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Como abrir uma empresa em Porto Velho, Rondônia?

Vai abrir uma empresa em Porto Velho? Veja a seguir todos os pontos necessários para abrir um negócio na Capital de Rondônia!

Não basta apenas ter força de vontade para empreender em Porto Velho. O processo de abrir uma empresa é uma atividade que demanda muito planejamento, visão e foco. É necessário ter conhecimento sobre as burocracias da cidade e saber sobre a área na qual você vai empreender. Ter um panorama das habilidades administrativas e financeiras do negócio também é essencial.

Além disso, para empreender é preciso imaginação, não apenas para a ideia inicial do negócio, mas para saber lidar com ele e todas as burocracias que o envolvem. É necessário ser organizado e planejado, para evitar riscos e gastos desnecessários.

Um bom empreendedor, ainda, tem que saber lidar bem com as pessoas, para que seja possível construir um bom relacionamento com seus funcionários, colaboradores e clientes.

O mais importante é acreditar em si mesmo, e ter coragem para correr riscos. Dessa forma você alcançará os melhores resultados e terá sucesso no seu negócio.

Com disposição para aprender os itens essenciais, você conseguirá transformar os seus projetos em realidade. Por isso o Abertura Simples preparou um artigo com tudo o que você precisa saber para empreender em Porto Velho e ter sucesso no seu negócio. Confira!

Sobre Porto Velho

De acordo com o IBGE, a capital de Rondônia possui uma população estimada de mais de 548.952 mil pessoas e é o município mais populoso de Rondônia e o terceiro mais populoso da região Norte. Possui um PIB per capita de 33.825,46 e detém o quarto maior PIB da região Norte, além de ter sido a capital estadual que mais cresceu economicamente no país, com o crescimento do PIB em 30,2% em 2009. 

Como abrir uma empresa em Porto Velho?

Para abrir uma empresa na capital de Rondônia, é necessário:

Montar um plano de negócios

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Com uma boa ideia para empreender em Porto Velho, está na hora de montar o seu plano de negócios. Para desenvolver esse planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também sobre o público que você deseja atingir, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

Resumo dos principais pontos do plano de negócio

  • O que é o negócio?;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços?;
  • Quais serão os seus principais clientes?;
  • Onde será localizada a empresa?;
  • O montante de capital a ser investido?;
  • Qual será o faturamento mensal?;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne?

Saber como precificar

Você sabe como precificar os serviços que sua empresa vai oferecer? Ele deve cobrir todos os custos de produção e distribuição, os encargos e ainda te proporcionar algum lucro. Para isso, é preciso ter um método de precificação, para te ajudar a ter praticidade no cálculo na hora da venda, e ter uma margem de um possível valor de desconto que pode ser viável oferecer.

Manter-se atualizado

Um empreendedor deve entender tudo sobre o mercado em que seu negócio está inserido. Para isso é preciso aprender e estar sempre atualizado sobre esse ramo. Faça cursos especializados, participe de eventos sobre empreendedorismo, converse com outros empreendedores. O mundo dos negócios está sempre em constante mudanças. Por isso é importante nunca deixar de adquirir conhecimento, dessa forma sua empresa nunca ficará para trás.

Quais são as principais ideias de negócios para abrir empresa em Porto Velho?

Talvez você tenha todos os requisitos necessários para ser um empreendedor, no entanto, você não tem uma ideia de negócio. Para te ajudar neste problema, separamos alguns tipos de negócio que você pode investir. Confira!

E-commerce

Segundo levantamento da Neotrust, divulgado pelo site E-commerce Brasil, o Brasil registrou um faturamento recorde em 2021 no e-commerce, totalizando mais de 161 bilhões de reais. Um crescimento de 26,9% comparado ao ano anterior.

O número de pedidos também mostrou um aumento em 16,9% com 353 milhões de entregas. Além disso, houve um aumento do ticket médio, de 8,6% em 2021 em relação a 2020, atingindo a média de 455 reais por compra. No balanço trimestral, um dos destaques é o aumento no número de pedidos do 1° trimestre, que passou de 49,9 milhões em 2020 para 78,5 milhões em 2021.

Por conta dos bons números, o setor pode ser uma ótima opção para quem deseja investir em algo que pode gerar um bom retorno. No entanto, não basta apenas criar uma loja online e acreditar que isso será o suficiente. Assim como qualquer negócio, o e-commerce possui inúmeras burocracias e exige um plano de negócio, de marketing e uma boa gestão.

Alimentação

O setor alimentício registrou um crescimento de 16,9% em seu faturamento e de 1,3% na produção em 2021, em relação ao ano anterior. No ano passado, a receita do setor chegou a 922,6 bilhões de reais, somando tanto as exportações quanto as vendas para o mercado doméstico. 

O aumento do setor deve-se ao crescimento de 1,8% da receita no varejo doméstico e de 18,6% nas vendas externas. As vendas para o mercado interno representam 73,5% do faturamento da indústria alimentícia e geraram 678,5 bilhões de reais em 2021, segundo a Abia.

O aumento doméstico foi puxado pelo setor de food service, que respondeu por 26,3% das vendas locais da indústria em 2021 ante 24,4% em 2020. A ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos) ainda estima, para este ano de 2022, um crescimento do food service de 28%, projetando um faturamento na casa de 166,9 bilhões de reais.

Embora os números sejam significativos, o empreendedor que deseja entrar nesse setor precisa ter em mente que inovar é a base para o sucesso nesse ramo. Food-trucks, restaurantes, vending machines e, até, o delivery são boas opções para investimento.

Mercado Pet

Segundo uma estimativa da Radar Pet, houve um aumento de 30% do total de animais de estimação no Brasil em 2021. Um crescimento acentuado para um mercado que já vinha apresentando uma taxa média de crescimento superior a 20% nos anos anteriores. 

De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Pet Brasil, o mercado de produtos, serviços e comércio de animais de estimação registrou alta de 27% no faturamento em 2021, em comparação com 2020, para 51,7 bilhões de reais.

O crescimento foi puxado pelo segmento de pet food, que representou 28 bilhões de reais, ou cerca de 55% do total do faturamento do setor pet.

É evidente que o mercado para animais de estimação encara uma onda de crescimento como nunca antes no país. Em dois anos, o setor cresceu 30% e hoje fatura 50 bilhões de reais. E, por conta dos ótimos resultados, o mercado brasileiro de pet está entre um dos 10 maiores do mundo.

Além do faturamento, o Brasil alcançou este posicionamento, pois atualmente há mais animais de estimação nos lares brasileiros do que crianças, segundo o IBGE. Sendo assim, pode ser interessante investir e abrir um negócio direcionado para pets.

Infoprodutos

Os infoprodutos são materiais educativos e que proporcionam conhecimentos valiosos para resolver problemas dos usuários. Atualmente, é comum que o cliente procure por soluções de problemas no site de buscadores.

Só que nem sempre há uma resposta que realmente auxilie. É por isso que muitos empreendedores estão investindo no desenvolvimento de infoprodutos. Eles são excelentes, pois ajudam o consumidor a obter novos conhecimento e resolver problemas.

Mercado Fitness

A busca por uma vida saudável vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e impactando na indústria fitness. O mercado tem uma receita que cresce, anualmente, cerca de 8,7% no mundo. 

Como desenvolver um bom planejamento para abrir uma empresa em Porto Velho, Rondônia?

Um relatório do Sebrae, de 2014, constatou que um dos principais motivos para a falência das empresas é a falta de planejamento prévio.

“Ao abrir a empresa, parte dos empreendedores não levantou informações importantes sobre o mercado”, explica o relatório. “Mais da metade não realizou o planejamento de itens básicos antes do início das atividades da empresa”.

Diante disso, é fundamental que o empreendedor se dedique ao planejamento do seu negócio. Por isso, decidimos explicar alguns pontos interessantes para isso, como:

Faça uma análise de mercado

A análise permite determinar o quanto é atrativo um mercado para a atuação da empresa. Isso pode ser feito por meio da SWOT, técnica que possibilita definir as Forças (Strenghts), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) que a empresa irá enfrentar.

A partir dessas informações, o empreendedor conseguirá compreender se o seu negócio, de fato, pode prosperar no mercado em que deseja atuar.

Desenvolva um planejamento estratégico

Quando conceituamos um termo, nada melhor do que contar com a ajuda de especialistas. Peter Drucker, autor do livro Introdução à Administração, define que planejamento estratégico é um processo contínuo e que permite o maior conhecimento possível do futuro.

“[Para] tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”, explica.

Para desenvolver um bom planejamento, é necessário: transformar ideias em iniciativas concretas, prever problemas e promover a monitoração de ações.

Desenvolva um plano de marketing

Criar um plano de marketing é realmente algo benéfico para empresas que querem crescer, mensurar resultados e atuar de forma estratégica. O documento permite aumentar as vendas, melhorar o posicionamento da marca e ainda fidelizar os clientes.

Todavia, os benefícios só poderão ser observados se o plano for desenvolvido com qualidade.

Algumas questões que não devem faltar são: análise do ambiente, público-alvo, definição da marca, posicionamento da marca no mercado, objetivos e metas, estratégias, implementação das estratégias, mensuração dos resultados.

Quais são os principais passos burocráticos para abrir uma empresa em Porto Velho?

Após colocar em prática todas as recomendações de planejamento para abrir seu negócio, chegou o momento de tirar o seu sonho do papel.

Nesta etapa, você terá que lidar com os processos burocráticos para que sua empresa atue de forma legal. Vamos lá?

Escolha a natureza jurídica do seu negócio

Para escolher a natureza jurídica do seu negócio será necessário conversar com um contador. Por meio de uma análise da perspectiva de faturamento mensal, a atividade que a empresa exercerá e se terá sócios, ele definirá a melhor natureza para a empresa.

É fundamental enquadrar sua empresa de forma adequada, pois isso impactará nos tipos e valores de tributos que você pagará. Veja abaixo algumas opções:

  • Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome. O faturamento anual do empresário individual pode chegar até R$360 mil;
  • Sociedade Limitada Unipessoal (SLU): Por meio dessa modalidade, o empresário pode abrir uma empresa sem sócio. Além disso, não precisa de um capital mínimo e não terá seu patrimônio pessoal comprometido em caso de prejuízo da empresa;
  • Sociedade Limitada (LTDA): É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial. A Sociedade Limitada também possui separação jurídica dos bens;
  • Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso, não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
  • Sociedade Simples (SS): Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais.

Defina o regime tributário ideal para a sua empresa

No Brasil, há três regimes tributários disponíveis. A escolha deverá ser feita com uma consulta com um contador. Pois ele saberá definir o regime mais adequado para determinado tipo de empresa. As opções disponíveis são:

  • Simples Nacional: É um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006”. O Simples Nacional conta com uma porcentagem de imposto de 4%;
  • Lucro Presumido: É uma forma de tributação simplificada para determinação da base de cálculo do Imposto de Renda – IRPJ, e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido – CSLL das pessoas jurídicas. O regime conta com uma porcentagem de arrecadação de imposto de 16%;
  • Lucro Real: É a regra geral para a apuração do Imposto de Renda (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) da pessoa jurídica. Ao mesmo tempo em que é o “regime geral” também é o mais complexo. Neste regime, o imposto de renda é determinado a partir do lucro contábil, apurado pela pessoa jurídica, acrescido de ajustes (positivos e negativos) requeridos pela legislação fiscal.

Defina o nome da sua empresa

Após escolher o nome da empresa, o empreendedor irá à Junta Comercial para realizar uma pesquisa e verificar se, de fato, o nome está disponível.

A solicitação é feita por meio de um formulário fornecido pela Junta no qual o empreendedor poderá verificar a disponibilidade de três nomes. Caso uma das opções esteja disponível, será necessário realizar o registro da marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

É relevante destacar que, dependendo do tipo jurídico da empresa, o nome comercial poderá ser registrado de três maneiras:

  • Firma individual: nome comercial é o mesmo nome do proprietário e pode ser, ou não, a especificação da atividade. 

Exemplo: Luan Dias Engenharia;

  • Denominação: nome da empresa que consta a atividade e o tipo jurídico. 

Exemplo: Luan Dias Engenharia LTDA;

  • Razão social: utilização dos nomes dos sócios.

Exemplo: Silva e Dias LTDA.

Defina o porte da empresa em Porto Velho

Após a definição da natureza jurídica da sua empresa, chegou a hora de saber qual o porte do seu negócio. As opções devem ser escolhidas a partir do seu faturamento.

  • Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de 81 mil reais por ano e não permite com que o parceiro participe como sócio ou titular de outra empresa;
  • Microempresa (ME): É permitido empresário individual e sócios. O teto de faturamento anual é de 360 mil reais.
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em 360 mil e vai até 4,8 milhões de reais.

Empresas com o faturamento superior a 4,8 milhões de reais são consideradas de médio a grande porte.

Reúna a documentação necessária

Durante a abertura de uma empresa em Porto Velho, é preciso apresentar alguns documentos obrigatórios. Alguns documentos possuem prazos determinados para serem cumpridos, já que possuem data de validade. Por isso, essa etapa requer a ajuda de um contador especializado em abrir este modelo de negócio. Nós podemos te ajudar!

Confira a seguir alguns dos documentos para abrir uma empresa:

Para os sócios

Caso você decida abrir uma empresa com sócios, é obrigatória a apresentação dos seguintes documentos de cada um deles:

  • 1 cópia simples do comprovante de residência;
  • Certidão de casamento (se casado);
  • 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (A Carteira Nacional de Habilitação também é válida);
  • 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.

Para a empresa

  • CNPJ;
  • 2 cópias simples do IPTU do imóvel;
  • 2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.

Contrato Social

O contrato social é um documento importante e que deve ser assinado por todos os sócios da empresa, a fim de firmar a sociedade. Nele, devem estar devendo a cada participação de cada um dos sócios da empresa, bem como suas cotas, investimentos e participação nos lucros.

Realize o registro na Junta Comercial

O registro é considerado uma certidão de nascimento da empresa e deve ser feito antes de obter o CNPJ. Sua empresa só funcionará legalmente se você realizar o seu registro na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas do seu Estado.

Obtenha o Alvará de Funcionamento

O alvará de funcionamento é o documento que permite que uma empresa desempenhe suas atividades em determinado local.

O alvará é emitido pela Prefeitura, Administração Regional ou Secretaria Municipal da Fazenda. Os documentos necessários para obter o alvará de funcionamento são: 

Planta do imóvel onde você pretende abrir seu negócio;

  • Cópia do recibo do IPTU pago;
  • CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
  • Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, obtido na Secretaria das Finanças;
  • O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
  • Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
  • Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.

Emita o Alvará Sanitário

Toda empresa que produz, manipula, comercializa ou transporta produtos e serviços que tenham influência na saúde humana, precisam do alvará sanitário.

O documento tem como objetivo determinar que uma empresa atue atendendo todas as exigências da Agência Nacional de Vigilância e Saúde (ANVISA).

O alvará sanitário deve ser solicitado na Secretaria Municipal de Saúde. Para isso, será necessário reunir os seguintes documentos: cópia do contrato social, cópia do CNPJ e cópia do atestado de viabilidade (aprovado na consulta comercial).

As principais dúvidas sobre abrir empresa em Porto Velho

Agora que você já conhece todo o processo necessário para abrir empresa, é possível que tenham surgido algumas dúvidas. Diante disso, decidimos responder as mais comuns:

Quanto tempo demora para abrir uma empresa?

Assim que toda a documentação for acertada, as informações são enviadas para a Receita Federal e a Junta Comercial e é iniciado o processo de abertura.

A aprovação leva de 3 a 5 dias úteis após o envio, significando que você já terá o número do CNPJ. Porém, para emitir notas, é necessário realizar um cadastro na Rede Simples.

Porém, para abrir empresa, é necessário também realizar a Análise Prévia da Viabilidade de Localização. Essa análise é feita para determinar se a empresa pode ou não utilizar determinado imóvel para determinado comércio.

Algumas pessoas escolhem um local que desejam se instalar, investem neste imóvel, e só depois descobrem que não podem atuar ali.

É muito tempo e dinheiro perdido, sendo que se contassem com o apoio de um profissional ligado nessa área, evitariam esse transtorno. Por isso, não se esqueça de fazer o pedido de Análise Prévia de Viabilidade do local.

Quanto custa abrir empresa em Porto Velho, Rondônia?

Saiba que o valor dependerá muito do escritório de contabilidade e da cidade na qual está localizado. No entanto, é interessante destacar que o valor pode variar de zero a 1.200 reais.

Preciso de contador para abrir uma empresa?

Sim. O profissional será responsável por realizar todo o processo de forma rápida e segura. No entanto, é importante encontrar um bom escritório. Abaixo listamos algumas dicas.

Bom atendimento

Com toda a tecnologia que temos disponível atualmente, as respostas devem ser cada dia mais rápidas e precisas. Por isso, o escritório que você escolher deve estar pronto para atendê-lo a qualquer momento.

A recomendação é que você avalie todos os canais de comunicação do escritório como e-mail, site, redes sociais e telefones. A velocidade, disponibilidade, cordialidade e atendimento devem ser fatores significativos antes de fechar negócio.

Dizem que a escolha de um contador para uma empresa é como escolher um médico para sua família. Ou seja, é necessário estabelecer um laço de confiança de longa duração. Por isso, é essencial que seu escritório também ofereça uma boa relação com os profissionais.

Infraestrutura

É importante analisar se o escritório de contabilidade está oferecendo a infraestrutura necessária para atender a sua demanda. Isso diz respeito tanto a tecnologia do escritório, quanto a quantidade de funcionários que eles podem oferecer.

Existem desde escritórios com apenas um contabilista responsável até gigantescas firmas com dezenas de empregados. Você pode avaliar a organização do espaço, o clima organizacional, a relação dos funcionários. Assim, é possível entender qual a melhor opção para sua empresa.

Competência técnica

É fundamental ser atendido por profissionais capacitados e experientes, que se mantenham frequentemente atualizados principalmente a respeito das legislações tributárias e trabalhistas. Além disso, é essencial que essa competência esteja ligada à capacidade de resolução de problemas e definição de conceitos (e como aplicá-los).

O cliente não precisa ser especializado em assuntos tributários e trabalhistas, mas o contador sim. Além disso, ele deve simplificar os conceitos e os termos para melhor compreensão do cliente.

Para ter certeza da competência técnica de um escritório, você pode entrar em contato com o profissional e ter uma conversa sobre as principais dificuldades do empreendimento. A partir disso, peça também atualizações periódicas e materiais sobre seu segmento, medindo a profundidade de conhecimento desse profissional.

Relação custo x benefício

Assim que você identificar quais são as reais necessidades de sua empresa, busque por um profissional contábil que seja especializado no seu ramo. Em seguida, peça um orçamento e avalie a qualidade das atividades executadas na proporção do preço pelo qual o serviço é cobrado.

É importante ressaltar que os profissionais com maior competência e conhecimentos específicos podem cobrar mais por seus serviços, mesmo que tenham uma estrutura menor. Isso porque a segmentação e especialização em nichos faz com que o escritório apresenta soluções eficazes para determinados problemas.

Da mesma forma que uma empresa pode cobrar mais barato por um produto. Como é o caso dos escritórios de contabilidade que prestam serviços básicos, como pagamento de impostos em dia etc.

Localização

O ideal é que o escritório esteja numa localização próxima e de fácil acesso da empresa. Quando o escritório atua na mesma cidade, fica muito mais fácil realizar reuniões e visitas pessoais para verificar sua estrutura funcional, seus representantes e a dinâmica.

Dessa forma, é possível economizar tempo e manter uma boa frequência de reuniões. Não só pelo deslocamento, é importante ter um escritório de contabilidade na mesma cidade também pelo fato de que a legislação contábil e as obrigações tributárias podem ser diferentes de uma cidade para outra.

Em alguns casos, as empresas encontram complicações com o IPTU e o ISS, além dos impostos municipais. Se o escritório estiver em outro município, isso se tornará ainda mais difícil.

Abertura Simples

O Abertura Simples conta com parceria com escritórios de contabilidade em Porto Velho que realizam todo esse processo para você que deseja abrir uma empresa na região. Assim, você pode realizar seu sonho de forma rápida, simples, segura e sem dores de cabeça.

Entre em contato com nossos representantes e saiba como ter o auxílio de um escritório de contabilidade para sua empresa em Porto Velho!

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