5 sinais de que você precisa de consultoria jurídica para saldar uma dívida

 em Planejamento e Finanças

Saldar uma dívida nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente quando ela possui condições complexas ou juros elevados. Sem uma atuação no momento correto as chances são grandes de que você se veja cada vez mais afundado em contas a pagar e por isso contar com uma consultoria jurídica é importante. Como toda dívida dá sinais específicos de que a ajuda é necessária, confira cinco sinais e veja se é a hora de procurar uma consultoria jurídica para obter ajuda.

Os atrasos são constantes

Se você tem uma dívida e vem atrasando o pagamento de suas parcelas constantemente então esse é um sinal claro de que você precisa de ajuda para saldar uma dívida. Isso se deve ao fato de que ou você está com problemas na gestão ou então a dívida está com um valor acima do esperado ou do possível.
Nesses casos, contar com uma consultoria jurídica é muito importante para que ela possa atuar duas maneiras: tanto na revisão do contrato em si como na negociação da dívida. Dessa maneira, é possível atuar de forma a reduzir os atrasos e saldar uma dívida definitivamente.

Os juros são muito elevados

Você também precisará de uma consultoria jurídica para saldar uma dívida se os juros forem muito altos. Essa necessidade acontece por um motivo simples: com juros muito elevados, por mais pagamentos que você faça, você continuará devendo por um longo tempo.
Somando-se a isso está o fato de que juros abusivos, como o próprio nome indica, não são permitidos por lei. Dessa maneira, a consultoria jurídica pode ajudar a revisar o que você está realmente pagando em sua dívida de modo a conseguir uma diminuição importante para que você possa, enfim, saldá-la.

O valor para saldar uma dívida saiu do controle

Não é incomum que a necessidade de ajuda só seja percebida de maneira tardia. Com isso, se o valor da dívida saiu de controle, como dobrou ou triplicou, então é um sinal de que você precisa da consultoria jurídica o quanto antes.
Com uma atuação de revisão de condições e negociação de pagamento, a consultoria jurídica vai ajudá-lo a saldar uma dívida e, principalmente, a impedir que ela continue crescendo de maneira desenfreada.

Seus negócios estão sendo prejudicados

Atrasos em dívidas levam ao terrível nome negativado, o que dificulta o acesso ao crédito de maneira geral. Já a dívida que saiu do controle começa a consumir cada vez mais recursos sem que isso resulte efetivamente em uma diminuição do valor devido. Com isso, você passa a ter cada vez menos possibilidades de fazer investimentos, já que boa parte dos recursos está comprometida.
Ambos os exemplos são situações típicas em que, mesmo que você não note, seus negócios estão sendo prejudicados por uma dívida. Quando isso acontece, contar com uma consultoria jurídica é fundamental para evitar que o prejuízo para seus negócios se torne profundo ou mesmo definitivo.

A empresa credora deixou de existir

Outra situação que não é incomum é quando a credora deixou de existir. Geralmente por o fechamento da empresa credora faz com que você encontre dificuldades para realizar o pagamento ainda quando outra empresa assume a cobrança.
Por isso, nesses casos é altamente recomendável contratar uma consultoria jurídica para saldar uma dívida da maneira mais simples e efetiva possível. Pode ser o caso de fazer o pagamento em juízo, garantindo que os valores sejam quitados adequadamente e que sua empresa se mantenha segura.
Contar com uma consultoria jurídica é muito importante caso você possua o objetivo de saldar uma dívida de casos específicos. Quanto mais difícil for quitar a dívida, maior é a necessidade de auxílio correto, evitando prejuízos que podem afetar seu negócio de maneira definitiva.
Por acaso você está passando por algum desses casos com uma dívida? Tem alguma dúvida ou questionamento? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Imagem de alguns cifrões prateados em fundo azul, representando como precificar os produtos e serviçosImagem de algumas pessoas em uma mesa em uma reunião formal