Saiba como o empreendedor pode conduzir a entrevista de emprego para a sua empresa!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

É empreendedor e quer saber como conduzir a entrevista de emprego para a sua empresa com eficiência? Então continue lendo para saber mais sobre este assunto:

Os colaboradores de uma empresa são a alma do negócio. A partir dos serviços prestados por eles que o seu produto ou serviço ganha vida e conquista o consumidor final. Portanto, montar uma equipe produtiva e engajada, passa necessariamente pelo empreendedor, que precisa saber como conduzir a entrevista de emprego para a sua empresa com eficiência. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo para saber mais:

COMO CONDUZIR A ENTREVISTA DE EMPREGO PARA A SUA EMPRESA COM EFICIÊNCIA? QUER SABER A RESPOSTA PARA ESSA PERGUNTA? ENTÃO CONFIRA!

Contratar a pessoa certa para fazer parte do seu time cumpre etapas diversas, desde a abertura da vaga em si até a efetiva contratação do novo colaborador. Esse é um processo técnico conduzido, geralmente, por um profissional da área de Recursos Humanos, que possui um conhecimento e experiência necessária para identificar aquela pessoa que mais se encaixa nos pré-requisitos da vaga.

Mas, nem sempre os pequenos negócios contam com este departamento, área ou até mesmo algum profissional do RH, o que acaba, muitas vezes, caindo sobre a responsabilidade do empreendedor.

As diversas atividades que este empresário tem durante o seu dia são infinitas. Mas, este é um processo de extrema importância e que precisa ser feito com critérios eficientes e adequados para ter o acerto na contratação. E, pensando em resolver este problema, nós do Abertura Simples listamos algumas dicas que você, empreendedor, deve saber ao conduzir uma entrevista de emprego para a sua empresa com excelência. Confira!

5 DICAS PARA VOCÊ, EMPREENDEDOR, NÃO ERRAR NA HORA DE FAZER A ENTREVISTA!

1 – Prepare-se

Não vá fazer a entrevista sem antes saber exatamente o que você espera do candidato. Por isso, estude detalhadamente todos os pontos e perguntas que você quer e precisa fazer ao profissional. É importante ressaltar que este é um momento crucial para a saúde da sua empresa, e por isso, você precisa se planejar com antecedência para que tudo durante este processo saia conforme o planejado.

Organize-se: leve uma folha com as perguntas pertinentes e os principais pontos que você precisa analisar no currículo do profissional. Além disso, é essencial ficar de olho no horário para não chegar atrasado.

2 – Sem preconceitos

Essa é uma dica que não se encaixa somente sobre este assunto em que estamos tratando. Mas, especificamente, o entrevistador não pode ter nenhum tipo de preconceito em sua mente. Por isso, está terminantemente proibido julgar os candidatos sem motivos que sejam competências e experiências.

Este é um momento importante tanto para você, como para o candidato. Tente deixar o clima mais agradável, simpático e, acima de tudo, tente entender a situação se colocando no lugar dele.

conduzir a entrevista de emprego para a sua empresa

3 – Seja objetivo

Antes de começar a fazer as inúmeras perguntas que você, previamente planejou, é fundamental que você deixe bem claro tudo o que você espera do candidato, ou seja, o que é a vaga, o que vai ser pedido e avaliado, qual o cargo e o salário, etc. Aqui nesta dica, é interessante que o empreendedor explique os valores e objetivos da empresa, quais são as pretensões futuras para o mercado, entre outros aspectos.

4 – De valor às experiências

A 4° dica de como conduzir a entrevista de emprego para a sua empresa com excelência é sobre as experiências. Além de claro analisar os dados do currículo, é recomendável que o empreendedor observe também as competências e antigas experiências do candidatos. Essas informações, muitas vezes são cruciais para a desenvoltura e o jogo de cintura desses profissionais perante a situações um pouco embaraçosas.

5 – Respostas positivas ou negativas = respostas

A 5° e última dica sobre como conduzir a entrevista de emprego para a sua empresa com excelência é sobre respostas. Muito mais importante do que entrar em contato com o profissional dizendo que ele foi selecionado para o processo seletivo da vaga da sua empresa, é dizer a ele se a entrevista o rendeu um resultado positivo ou negativo. Se ele foi escolhido, ótimo: acertaram os últimos detalhes para que ele comece o quanto antes a trabalhar na sua empresa.

Não foi escolhido? Não possui o perfil adequado, achou uma pessoa que preenche melhor os requisitos da vaga? Não importa o motivo, apenas explique o porque. Esse é o mínimo que você pode fazer por ele.


E aí, está preparado para conduzir a entrevista de emprego da sua empresa com excelência? Vale ressaltar que este é um assunto de extrema importância e que você como empreendedor, deve concentrar o seu tempo para estudar e analisar as dicas para realizar esse processo da maneira mais assertiva possível.

Se você preferir, confira o vídeo que preparamos sobre o tema e fique antenado no nosso canal no Youtube para conferir outros conteúdos exclusivos:

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Fonte: Pequenas Empresas, Grandes Negócios.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário