Tudo que você precisa saber para emitir DAS MEI sem complicações e fazer o pagamento regularmente
Estar formalizado como Microempreendedor Individual (MEI) possui diversos benefícios na hora de empreender. São muitos benefícios e isenções que o MEI garante ao regularizar o seu negócio.
Porém, ainda assim, também existem algumas obrigações que devem ser cumpridas no seu devido prazo. Uma delas é o DAS MEI, um compromisso que o microempreendedor deve emitir e pagar todos os meses.
Nós preparamos um passo a passo com tudo que você precisa saber para fazer o pagamento dessa obrigação. Mas não se preocupe, emitir DAS MEI e fazer o pagamento é muito fácil! Confira:
O que é o DAS MEI?
Antes de tudo, é necessário que você entenda o que é essa obrigação. DAS MEI é a sigla para o Documento de Arrecadação Simplificada do Microempreendedor Individual. Basicamente, é o boleto que deve ser pago mensalmente pelo MEI para garantir suas obrigações fiscais.
Essa é a única guia de recolhimento de impostos que o Microempreendedor Individual tem obrigação de pagar. Isso porque, diferente de outras empresas, o MEI não precisa calcular os impostos todo mês.
Ele precisa pagar apenas o ISS (Imposto Sobre Serviços) e o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Para unir o pagamento de ambos, foi criado o DAS MEI.
Ela deve ser paga todo dia 20 de cada mês, e tem um valor fixo que varia por volta de R$ 50,00.
Por que preciso pagar e emitir DAS MEI todo mês?
O principal motivo pelo qual você deve pagar o seu DAS MEI regularmente é para manter a sua empresa em dia. Do contrário, você fica com dívidas no seu CPF e pode até mesmo ter o seu CNPJ cancelado. Porém, as multas continuam, e pior: com juros incidentes. Por isso, é tão importante que você faça o pagamento do seu DAS MEI em dia.
Além disso, o pagamento desse imposto garante que você esteja contribuindo com a sua Previdência Social, auxílio Reclusão, auxílio doença, salário-maternidade e até mesmo pensão por morte.
Como emitir DAS MEI e pagar:
1. Acesse o Portal do Empreendedor
O portal do empreendedor, ou também conhecido como portal do MEI, é um site que nasceu justamente com o propósito de facilitar a vida dos microempreendedores. Ele abriga todas as demandas e questões inerentes ao negócio em um só lugar.
Com ele, é possível abrir o MEI, contratar serviços, obter soluções financeiras e, claro, emitir o DAS MEI. Clique aqui para acessar o site do Portal do Empreendedor.
2. Clique em “Já Sou MEI” e em seguida em “Pague sua Contribuição Mensal”
Se você está precisando emitir DAS MEI pela primeira vez, é sinal de que você já possui o seu MEI constituído, com CNPJ, certo? Por isso, clique no botão “Serviços” que aparece abaixo de “Já Sou Microempreendedor Individual“.
Você será levado para uma página com todos os serviços disponíveis no Portal do Empreendedor para os MEIs devidamente cadastrados. Entre eles, você encontrará a opção “Pague sua Contribuição Mensal“, e nesse campo você irá começar o seu processo para emitir o DAS.
3. Escolha entre as opções disponíveis de pagamento
Neste artigo, falaremos mais sobre a opção de boleto de pagamento. Este é o mais comum e pode ser pago por qualquer pessoa. Porém, também existem outras três formas de emitir DAS MEI e fazer o pagamento.
É possível fazer o pagamento também por débito automático, porém o serviço ainda não está disponível para todos os bancos. O MEI precisa ter conta-corrente em um dos bancos abaixo:
- 001 – Banco do Brasil S/A
- 003 – Banco da Amazônia S/A
- 004 – Banco do Nordeste do Brasil S/A
- 021 – Banco Banestes S/A
- 033 – Banco Santander (Brasil) S/A
- 041 – Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A
- 070 – Banco de Brasília S/A
- 104 – Caixa Econômica Federal
- 237 – Banco Bradesco S/A
- 389 – Banco Mercantil do Brasil S/A
- 748 – Banco Cooperativo Sicredi S/A
- 756 – Banco Cooperativo do Brasil S/A
A opção “Pagamento Online” está disponível apenas para usuários do Banco do Brasil com acesso ao Internet Banking.
Caso você possua alguma dívida, é possível também fazer o parcelamento de débitos do MEI.
4. Informe seu CNPJ e acesse “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”
Clicando em Boleto de Pagamento, você será direcionado para o Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual. Nesta página, deverá informar o seu CNPJ e copiar os caracteres que aparecem na imagem.
Caso não consiga visualizar os caracteres, pode gerar outra imagem para facilitar a leitura.
Assim que você acessar o programa, deverá clicar em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)” no menu superior esquerdo da tela.
5. Selecione o Ano Calendário e o mês que deseja emitir DAS MEI
Agora é necessário que você selecione o ano e mês que irá emitir o DAS MEI e fazer o pagamento. Assim que identificar o período de apuração, selecione e informe a data para pagamento do(s) DAS.
Caso você opte por boleto, ele irá gerar um PDF que você deverá utilizar para fazer o pagamento. Já se optou pela opção de pagar online, o site irá gerar um documento para realização do pagamento por meio de débito em conta corrente.
Em seguida, clique no botão “Apurar/Gerar DAS” e logo na sequência clique em “Imprimir/Visualizar PDF“.
Pronto, agora basta se encaminhar até o seu banco e fazer o pagamento do DAS MEI sem preocupações. Fácil né?
E aí, já sabe como emitir DAS MEI para ficar em dia com esse pagamento? Ficou com alguma dúvida sobre esse tema? Comente abaixo e não esqueça de ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre o mundo dos negócios com o Abertura Simples.
Ainda não possui um MEI? Clique no botão abaixo e saiba como podemos ajudá-lo:
1 Comment
Olá! Eu gerei/fiz emissão de vários DAS pois não estava entendendo o portal. Agora quando listo as pendências aparecem meses que foram quitados. Como prosseguir?