CREDMEI: Conheça o serviço de acesso a Soluções Financeiras para MEI

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Saiba mais sobre o novo programa CREDMEI, para facilitar o acesso à soluções financeiras para os MEIs

Muitas vezes, os microempreendedores individuais tem uma dificuldade muito grande em obter crédito. Segundo a CND – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o Brasil possui mais de 7 milhões de microempreendedores, porém apenas 18% destes têm um vínculo bancário de pessoa jurídica (PJ).

Mas agora, ter acesso a soluções financeiras pode ser algo bem mais fácil para os MEIs. Conheça o Programa CREDMEI, uma estratégia da Subsecretaria Especial de Micro e Pequena Empresa, junto ao Ministério da Economia.

O que é o CREDMEI?

Esse programa do Governo Federal é voltado aos microempreendedores individuais, e tem como objetivo simplificar o acesso a produtos e serviços junto aos bancos credenciados. A proposta é a desburocratização da relação entre o sistema bancário e o microempreendedor.

Com ele, o microempreendedor individual tem acesso a diversas soluções financeiras para o crescimento de seus negócios, como:

  • Cartão de crédito ou débito empresarial
  • Máquinas de crédito e débito, facilitando a venda de produtos ou pagamento por prestação de serviços
  • Antecipação de recebíveis, para que o valor vendido no crédito seja recebido à vista
  • Crédito para quitar despesas ou ampliar a empresa
  • Seguros de proteção ao negócio ou à família
  • Conta corrente de pessoa jurídica, podendo movimentar o dinheiro da empresa
  • Investimentos

O programa CREDMEI não é um programa de concessão de crédito, e sim de facilitação do acesso destes serviços oferecidos pelas instituições financeiras.

A participação é gratuita, tanto para as instituições financeiras quanto para os empreendedores interessados.

Quais empreendedores podem aproveitar o CREDMEI?

O programa é destinado exclusivamente para microempreendedores individuais. Ou seja, todos aqueles cadastrados e formalizados no Portal do Empreendedor.

O empreendedor deve estar com seu cadastro atualizado e estar presente em um dos municípios contemplados na fase piloto do programa.

No momento o serviço está disponível apenas para as cidades de Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus e Vitória. Porém, a solução será apresentada em outras cidades em breve.

Como participar do programa?

Usando apenas o seu computador ou smartphone, o empreendedor pode acessar o serviço e-CREDMEI pelo Portal do Empreendedor e fazer a solicitação.

Pelo portal, o MEI manifesta sua intenção pelos produtos e a instituição financeira analisa as propostas. Com a documentação em conformidade, os produtos e a conta são contratados. O cliente precisa apenas se encaminhar até a agência para assinar os documentos.

No momento de fazer a solicitação, é necessário ter em mãos o cadastro CNPJ atualizado, além de um documento de identidade e um comprovante de residência. Esses dois últimos deverão estar digitalizados para poder incluir no formulário.

Em três passos, ele pode fazer a solicitação do crédito junto ao banco do seu interesse.

  1. Pelo Portal, o empreendedor indica que tipo de solução precisa para o seu negócio e elabora a solicitação do produto e serviço financeiro;
  2. A instituição financeira receberá a solicitação, junto aos dados e documentos do empreendedor, facilitando e agilizando, assim, o processo de análise;
  3. Se aprovada, a instituição entrará em contato com o MEI para orientá-lo na assinatura do contrato.

Vale lembrar que a obtenção de crédito para o crescimento da empresa vai depender de outros fatores também. Além disso, o dinheiro obtido deve ser utilizado única e exclusivamente para o seu negócio, e não para fins pessoais.

Você já conhecia o CREDMEI? Ficou com alguma dúvida sobre esse serviço? Comente abaixo e acompanhe o Abertura Simples para ficar por dentro de tudo sobre o mundo dos negócios!

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Guia de Vendas na Contabilidade

Faça como mais de 30 mil contadores. Baixe agora mesmo o Guia de Vendas na Contabilidade e começe a tracionar seu escritório hoje mesmo.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário