Como captar recursos para a minha empresa?

Ola empreendedor, seja bem vindo ao Abertura Simples. Hoje vou falar sobre uma duvida que nossos clientes têm muito e que nós temos ajudado eles a solucionar, que é a captação de recursos para os seus negócios. Você está precisando de dinheiro para sua empresa? Vou te dar as três formas de como captar recursos para seu negócio e também como funciona cada uma delas. Vamos lá?

Três formas de captar recursos:

1. Sócio

A primeira é trazer um sócio, que pode trazer só o trabalho, mas ele elimina uma mão de obra e custo que você tenha, e de certa forma ele traz recursos indiretamente para sua empresa. Você pode trazer esse mesmo sócio que venha com um aporte de capital.

“Mediante um contrato, sócios se compremetem em trabalhra conjuntamente para desenvolver um negócio empresarial, qualquer que seja a forma jurídica utilizada.”

Por que deveria trazer para captar recursos

Um sócio é para quando você precisa de alguém que te complemente na gestão do negócio. Por exemplo: você é alguém com perfil comercial e não administrativo, ou vice-versa. Então você traz o sócio com essa determinada habilidade e ele te complementa na sua sociedade. Você não vai precisar pagar ele, então vocês irão crescer juntos.

Tem o sócio capitalista, que é quando você está precisando de recurso, ele vêm com o investimento. Mas, de repente, ele não te complementa em nada, que pode ser um risco, porque você pode tentar trazer um investimento bancário ou um investidor.

Para mim, o sócio tem que ter uma complementariedade, quando ele tem uma habilidade que você não tem. Quando ele consegue te ajudar em alguma área que você é deficitário, ou quando consegue suprir uma necessidade que você, por falta de tempo, não consegue suprir.

2. Financiamento Bancário

Se você tem crédito, seu nome não estiver negativado, então você vai até uma instituição financeira e pede um financiamento bancário, faz descontos de duplicatas, antecipação de recebíveis, um capital de giro e traz o recurso para sua empresa.

“É o ato pelo qual a pessoa física ou jurídica, por intermédio de um contrato, recebe um aporte financeiro de instituição bancária ou financeira.”

Por que deveria trazer para captar recursos

Primeiro, se a sua empresa está em um nível inicial, dificilmente ela vai ter financiamento bancário. Isso porque os bancos avaliam dar credito para sua empresa depois de um ou dois anos de existencia dela. Nenhum banco vai te dar crédito com três meses de empresa porque você ainda não tem histórico, por mais que você tenha faturamento.

Mas se sua empresa já tiver passado por esse período, o financiamento bancário funciona da seguinte forma: imagine que você tenha um negócio que te rentabiliza 10% ao mês e você vai pegar um financiamento a 2%. Vale a pena trazer um sócio, ou um investidor? Você precisará fazer essa conta, porque vale a pena tracionar com esse recurso de terceiros.

Todas as grandes empresas tem financiamento bancário, seja de bancos, operações estruturadas, com o BNDS, com capital estrangeiro. Todas elas têm em seus balanços uma parte de financiamento bancário porque compensa mais para elas trazer esse recurso do que vender uma participação ou trazer um sócio.

Em ambos os casos, se houver endividamento na empresa, o financiamento servirá para alongar esse endividamento a longo prazo. Então se você estiver precisando de R$30.000, por exemplo, e precisa pagar as contas daqui a 15 dias. Então você pega esse dinheiro, divide em alguns meses e consegue alongar essa dívida para te dar um fôlego e continuar tracionando seu negócio.

3. Investidor

A terceira forma é trazendo um investidor para sua empresa. Você faz um plano de negócios, diz porque você precisa desse investimento e cresce.

“Pessoa física ou jurídica que realiza aplicações com fins de investimento.”

Por que deveria trazer para captar recursos

Investidor não vem para quitar dívida e não vai investir um dinheiro na sua empresa para isso. Nesse caso, é melhor trazer um sócio, vender uma parte da empresa, reduzir seus custos ou pedir um financiamento bancário.

Ele está atras de um negócio que seja atrativo, onde ele coloca o dinheiro dele para tracionar o crescimento. Então quando você buscar um investidor, terá de preparar um plano de negócios, uma apresentação e dizer onde você vai colocar os recursos que obteve desse investidor e qual será o retorno que ele terá.

Hoje em dia, muitos investidores não querem se tornar sócios da empresa. Eles querem fazer um investimento e sair dali a 2, 3 ou 5 anos. Isso é uma coisa normal nesse mundo de investidores.


Então está ai, queria te deixar essas três dicas de como captar recursos na sua empresa. Gostou dessas dicas? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta