Skip to content

Conheça as 4 maiores dores das pequenas empresas no Brasil

Especialistas identificam as principais dificuldades das PMEs brasileiras.

O Brasil é um país que empreende, sim. Segundo o Ministério da Economia, só em 2021 foram abertas mais de 4 milhões de empresas no país. Foi um aumento de 20% em relação ao ano anterior ― o início da pandemia. No entanto, o que sobra de vontade para empreender falta de conhecimento técnico. 

A BBX, por exemplo, que mentorou 120 empresas nos últimos dois anos, identificou, entre esse grupo de mentoradas quatro principais “dores” dos empreendedores brasileiros, em especial de pequenas e médias empresas:

  • 92% dos mentorados não sabem como elaborar ou não conseguem cumprir o planejamento financeiro; 
  • 80% não possuíam business plan; 
  • 60% não tinham conhecimentos sobre governança; 
  • 50% apresentavam divergências em comunicação institucional. 

“O primeiro contato das empresas conosco costuma se dar em razão de uma questão financeira. Muitos empreendedores têm a visão errônea de que o planejamento financeiro é sinônimo, simplesmente, da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e acreditam que é assunto restrito à contabilidade, enxergam a ‘pessoa do financeiro’ não como um diretor, mas como alguém cuja responsabilidade é pagar contas”, afirma James Cichy, founder e CEO da companhia. 

Falta de conhecimento técnico

Sobra vontade, mas falta conhecimento técnico ao pequeno empreendedor brasileiro. Essa percepção errada da área financeira afeta o plano de negócios. A grande maioria das PMEs nascem sem nenhuma estratégia de sobrevivência, confundindo missão/valores com business plan.

“O que é preciso ter em mãos são linhas de previsibilidade do negócio, de entendimento quanto ao momento de expansão da empresa, da necessidade de aumentar o time, dos custos atrelados a esse crescimento”, acrescenta o CEO da BBX. “O contrário também precisa estar contemplado: o que vai definir uma eventual redução? Se for necessário diminuir a equipe, quais cargos são os cruciais? Quais serão os impactos de desligamentos?” 

Desconhecimento de processos de governança e compliance

É essencial que a PME tenha um bom cumprimento de normas legais e regulamentos internos. É muito comum essas pequenas empresas descumprirem práticas básicas, muitas vezes revelando despreparo dos empreendedores, que vendem uma ideia da empresa que passa longe da realidade.

O brasileiro é empreendedor por natureza, mas precisa de orientação, aconselhamento. A mentoria empresarial pode ser uma boa saída, pois ela agrega diferentes visões e experiências”, diz finaliza Cichy. “Importante ressaltar que o ideal é sempre trabalhar com dois ou mais mentores especialistas, ampliando a rede de apoio e troca. Crucial também destacar que não se deve deixar para procurar auxílio apenas quando um problema aparecer, pois pode ser tarde demais.”

Fonte: Terra

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!