Confira um guia completo com todos os passos para que você entenda como abrir uma empresa
Existem diversos fatores que levam as pessoas a empreender. Liberdade financeira, independência, fazer o que ama, e muito mais! Porém, não basta ter apenas o sonho, é necessário colocá-lo em prática.
E mais do que isso, ao se pensar em como abrir uma empresa, deve-se pensar também em como regularizá-la, fazê-la funcionar, ter um bom planejamento e garantir sua continuidade no mercado! Isso porque, segundo o IBGE, seis de cada dez empresas não sobrevivem aos primeiros cinco anos de atividade.
Se você também tem uma ideia de negócio e quer saber como abrir uma empresa, esse artigo é para você! Preparamos um passo a passo completo para que você tenha sucesso no mundo do empreendedorismo!
Nesse artigo, você verá:
- Planejamento ✓
- Tipo de empresa ✓
- Natureza Jurídica ✓
- Pesquisa ✓
- Documentos ✓
- Procedimentos ✓
- Equipe ✓
- Divulgação ✓
- Outros materiais ✓
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Como abrir uma empresa:
Planejamento
Essa é uma dica de ouro que vale para qualquer coisa que você decidir fazer em sua vida: planeje-se! Ter seu próprio negócio envolve muito mais do que apenas ter a ideia, conseguir um local, CNPJ e mão de obra. Tudo começa no planejamento, e sem ele seu negócio não conseguirá se sustentar por muito tempo.
Se você quer ter sucesso em seu empreendimento, é imprescindível traçar um planejamento detalhado e segui-lo com comprometimento e disciplina.
Para isso, o empreendedor tem de buscar informações sobre o ramo em que pretende investir e, assim, identificar necessidades e a viabilidade do empreendimento. Além disso, alguns fatores importantes também são avaliados nesse momento, como: local de funcionamento, principais concorrentes, clientes potenciais, investimento necessário, etc.
Tipo de empresa
Em seguida, é necessário definir claramente o tipo de empresa que você quer abrir. Entender como abrir uma empresa envolve também o tipo de negócio:
- Prestação de Serviços: trabalho realizado a título de mão de obra física ou intelectual;
- Comércio atacadista: direcionado para lojistas;
- Comercio Varejista: direcionado ao consumidor final;
- Industria: atividade econômica que visa transformar matéria-prima em materiais comercializáveis.
Com a atividade escolhida você pode verificar qual categoria será enquadrada do CNAE (Classificação Nacional de Atividade Econômica). O CNAE irá definir qual será o regime tributário que sua empresa irá se enquadrar.
Natureza Jurídica
A natureza jurídica nada mais é do que o regime jurídico do qual ela se enquadra. Ou seja, a relação da pessoa jurídica pública ou privada com a fiscalização no determinado empreendimento, junto aos dados cadastrados na administração pública.
Existem alguns tipos de atribuições jurídicas do qual será determinado pelo tipo de negócio, valor do capital e sociedades, tais como:
- Sociedade Anônima: Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim divide em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
- Sociedade Limitada: É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial;
- Sociedade Simples, ou SS: Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comercio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
- Empresário Individual, ou MEI: Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, ou EIRELI: Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário mínimo vigente.
Pesquisa e validação da ideia
Assim que você já tiver tudo sobre seu negócio no papel, é hora de fazer uma vasta pesquisa sobre o mercado que você pretende se inserir. Além disso, como é melhor prevenir do que remediar, nada mais indicado do que começar pesquisando se a ideia que você teve será bem aceita.
Nesse momento vale também você realizar pesquisas de campo com amigos, familiares, potenciais clientes e algumas pessoas que fazem o perfil de quem vai consumir seu produto ou serviço.
Acompanhe também algumas notícias sobre o ramo que você deseja atuar e analise constantemente seus possíveis concorrentes. Essas são dicas para você anotar e não esquecer!
É importante se antecipar também, pesquisando sobre nomes empresariais e a disponibilidade deles, para que você não acabe se planejando e, no final, já exista uma empresa com o nome idêntico ou semelhante ao que você almeja.
Documentos necessários
Os documentos podem variar de acordo com cada estado. Mas geralmente, os documentos necessários para ter seu próprio negócio são:
Para Sócios:
- 1 cópia simples do comprovante de residência de cada um;
- 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (Carteira Nacional de Habilitação também é válido);
- Se casado (a), certidão de casamento;
- 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.
Para Empresa:
- 2 cópias simples do IPTU do imóvel;
- 2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.
Procedimentos para registrar seu negócio
Para que a empresa funcione corretamente, respeitando as leis, será necessária a contratação de um contador, que irá resolver a parte burocrática. Colocar a mão na massa requer atenção para alguns ajustes que podem parecer chatos e que não podem dar errado de jeito algum! Será necessário:
- Contrato Social
- Junta comercial
- CNPJ
- Licença de funcionamento
- Alvará de funcionamento
- Alvará do Corpo de Bombeiros
- Outros alvarás e licenças
Contratando a equipe
Assim que sua empresa estiver devidamente regularizada e funcionando, você deverá dedicar uma certa atenção à contratação da sua equipe. Isso porque é praticamente impossível um negócio dar certo contando apenas com seus esforços próprios.
Comece definindo o perfil para o cargo que você pretende contratar. Nisso, liste as atividades e conhecimentos necessários, tendo em mente que algumas habilidades e comportamentos são essenciais para as atividades que serão realizadas.
Em seguida, divulgue a vaga nos locais certos. As mídias sociais são ferramentas eficientes para divulgação e não possuem custos. As indicações também podem ser levadas em conta, mas atente-se a capacitação do profissional e não leve para o lado pessoal.
Divulgação do seu negócio
Em seguida, é hora de conseguir novos clientes e divulgar seu negócio! O meio de divulgação varia de acordo com o seu planejamento, o local em que você pretende atuar e também o público que quer atingir.
No início, você provavelmente não terá muita verba para investir, mas isso não significa que sua estratégia de marketing não será eficiente! Você pode começar pelo método tradicional de panfletagem e indicação, que apresenta baixo custos e gera resultados. Porém, não deixe de investir no ambiente digital!
É possível fazer marketing low cost na internet que dê certo. Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado com custos mais acessíveis, que permitem a propagação da sua marca, produto ou serviço, garantindo mais visibilidade.
Outros materiais de como abrir uma empresa
Quer saber mais sobre como abrir uma empresa? Preparamos um Guia Completo para Começar um Negócio, desde os documentos necessários até como montar um plano de negócios.
Agora, se você quer dar início ao seu negócio agora mesmo, nós podemos te ajudar com todos os processos burocráticos que envolvem a abertura de uma empresa. Chegou a hora de tirar sua ideia do papel e ter sua empresa! ;D
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