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Quer entender quais aspectos influenciam o comportamento do consumidor em relação a sua marca? Então confira!

O que você verá neste artigo:

Entender quais aspectos influenciam o comportamento do consumidor é fundamental para entregar aquilo que ele realmente espera de você e do seu produto/serviço. Continue lendo para entender mais:

Toda empresa tem como objetivo satisfazer as vontades e necessidades do seu público, buscando aumento nas vendas e uma maior lucratividade. Para que isso aconteça, é preciso conhecer a fundo o seu público-alvo, bem como o seu padrão de comportamento e consumo.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: ENTENDA A SUA IMPORTÂNCIA E QUAIS SÃO OS ASPECTOS INFLUENCIAM SUAS MUDANÇAS.

O que é comportamento do consumidor?

A AMA, American Marketing Association conceituou o comportamento do consumidor como

“A interação dinâmica de sentimentos e percepções, comportamentos e ambiente pelo qual os seres humanos conduzem os aspectos das relações de troca em suas vidas. […] O comportamento do tomador de decisões no mercado de produtos e serviços. Muitas vezes é usado para descrever o campo interdisciplinar do estudo científico que tenta entender e descrever tal comportamento.”

O comportamento do consumidor, portanto, é o estudo que aborda a percepção que as pessoas têm sobre uma marca e suas motivações no relacionamento com ela. Seu objetivo é entender como, quando, onde e porque de determinada escolha do consumidor, tanto individualmente como em grupo.

Observação do cliente

Para entender isso na prática, é preciso observar e analisar atentamente o seu consumidor. As seguintes perguntas podem ajudar o empreendedor a compreendê-lo:

  • O que ele pensa e sente?
  • O que ele vê e ouve?
  • O que ele fala e faz?
  • Quais são seus medos, angustias e frustrações?
  • Quais são seus verdadeiros desejos e necessidades?

É preciso ter em mente que o consumo é uma das múltiplas ações que permeiam o dia a dia do ser humano. As pessoas têm infinitas motivações para buscar ambições, para conquistar espaços e para a realização pessoal.

Pode parecer algo bastante subjetivo, mas o comportamento do consumidor é caracterizado pelas atividades mentais e emocionais que ocorrem no momento da seleção, da compra e do uso dos produtos/serviços.

Por que a minha empresa deve conhecer o comportamento do consumidor?

Como é o processo de tomada de decisões da sua empresa: com base em pesquisa ou vai na intuição mesmo? Se você faz a análise desse comportamento seguindo a opção “intuição”, então a sua empresa passa longe do ideal.

Gerir sua empresa pautado em estudos bem definidos e estruturados garante maiores chances de desenvolvimento. Por isso, a importância de se investir em pesquisas para conhecer o comportamento do consumidor.

Uma vez que você fica a par das motivações por trás das compras, se torna muito mais fácil antecipar-se às tendências desses consumidores. Além disso, os benefícios se estendem a atração e retenção de clientes.

Imagem de um pesquisador mexendo dentro da cabeça do cliente para entender qual é o comportamento do consumidor da sua empresa

5 ASPECTOS QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR QUE TODA EMPRESA PRECISA SABER

Classe social

A classe social é um aspecto importante para determinar como o consumidor vai se posicionar diante de certos produtos e serviços. A tendência é que quanto mais baixa a sua condição financeira, mais restrita vai ser a visão do consumidor quanto ao que é necessário comprar. A medida que essa condição melhora, novas possibilidades se abrem e mesmo os produtos e serviços considerados mais caros, passam a entrar no radar desse consumidor.

Mas, vale lembrar que: não é só o preço que faz diferença nesse caso e sim, toda a abordagem da empresa. Tudo isso serve para convencer o público de determinada classe social que aquela oferta é boa para ele.

Cultural

A cultura é um dos fatores que mais influenciam o comportamento do consumidor. Mas, o que está envolvido nisso?

Podemos dizer então que, a cultura é um conjunto de tudo aquilo em que estamos inseridos e vivenciamos. E por estar tão presente no nosso dia a dia, ela acaba moldando nossa forma de pensar e agir. A cultura é determinada pelo local e situação em que cada individuo vive e, quando falamos sobre ela, não estamos nos referindo apenas a um nível amplo, como os costumes de um país. É preciso levar em conta até a cultura local, adquirida a partir da vivencia com determinada cidade ou bairro, por exemplo.

Idade

À medida que vamos envelhecendo, o ser humano vai aos poucos mudando sua maneira de pensar e agir, o que inclui os hábitos de compra. Isso deixa claro que a abordagem que vai convencer um jovem não é a mesma para o consumidor mais experiente. A grande realidade é que a diferença entre os interesses, exigências e prioridades aumenta junto com a diferença de idade entre as gerações mais novas e mais antigas.

Personalidade

A personalidade de cada pessoa também é única e, ignorar esse detalhe como fator determinante de compra, seria um grande erro cometido pela sua empresa.

Afinal, a personalidade influencia em praticamente tudo na nossa vida e por conta disso, foi até desenvolvido um modelo chamado de Social Styles, ou tipos sociais, que ajudam a entender melhor como a personalidade do consumidor afeta sua maneira de comprar.

Família e amigos

Esse é, talvez, o grupo que mais influencia nas decisões de um consumidor. Nestes aspectos, estamos lidando com pessoas que são, muitas vezes, extremamente próximas e que possuem contato direto com ele.

Com o aumento das compras via e-commerce, virou quase uma regra de consumo buscar outras opiniões antes de adquirir um produto/serviço. Por isso, sempre que possível, explore os benefícios da solução que você está oferecendo de um modo que os familiares e amigos da persona também sejam atraídos.

Influenciadores

Os influenciadores estão presentes em todos os lugares. Eles possuem um papel de grande destaque na formação de opinião do comportamento do consumidor atual. Eles não precisam ser necessariamente celebridades do momento e sim, precisam apenas ser reconhecidos no nicho em que performam. Para se adaptar a isso, vale a pena se juntar a influenciadores que atingem um público-alvo igual ao seu.


E aí, está pronto par analisar qual é o comportamento do consumidor da sua empresa? É muito importante que a organização conheça tudo o que envolve o público-alvo e dessa forma, atinja resultados mais expressivos nas vendas.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

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