Saiba como o empreendedor pode conduzir a entrevista de emprego para a sua empresa!

 em Gestão e Produtividade

É empreendedor e quer saber como conduzir a entrevista de emprego para a sua empresa com eficiência? Então continue lendo para saber mais sobre este assunto:

Os colaboradores de uma empresa são a alma do negócio. A partir dos serviços prestados por eles que o seu produto ou serviço ganha vida e conquista o consumidor final. Portanto, montar uma equipe produtiva e engajada, passa necessariamente pelo empreendedor, que precisa saber como conduzir a entrevista de emprego para a sua empresa com eficiência. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo para saber mais:

COMO CONDUZIR A ENTREVISTA DE EMPREGO PARA A SUA EMPRESA COM EFICIÊNCIA? QUER SABER A RESPOSTA PARA ESSA PERGUNTA? ENTÃO CONFIRA!

Contratar a pessoa certa para fazer parte do seu time cumpre etapas diversas, desde a abertura da vaga em si até a efetiva contratação do novo colaborador. Esse é um processo técnico conduzido, geralmente, por um profissional da área de Recursos Humanos, que possui um conhecimento e experiência necessária para identificar aquela pessoa que mais se encaixa nos pré-requisitos da vaga.

Mas, nem sempre os pequenos negócios contam com este departamento, área ou até mesmo algum profissional do RH, o que acaba, muitas vezes, caindo sobre a responsabilidade do empreendedor.

As diversas atividades que este empresário tem durante o seu dia são infinitas. Mas, este é um processo de extrema importância e que precisa ser feito com critérios eficientes e adequados para ter o acerto na contratação. E, pensando em resolver este problema, nós do Abertura Simples listamos algumas dicas que você, empreendedor, deve saber ao conduzir uma entrevista de emprego para a sua empresa com excelência. Confira!

5 DICAS PARA VOCÊ, EMPREENDEDOR, NÃO ERRAR NA HORA DE FAZER A ENTREVISTA!

1 – Prepare-se

Não vá fazer a entrevista sem antes saber exatamente o que você espera do candidato. Por isso, estude detalhadamente todos os pontos e perguntas que você quer e precisa fazer ao profissional. É importante ressaltar que este é um momento crucial para a saúde da sua empresa, e por isso, você precisa se planejar com antecedência para que tudo durante este processo saia conforme o planejado.

Organize-se: leve uma folha com as perguntas pertinentes e os principais pontos que você precisa analisar no currículo do profissional. Além disso, é essencial ficar de olho no horário para não chegar atrasado.

2 – Sem preconceitos

Essa é uma dica que não se encaixa somente sobre este assunto em que estamos tratando. Mas, especificamente, o entrevistador não pode ter nenhum tipo de preconceito em sua mente. Por isso, está terminantemente proibido julgar os candidatos sem motivos que sejam competências e experiências.

Este é um momento importante tanto para você, como para o candidato. Tente deixar o clima mais agradável, simpático e, acima de tudo, tente entender a situação se colocando no lugar dele.

conduzir a entrevista de emprego para a sua empresa

3 – Seja objetivo

Antes de começar a fazer as inúmeras perguntas que você, previamente planejou, é fundamental que você deixe bem claro tudo o que você espera do candidato, ou seja, o que é a vaga, o que vai ser pedido e avaliado, qual o cargo e o salário, etc. Aqui nesta dica, é interessante que o empreendedor explique os valores e objetivos da empresa, quais são as pretensões futuras para o mercado, entre outros aspectos.

4 – De valor às experiências

A 4° dica de como conduzir a entrevista de emprego para a sua empresa com excelência é sobre as experiências. Além de claro analisar os dados do currículo, é recomendável que o empreendedor observe também as competências e antigas experiências do candidatos. Essas informações, muitas vezes são cruciais para a desenvoltura e o jogo de cintura desses profissionais perante a situações um pouco embaraçosas.

5 – Respostas positivas ou negativas = respostas

A 5° e última dica sobre como conduzir a entrevista de emprego para a sua empresa com excelência é sobre respostas. Muito mais importante do que entrar em contato com o profissional dizendo que ele foi selecionado para o processo seletivo da vaga da sua empresa, é dizer a ele se a entrevista o rendeu um resultado positivo ou negativo. Se ele foi escolhido, ótimo: acertaram os últimos detalhes para que ele comece o quanto antes a trabalhar na sua empresa.

Não foi escolhido? Não possui o perfil adequado, achou uma pessoa que preenche melhor os requisitos da vaga? Não importa o motivo, apenas explique o porque. Esse é o mínimo que você pode fazer por ele.


E aí, está preparado para conduzir a entrevista de emprego da sua empresa com excelência? Vale ressaltar que este é um assunto de extrema importância e que você como empreendedor, deve concentrar o seu tempo para estudar e analisar as dicas para realizar esse processo da maneira mais assertiva possível.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Fonte: Pequenas Empresas, Grandes Negócios.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Imagem vetorizada que representa a produtividade no trabalho