Você sabe como organizar o tempo no trabalho? Então descubra algumas dicas aqui!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Quer saber como organizar o tempo no trabalho? Então continue lendo para conferir algumas dicas:

Saber utilizar o tempo a seu favor é um grande diferencial para os profissionais, independente da área de atuação. Para ser mais produtivo e utilizar todas as horas de trabalho de forma inteligente e organizada, é preciso que primeiro o colaborador separe suas atividades em:

  • Crises – importantes e urgentes;
  • Urgências – urgente, mas não importante;
  • Planejamento – importante, mas não urgente;
  • Rotina – nem importante e nem urgente.

A gestão do tempo é um cuidado rotineiro para qualquer pessoa, empresa ou processo. Ao nível do profissional, gerenciar as tarefas de forma assertiva, proativa e eficaz resulta inclusive em melhores condições de vida e qualidade de trabalho, no atendimento ao público e até mesmo, amplia as condições de ascensão de carreira.

Mas, mesmo com tantos benefícios, existem muitas pessoas que ainda encaram essa organização como um desafio. Pensando nisso, nós do Abertura Simples preparamos uma lista com algumas dicas para você saber como organizar o tempo de trabalho de forma eficiente. Continue lendo para saber mais:

DICAS PARA VOCÊ SABER COMO ORGANIZAR O TEMPO NO TRABALHO DE MANEIRA EFICIENTE!

10 dicas sobre como organizar o tempo no trabalho

Organize suas ações

A primeira dica sobre como organizar o tempo no trabalho é: organize todas as suas ações! Faça uma lista de todas as tarefas do dia e ordene suas realizações. Ficar preocupado com muitas coisas faz com que não realizemos nenhuma atividade adequadamente.

Evite ficar muito conectado com interferências

Liberte-se dos elementos que tiram o seu foco e, por consequência, não permitem que você realize suas ações. Por isso, aproveitando um pouco da dica anterior, reserve um momento do seu dia para cuidar dos seus e-mails e relacionamentos, mas não permaneça grande parte do seu tempo conectado.

Planeje para fazer tudo hoje

A terceira dica sobre como organizar o tempo no trabalho é: não adie as suas tarefas, por mais que esta ação seja convidativa. Pode parecer que não haverá problemas, mas tenha certeza que o resultado não será positivo. Assim, evite deixar para amanhã o que se pode fazer hoje.

Evite a sobrecarga de trabalho

Muitos profissionais acumulam obrigações e querem resolver tudo para parecerem produtivos. Saiba que cada um tem seu escopo de trabalho é pago para isso. Assim, priorize seu objetivo final.

Deixe problemas pessoais em casa

Evite que os problemas pessoais interfiram nos resultados do trabalho. A falta de concentração na tarefa em execução pode levar ao trabalho dobrado ou a prejuízos muito maiores.

Imagem de uma lista de tarefas para fazer hoje para remeter ao empreendedor que deseja saber como organizar o tempo no trabalho

Descanse

A sexta dica sobre como organizar o tempo no trabalho é que nenhum profissional é produtivo 100% do seu tempo, e cada vez mais, precisamos exercer o ócio criativo para termos relações de trabalho balanceados.

Tenha foco

O foco é primordial para que você consiga executar suas tarefas com a devida excelência. Se você tem uma programação organizada no seu dia a dia de trabalho, isso ajuda na perda de tempo com algo irrelevante.

O tempo é você quem cria

Todo profissional ou, a maioria, reclama em algum momento da sua vida sobre a falta de tempo. O tempo é uma abstração – é você quem o cria em sua agenda. Por isso, elimine compromissos que não levam adiante. Acorde mais cedo, delegue, não assuma mais do que pode cumprir, não acumule tarefas… esses e outros hábitos são ações perfeitas para que você consiga ter mais tempo.

Organize seu espaço de trabalho

Procurar documentos, relatórios, planilhas e apresentações pode tomar bastante tempo de trabalho. Mantenha todo o material da empresa no seu devido lugar, use divisórias para documentos e organize as pastas virtuais de maneira eficiente e prática.

Tenha disciplina e comprometimento

A última dica sobre como organizar o tempo no trabalho é: não adianta utilizar agendas, aplicativos ou qualquer outro tipo de organizados se você não tiver disciplina e comprometimento com as suas atividades e horários. Seguir o que foi planejado é extremamente importante para obter êxito no gerenciamento do tempo. Todas essas sugestões que servem como auxílio só vão surtir verdadeiro efeito se, junto a eles, você consiga ser leal ao seu compromisso e se dedicar com vontade.


E aí, agora que você viu as dicas sobre como organizar o tempo no trabalho, chegou a hora de otimizar sua produtividade e melhorar sua qualidade de vida.

Ficou com alguma dúvida? Comente e participe para melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

1 Comment

  1. Ola! Gostei as dicas 🙂 Planejamento e boa organização são importantes – especialmente quando Voce deve trabalhar muito para cumprir todos prazos e encerrar todos projetos – tal como eu :)) Infelizmente az vezes não chega o tempo para fazer um planejamento profissional. Por isso sempre utilizo as ferramentas digitais ou eventualmente papel e caneta :)), minha preferida – Kanban – kanbantool.com seja uma boa ideia para arranjar e organizar a rotina diaria sem tanta pressão. Recomendo :))


Faça um Comentário