Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre como identificar tendências de mercado!

 em Gestão e Produtividade, Para Empreendedores

Você quer entender todos os passos sobre como identificar tendências de mercado, mas não sabe por onde começar? Então continue lendo para conferir algumas ferramentas e dicas valiosas:

Todo profissional que toma a decisão de abrir a sua própria empresa, antes de mais nada, precisa escolher se vai apostar suas fichas em mercados concorridos, onde a concorrência já está estabelecida e vai lhe sobrar a guerra da atenção e preço, mas que também oferece conforto por já ser conhecido e disseminado entre os consumidores, ou se vai arriscar novos rumos, explorando tendências de mercado e descobrindo um oceano azul de oportunidades ao seu favor.

Para quem escolha segunda opção de descobrir mercados até então inexplorados, com o desafio de criar hábitos de consumo e inovar, os resultados vem a longo prazo, mas são certos e possivelmente maiores. Mas a dúvida é: como descobrir o que está por vir?

Pensando nisso, nós do Abertura Simples reunimos algumas dicas valiosas para os empreendedores que desejam saber como identificar tendências de mercado. Continue lendo para saber mais:

COMO IDENTIFICAR TENDÊNCIAS DE MERCADO? CONFIRA AQUI!

O que são as tendências de mercado?

Uma tendência de mercado é a indicação de um caminho a seguir, uma pista que o comportamento do consumidor e dados de pesquisas podem apontar. E, exatamente por isso, que o autor referência Kotler divide tais tendências em três tipos, de acordo com seu grau de confiabilidade e duração, sendo elas:

  • Modismo: São imprevisíveis, possuem curta duração, sem significado relevante;
  • Tendências: A tendência “revela como será o futuro […] pode se manter por muito tempo – sendo observável em diferentes áreas de mercado e atividades de consumidores – e é consistente com outros indicadores significativos que ocorrem ou surgem ao mesmo tempo”;
  • Mega tendências: Com uma abrangência bem maior, as mega tendências são “grandes mudanças sociais, econômica, políticas e tecnológicas que se formam lentamente e, uma vez estabelecidas, nos influenciam por algum tempo – de sete a dez anos, ou mais”.

Saiba descobrir nichos

De modo geral, um nicho de mercado é um pedaço de um grande mercado, ou seja, é uma sub parcela de um segmento grande que ainda não está sendo atendido pelas empresas. Segmentar é importante porque, se a empresa atende um público muito grande, fica um pouco complicado entregar um serviço com excelência.

Por isso, a segmentação de mercado ajuda no melhor desempenho e posicionamento, além de entregar ao cliente algo que não era oferecido antes, e o mais importante: concedendo um serviço de qualidade ao consumidor.

A importância de explorar novas tendências

Antes de saber como identificar tendências de mercado, quer saber qual a importância de explora-las? Como vimos anteriormente, identificar tais oportunidades é fundamental para a criação de estratégias mais eficientes para a sua empresa. Isso acontece devido a um conjunto de fatores que, no final, fazem muita diferença, já que ajudam a:

  • Enxergar possibilidades de mudança no mercado em que atua;
  • Estar sempre um passo à frente da concorrência;
  • Se preparar para atender as necessidades e desejos dos clientes, mudando as características e atributos de produtos e serviços para acrescentar novos benefícios para os consumidores;

Imagem de um post com a mensagem tendências de 2019 para remeter a como identificar tendências de mercado

5 dicas sobre como identificar tendências de mercado

Acompanhe os influenciadores e publicações especializadas

É possível apontar pelo menos uma publicação ou influenciador para cada tipo de mercado existente. Acompanhá-los de perto é uma boa maneira de saber das novidades que surgem e se adaptar a elas, caso julgue necessário. Por isso, confira quais são os posts mais buscados, qual foi a reação dos seguidores e com esses dados, crie indicadores que o leve para grandes descobertas.

Ouça os seus clientes

Os clientes são e sempre serão a principal força na consolidação de tendências, afinal, são eles que as concretizam. Portanto, encontrar maneiras de saber o que eles estão pensando e falando é uma forma de saber como identificar tendências de mercado.

O volume deve confirmar a tendência

O princípio de volume de Dow diz que o aumento ou diminuição do volume (quantidade de ações negociadas) deve estar no mesmo sentido da tendência. Assim:

Na tendência de alta, o volume deve aumentar com a valorização dos ativos e diminuir nas desvalorizações (correções).

Na tendência de baixa o volume deve aumentar com a desvalorização dos ativos e diminuir nas valorizações (repiques).

Observe os seus concorrentes

Observar de perto os seus concorrentes pode economizar bastante o seu tempo ao traçar sua estratégia de antecipação de tendências. Portanto, observe principalmente quais necessidades dos consumidores que nenhuma outra empresa conseguiu resolver.

Não confunda as modinhas com tendências duradouras

As modinhas que surgem e tomam conta das redes sociais e programações em outros canais são, muitas vezes, confundidas com tendências. Por este motivo, todo cuidado é pouco.

O ideal é absorver alguns “hypes” para o seu negócio, mas sempre consciente de que se trata de uma forma de aumentar o seu faturamento enquanto a moda durar. Essa prática não deve impedir a busca de tendências reais que possam mudar completamente os rumos do seu mercado.

5 ferramentas para identificar tendências de mercado

Agora que você já sabe como identificar tendências de mercado, chegou a hora de conhecer 5 ferramentas de tendências disponíveis na internet, tanto pagas quanto gratuitas. Confira!

  • Google Trends: Ferramenta gratuita, ela serve para saber quais são os termos mais buscados no momento, ou seja, mostra as palavras-chave mais buscadas, oferecendo ao profissional a possibilidade de explorar quais são as tendências acerca de qualquer termo de interesse;
  • Crunchbase: Gratuitamente, o Crunchbase é muito utilizado como ferramenta estatística para monitorar as empresas que estão em ata em seu setor. A ferramenta é disponibilizada apenas no idioma inglês;
  • PiniOn: O PiniOn é um aplicativo brasileiro que coleta dados a partir de “missões” encomendadas pela empresa. Essa ferramenta é interessante para quem já possui um negócio com capital para investimento nessa área. As missões, na verdade, são questionários aplicados ao consumidor em forma de game. O seu investimento pode variar de acordo com as suas missões;
  • Survey Monkey: A Survey Monkey é uma ferramenta que, em sua versão grátis, permite a criação de questionários com até 10 perguntas e você recebe até 100 respostas por e-mail. As versões pagas oferecem mais respostas, possibilidades de personalizações e também a capacidade de cruzar dados dos questionários aplicados.

Agora que você já sabe como identificar tendências de mercado, chegou a hora de empreender e ter sucesso. Ficou com alguma dúvida? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

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