior competência e conhecimentos específicos podem cobrar mais por seus serviços, mesmo que tenham uma estrutura menor. Isso porque a segmentação e especialização em nichos faz com que o escritório apresenta soluções eficazes para determinados problemas.

Da mesma forma que uma empresa pode cobrar mais barato por um produto, como é o caso dos escritórios de contabilidade que prestam serviços básicos, como pagamento de impostos em dia, etc.

Localização

O ideal é que o escritório esteja numa localização próxima e de fácil acesso da empresa. Quando o escritório atua na mesma cidade, fica muito mais fácil realizar reuniões e visitas pessoais para verificar sua estrutura funcional, seus representantes e a dinâmica.

Dessa forma, é possível economizar tempo e manter uma boa frequência de reuniões, que se aconselha que seja no mínimo mensal. Não só pelo deslocamento, é importante ter um escritório de contabilidade na mesma cidade também pelo fato de que a legislação contábil e as obrigações tributárias podem ser diferentes de uma cidade para outra.

Em alguns casos, as empresas encontram complicações com o IPTU e o ISS, além dos impostos municipais. Se o escritório estiver em outro município, isso se tornará ainda mais difícil.

Mas afinal, o que faz um escritório de contabilidade em Jundiaí?

O profissional de contabilidade é a pessoa responsável por toda a área financeira, econômica, tributária e patrimonial de uma empresa. Assim como em Jundiaí e em todas as outras cidades, suas principais funções são:

  • controle do fluxo de caixa e estoque;
  • preenchimento e envio de obrigações acessórias;
  • escrituração de documentos e livros de entrada e saída da empresa;
  • emissão, registro de notas fiscais e pagamento de impostos (caso for acordado entre as partes);
  • entre tantas outras funções.

O contador pode ser também um grande aliado na administração e gerenciamento de um negócio. Se você contar com um bom profissional, ele pode auxiliar no planejamento estratégico, elaboração de relatórios gerenciais e também na tomada de decisões essenciais.

Para se tornar um profissional de contabilidade é necessário ter formação em Ciências Contábeis (superior) ou em Contabilidade (técnico). Além disso, é essencial ser registrado no CRC (Conselho Regional de Contabilidade) para exercer a profissão de forma regular e legal.

Importância do contador

Todo empreendedor sabe que a rotina é muito corrida para lidar com todas as questões de uma empresa. E muitas vezes, por mais qualificado e preparado que seja o profissional, ele não dispõe de todas as habilidades para lidar com todos os assuntos. A contabilidade é um exemplo.

Exercer algumas tarefas exige certos conhecimentos específicos, domínio das práticas contábeis, e também desenvoltura para lidar com situações que, muitas vezes, estão fora do alcance do conhecimento do administrador.

Abertura Simples

O Abertura Simples é parceiro de escritórios de contabilidade em Jundiaí que realizam todo esse processo para você que deseja abrir uma empresa na região. Assim, você pode realizar seu sonho de forma rápida, simples, segura e sem dores de cabeça. 

Entre em contato com nossos representantes e saiba como ter o auxílio de um escritório de contabilidade para sua empresa em Jundiaí.

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