Passo a Passo: Como recompensar funcionários para uma boa motivação no trabalho

Saiba como você pode recompensar funcionários em sua empresa e, assim, melhorar a motivação dos mesmos no ambiente de trabalho

Um dos aspectos que mais influenciam na produtividade dos colaboradores é o sentimento de serem reconhecidos e recompensados. Quando não se sentem satisfeitos, a motivação cai, e com isso também os resultados da organização.

Muitas vezes, o dinheiro não é tudo que as pessoas querem para se sentirem motivadas. Existem diversos estudos que apontam que o dinheiro pode servir como propulsor momentaneamente. Porém, depois de um tempo, o funcionário já pensará quando receberá o próximo.

Isso não fará com que você retenha o seu colaborador, pois uma das principais razões pela qual os funcionários saiam de uma empresa e vão para novos empregos é a oportunidade de desenvolvimento de carreira.

Por isso, se você quer recompensar funcionários, fazê-los se sentirem mais motivados e engajados com a sua organização, confira o passo a passo completo que preparamos.

Aqui, te apresentamos algumas dicas de como fazer os seus colaboradores se sentirem recompensados pelo bom trabalho exercido, sem precisar gastar muito com isso. Confira:

Como recompensar seus funcionários e aumentar a motivação no trabalho:

1. Ofereça horários flexíveis

Este é um método bastante econômico, apreciado pelos colaboradores e que pode trazer uma grande motivação no trabalho.

Ter horários flexíveis na empresa é considerada uma das recompensar mais valiosas pelos funcionários. Isso porque o tempo é muito valorizado, tanto dentro quando fora do trabalho.

Com isso, eles sentem que tem mais autonomia para escolher como gastar seu tempo na empresa. Além disso, também passa uma mensagem de confiança, de que a empresa acredita que, independente de como se organizar, o funcionário entregará o trabalho bem feito no tempo estipulado.

Você pode também definir métricas de desempenho e premiar os colaboradores que se destacam com uma tarde livre para recompensar.

2. Reconheça o progresso

Muitas vezes, o próprio feedback positivo e o reconhecimento por parte das lideranças já faz toda diferença na motivação do colaborador.

Todo mundo gosta de ter seu trabalho reconhecido, e é importante que os funcionários saibam como estão se saindo na empresa, seja de forma positiva ou não.

Um bom líder é aquele que sabe elogiar em público, e corrigir no particular. Faça isso de forma justa, mas com atenção para que isso sirva como estímulo para a equipe, e não como competição.

Eventualmente, premiar as melhores iniciativas também pode ser muito eficiente para a motivação do time.

3. Escreva recomendações

Não custa nada escrever uma boa recomendação para aquele funcionário dedicado, proativo, que está sempre em busca de aperfeiçoamento e se esforça pelo crescimento da empresa, certo?

O LinkedIn é o melhor local para que você o faça, pois a sua recomendação ficará pública para toda rede profissional online do recomendado.

Ressalte os pontos positivos de cada um de seus liderados. Isso os ajuda a perceber o quanto você os conhece e observa suas principais habilidades.

4. Permita trabalhar em projetos diferentes

Quando liberados e incentivados a participar de outros projetos, a sensação de autonomia faz com que os colaboradores se sintam reconhecidos e recompensados.

Essa prática pode, inclusive, premiar os empregados que inovam dentro da organização com algum tipo de brinde, cartão presente ou até mesmo um bônus em dinheiro.

Porém, todos devem saber como funciona a definição de prazos na rotina de trabalho, as prioridades e os objetivos para cada projeto, para que nada fique atrasado ou desorganizado.

5. Realize ações descontraídas

ilustração de um homem e uma mulher, representando as formas de recompensa de funcionários

As pessoas gostam muito de quando conseguem se distrair um pouco e sair do clima tenso do trabalho.

São muitas as opções: um dia para usar roupas casuais? Ambiente pet friendly, para que os colaboradores levem seu animal de estimação em algum dia específico? Incentivar os trabalhos voluntários? Já pensou até em promover sessões de cinema em sua empresa?

Essas práticas tendem a ter resultados muito positivos em equipes mais jovens.

Você pode escolher aquela que melhor se adapta à sua empresa e começar a ver seus funcionários se sentirem muito mais motivados.


E aí, pronto para recompensar funcionários da sua empresa sem gastar muito? Essas estratégias são essenciais para aumentar a motivação no trabalho.

Se ficou com alguma dúvida, não deixe de comentar abaixo. Fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos negócios com o Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta