Confira aqui dicas valiosas sobre como construir o melhor lugar para se trabalhar!

Que tal conferir como construir o melhor lugar para se trabalhar? Então continue lendo e descubra algumas dica e insights para aplicar na sua empresa!

Com as empresas focadas em uma força de trabalho um pouco envelhecida, pronta para se aposentar e, em contrapartida, a geração millennials em alta, a retenção de colaboradores tornou-se um tópico ainda mais frequente para os empreendedores. Isso porque eles estão sentindo o duplo impacto tanto da contratação e da escassez de novos talentos, por diversos fatores. Por isso, não importa se você está lutando para encontrar e manter os funcionários com as habilidades certas, você certamente quer mudar seu foco de manter os funcionários para envolve-los.

O conceito por trás da palavra retenção deve ser esquecido se você quer saber como construir o melhor lugar para se trabalhar. Pare para pensar: ele fala apenas para manter os funcionários na folha de pagamento pelo maior tempo possível, ignorando se esses funcionários são realmente produtivos e motivados. Engajamento é criar um ambiente onde os colaboradores estejam altamente motivados e comprometidos com o trabalho que você os contratou para fazer.

O envolvimento, por sua vez, se tornou tão importante e deve mover as suas atitudes de agora em diante. Para ajudar o empreendedor que deseja saber como construir o melhor lugar para se trabalhar, confira aqui algumas dicas e insights para aplicar em seus esforços de liderança!

CONFIRA AQUI ALGUMAS DICAS SOBRE COMO CONSTRUIR O MELHOR LUGAR PARA SE TRABALHAR!

Obtenha feedback dos funcionários

O melhor termômetro para saber como está o ambiente de trabalho da sua empresa é sabendo a opinião daqueles que vivem diretamente nele, não é mesmo? Quem melhor para explicar como é o local de trabalho no dia a dia? Para isso, existem muitas maneiras criativas de buscar informações, desde a simples solicitação de pesquisas com os colaboradores. Nestas ações, eles precisam compartilhar o que os impacta e, por consequência, como anda a sua motivação e produtividade.

Compartilhe feedback

Além de pedir feedbacks dos colaboradores, é preciso que você empreendedor compartilhe com eles também. Conversar o que você ouve e o que você acha ajuda na demonstração de transparência, confiança e profissionalismo.

Seja guiado por missões!

Esse é um atributo chave para que os seus colaboradores considerem que a sua empresa tem o melhor ambiente de trabalho. Eles estão procurando se sentir conectados com o trabalho que fazem e com as pessoas que fazem isso. Quanto mais eles entenderem e acreditarem no porque por trás de seu trabalho, mais eles serão inspirados a ir além.

Imagem de alguns colaboradores animados para remeter quem deseja saber como construir o melhor lugar para se trabalhar

Discuta objetivos de carreira

A quarta dica para saber como construir o melhor lugar para se trabalhar, é para que você dedique mais ou menos uma hora com cada um de seus colaboradores para discutir os seus interesses e objetivos profissionais. Certifique-se de manter esta reunião separada das avaliações de desempenho já que, dessa forma, você demonstra que está pensando nas metas de seus funcionários e procurando oportunidades de atribuir um trabalho que se alinhe com o que os impulsiona.

Reforce os benefícios dos benefícios

Como um líder, você deve ser totalmente conhecedor em todos os benefícios disponíveis para o seu time. Muitas vezes, as empresas fornecem benefícios que incluem assistência de ensino, descontos de fornecedores, bônus spot e outros que vão além da cobertura básica de saúde. No entanto, raramente vemos empreendedores e gerentes que instruem seus funcionários sobre esses recursos ou os incentivam a tirar proveito deles.

Por isso, não espere alguém perguntar. Ao assumir essa atividade, você sinalizará que a empresa está investida em seu crescimento e bem-estar, apoiando e respeitando o tempo de folga de um funcionário, encorajando-o a tirar todo o tempo de férias que ganha (e deixá-lo sozinho enquanto está fora do horário). Isso, com certeza, ajuda você a construir um ambiente de trabalho melhor.


E aí, agora que você já sabe como construir o melhor lugar para se trabalhar, saiba que o seu compromisso de apoiar sua equipe não aumentará apenas o moral, mas também a produtividade, capacidade, motivação e amor por aquilo que se faz.

Ficou com alguma dúvida sobre este assunto? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta