Qual é e como escolher a melhor condição de pagamento para oferecer na minha empresa?

 em Planejamento e Finanças

Qual a melhor condição de pagamento para oferecer aos meus consumidores? Como escolher? Continue lendo para saber mais sobre o assunto:

Facilitar a vida do consumidor é uma das principais preocupações que um empreendedor tem no seu dia a dia. No mercado, existem diversas opções que você, empresário, pode oferecer ao seu consumidor como forma de pagamento. As dúvidas que a maioria tem é: Como escolher a melhor solução, ou seja, a melhor condição de pagamento que possuem mais benefícios tanto para o empreendedor, como para o cliente? Compensa aceitar cartão de crédito como forma de pagamento? Devo oferecer opções de parcelamento? Esses métodos podem desequilibrar o meu fluxo de caixa?

Essas e outras questões devem ser consideradas ao escolher quais as formas de pagamento você irá implementar na sua empresa. Em um mercado cada vez mais diversificado, uma série de fatores precisam ser analisados.

Por isso, nós do Abertura Simples reunimos neste post algumas dicas de quais são as condições de pagamento mais populares que existem no mercado atualmente, além de listar alguns fatores que ele precisa considerar antes de contratar alguma. Confira!

CONDIÇÃO DE PAGAMENTO: QUAL É A MELHOR PARA O MEU NEGÓCIO? COMO ESCOLHER? CONTINUE LENDO PARA DESCOBRIR!

Como escolher a melhor condição de pagamento para o meu empreendimento?

Procure uma solução que aceite as principais bandeiras para o seu negócio

Quanto maior o número de possibilidades de recebimento das suas vendas, maior será o seu faturamento. Aqui, o empreendedor precisa entender que, tendo diversas formas de pagamento, nenhum cliente deixara o seu estabelecimento por não ter nenhuma forma de pagamento compatível com as que você disponibiliza.

Vale lembrar que: o empresário deve dar preferência para aquelas soluções que aceitam as principais bandeiras da região onde está o negócio. Caso contrário, o faturamento não vai crescer.

Analise antes de contratar

É muito importante colocar na ponta do lápis o faturamento do negócio e todos os custos que envolvem adotar uma máquina de cartão, por exemplo. Aceitar cartões de débito e crédito aumentam o controle das finanças, mas é preciso considerar as taxas de pagamento feitos a prazo. Considerar todas as possibilidades de inadimplência, taxas e afins são essenciais para que o seu negócio não tenha problemas de fluxo de caixa.

Atenção aos custos

Aproveitando um pouco do tópico anterior, a contratação de uma condição de pagamento possui alguns custos fixos como por exemplo, taxas referentes às transações, aluguel, entre outros. Aqui, é interessante que o empreendedor vá ao seu banco e veja quais são as formar que eles oferecem, como por exemplo, a isenção da cobrança de taxas de mensalidade, ou outras formas de benefício já que você é correntista (pessoa jurídica). Caso não seja possível sair dessas despesas variáveis, tente atrelar serviços adicionais ao usar a máquina, como recarga de celular, por exemplo.

Escolha aquela tecnologia que mais se adequa a sua empresa

Não existe a melhor ou a pior. Essa é uma decisão que precisa ser tomada pelo empreendedor, depois de ter feito um estudo detalhado sobre todas as opções que existem no mercado. A condição de pagamento precisa estar de acordo com a dinâmica do seu negócio.

Assim, se você quer impulsionar as suas vendas, pergunte aos seus consumidores qual é a forma que eles preferem. Um sistema de pagamento restrito? Pagamento a vista? Pagamento em cartão?

A lógica é fácil de entender e pode significar, como já dissemos, um crescimento do faturamento, mesmo que seja necessário fazer um investimento inicial.

Imagem de um homem pensando em qual condição de pagamento ele vai implementar na sua empresa

Condição de pagamento: Qual devo contratar para o meu negócio?

As principais formas de pagamento que você pode implementar na sua empresa são:

Dinheiro – à vista

Praticamente aceito em todos os estabelecimentos, segundo pesquisa da SPC Brasil e da CNDL, mostra que essa é a forma de pagamento preferida dos consumidores brasileiros. Entre as suas vantagens, destaca-se a liquidez e seu baixo custo. O dinheiro pode dar também é maior flexibilidade na precificação, permitindo a concessão de maiores descontos, já que não há custos atrelados.

Cheque

Se o dinheiro está presente em quase todos os negócios, o cheque cada vez mais faz o caminho inverso. Essa reclusão tem motivo: a inadimplência é muito alta pois a falta de fundos só é percebida no momento do depósito do documento. Essa é uma condição de pagamento que não possui sem custos, mas tem alto risco.

Cartões de débito e crédito

O pagamento com cartões de crédito, depois do pagamento em dinheiro, é a modalidade mais popular entre os consumidores brasileiros, principalmente por duas grandes vantagens: praticidade e prazo de pagamento. As operações nesse caso movimentam volume maior de dinheiro, impactando nas vendas da empresa.

Com uso de cartões de débito, o pagamento também é feito a vista. Neste caso, ele é um meio seguro, pois dispensa o porte de dinheiro em espécie. O empresário terá benefícios a garantia de recebimento do valor pelo preço total do serviço ou produto, a redução da inadimplência e a agilidade nas transações.

Boleto bancário

O boleto bancário é uma condição de pagamento acessível tanto para os empresários, quanto para os clientes. Essa opção é importante para o consumidor, principalmente para aquele que não quer usar o cartão de crédito. Embora seja dentro da modalidade de pagamentos à vista, o empresário poderá apresentar prazo e negociar descontos para quem paga na data estipulada no boleto. Este é um método prático, e pode ser pago em qualquer instituição bancária, casas lotéricas e agências dos Correios.

Pagamento móvel

Os serviços de pagamento por dispositivos móveis (celulares e smartphones) são tendência no mercado e mais um reflexo da expansão do universo online. Especialmente para o MEI – Microempreendedor Individual, maior beneficiário dessa tecnologia, há a possibilidade de acoplar um pequeno dispositivo ao próprio telefone, que funcionará como uma maquininha de crédito ou débito.


E aí, está pronta para escolher a melhor condição de pagamento para o seu negócio? É importante que você procure sempre as opções com o melhor custo x benefício para ambas as partes.

Tem outra forma de pagamento e quer compartilhar conosco? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

pessoas analisando dados de fintechs