Quer saber como contratar freelancer para a sua empresa? Então confira algumas dicas aqui!

Você quer saber como contratar freelancer para a sua empresa? Então continue lendo para saber dicas sobre esse processo: 

Além dos empregados contratados pela CLT e dos estagiários, existe também outro colaborador, o freelancer, que atualmente vem sendo bastante procurado por empresas que desejam realizar trabalhos bem específicos e pontuais ou então, necessitam de alguma função ou habilidade não encontrada na equipe fixa da organização.

E, por ser um processo muito importante para o empreendedor e para a empresa, é fundamental ter muito cuidado e obedecer a todas as características desse modelo de trabalho, observando todos os detalhes que os diferenciam dos outros tipos de modelos contratuais, especialmente o regulado pela CLT.

COMO CONTRATAR FREELANCER PARA A SUA EMPRESA: VEJA TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER AQUI!

O que é freelancer?

O profissional que trabalha como freelancer ou autônomo é aquele que exerce sua profissão sem vínculo empregatício ou carteira assinada. Esse profissional é favorecido por questões tributárias e pela facilidade de conseguir trabalhos no ambiente digital, por isso a maioria dos casos é na área da comunicação e tecnologia da informação. Existem casos de profissionais liberais que trabalham por um tempo específico para empresas ou pessoas, mas a maioria das vezes oferecem seus serviços em casa, coworkings, cafés e qualquer lugar com acesso a internet e conforto necessário para realizar sua atividade.

Quais as vantagens de contratar um freelancer?

Existem diversas vantagens ao contratar um freelancer, entre eles:

  • A pessoa que atende é a mesma que produz. Ou seja, não há ruído de informação;
  • Mais agilidade. Os processos de trabalho do freelancer são enxutos se comparados à burocracia de um escritório;
  • O freelancer também é um empresário, ele entende as necessidades comerciais dos seus clientes;
  • Melhor custo/benefício;
  • Entre outros.

Mas, existe algum risco de trabalhar com um freelancer?

Como em quase todas as coisas que fazemos na vida, contratar um freelancer também pode ter os seus riscos e desvantagens. O mais comum é o receio da não entrega do que foi pedido inicialmente.

Como contratar freelancer para a minha empresa?

Nos listamos 5 dicas essências que você precisa ponderar na hora de fazer a escolha do profissional. Confira:

1 – Contrate especialistas

Como dito anteriormente, quando a empresa considera a hipótese e se faz a pergunta: como contratar freelancer para a minha empresa, é para um serviço específico. E por isso, contratar especialistas para exercer tal projeto é muito importante pois eles executaram as funções com mais habilidade e qualificação do que um outro que não é especializado.

2 – Contrate pessoas apaixonadas por aquilo que fazem

Na hora da contratação, pergunte ao candidato se ele é apaixonado(a) pelo que faz. Isso é um gás a mais para que ele faça com mais excelência o seu trabalho.

3 – Faça uma boa descrição do projeto

Seja claro no que precisa, desde as habilidades que espera do freelancer até as entregas que precisa. Dedique tempo a descrever quais devem ser as responsabilidades do profissional, perfil e área que busca contratar, prazos de entrega, materiais que precisa receber, nível de experiência que o candidato deve ter, valores disponíveis para investir e até algumas informações da sua empresa como referência.

4 – Filtre as propostas que deseja receber

Com uma boa descrição do seu projeto, você começará a receber as propostas dos profissionais quase que instantaneamente. Portanto, para facilitar o seu trabalho, considere em filtrar ponderando aspectos como:

  • Apresentação do candidato;
  • Experiência do freelancer;
  • Rapidez do retorno às suas dúvidas ou questionamentos;
  • Preenchimento dos requisitos que você solicitou na proposta;
  • Qualidade dos materiais de referência enviados (caso tenha solicitado).

5 – Na dúvida, pergunte e troque ideias

Após fazer esse filtro, é muito comum que você fique em dúvida entre as várias propostas que recebeu. Então, é muito importante que você não sinta medo de fazer perguntas, pedindo mais materiais de referência, saber mais das experiências anteriores, entre outras questões mais relevantes.

Se você é um profissional que deseja oferecer seus serviços como freelancer, baixe agora mesmo o nosso e-book para ter mais dicas sobre como ter sucesso nesta área.

Quero contratar freelancer para a minha empresa!

Agora que você já sabe como contratar freelancer para a sua empresa, deve estar se perguntando aonde você pode anunciar a sua vaga. E para isso existem várias plataformas que são especializadas neste modelo de profissionais. Nós separamos 4, veja abaixo:

99Freelas

O 99Freelas é um dos sites mais famosos para contratar freelancers online em diversos segmentos. Você pode publicar um projeto para que os profissionais se candidatem ou tem a possibilidade de entrar em contato diretamente com algum deles.

Workana

O trabalho da Workana é bem parecido com o 99Freelas, mas tem atuação em toda a América Latina. No Brasil, são mais de 500 mil profissionais disponíveis para diversas atividades.

Freelancer.com

No Freelancer.com você consegue encontrar profissionais de todo o mundo. Você descreve o projeto, os freelancers enviam as propostas, você escolhe qual mais lhe agrada e o trabalho começa.

Fiverr

No Fiverr você encontra praticamente tudo que precisa desde trabalhos bem feitos e profissionais qualificados até tarefas estranhas, como a venda de cartão postal.


E aí, agora que você já viu como contratar freelancer para a sua empresa, chegou a hora de colocar todas as dicas em prática. Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta