Skip to content

Qual a importância da contabilidade para um escritório de advocacia? Entenda!

O que você verá neste artigo:

Um contador para advogados é responsável por cuidar da área financeira, econômica e patrimonial do seu escritório de advocacia. Este profissional será responsável por desenvolver planilhas, cuidar das contas a pagar e receber, pagar o imposto e ainda poderá ser um consultor financeiro do seu negócio.

O nicho de contabilidade para advogados é muito importante para a saúde financeira para que o escritório esteja sempre funcionando na regularidade e em perfeitas condições.

Com a contabilidade para escritório de advocacia, é possível resolver com facilidade diversos processos burocráticos e ainda contar com serviços para prosperar financeiramente. Além de auxiliar no preenchimento da folha de pagamento e controle financeiro.

O contador é um profissional indispensável para que um escritório possa atuar na legalidade, contar com consultoria financeira e tributária, com terceirização da folha de pagamento e muito mais. Abaixo listamos alguns serviços para que os empreendedores possam entender a importância da contratação deste profissional!

contabilidade para um escritório de advocacia

Por que devo contratar um contador para o meu escritório de advocacia?

Primeiramente, é necessário entender a importância de um contador para o seu escritório. Um dos serviços mais importantes que um contador pode fazer pelo seu negócio é fazer a segregação de receitas de honorários e valores creditados a clientes. Qualquer erro em um desses aspectos pode levar a multa ou custos elevados para o seu escritório, então contar com a ajuda de um profissional é extremamente importante.

Além disso, a contabilidade para advogados é importante para evitar erros, incidência de multas, entre outros problemas de administração que podem comprometer a regularização do seu negócio. Alguns desses problemas são:

  • Escrituração contábil;
  • Cálculo de tributos;
  • Emissão de balancetes.

Não escriturar corretamente as movimentações do seu escritório pode fazer com que a mesma seja atuada pelos órgãos de fiscalização. 

Ter a ajuda de um profissional capacitado nesta hora é fundamental para que você tenha certeza de que a parte contábil do escritório está sendo feita de maneira correta e que os tributos também estão sendo recolhidos de forma correta.

Como fazer a contabilidade de um escritório de advocacia?

O primeiro passo é manter o controle financeiro. É necessário registrar todos os valores que entram e que saem. Também é essencial ter em mente que para evitar grandes despesas é importante controlar os impostos.

Além disso, mesmo que o seu escritório de advocacia possua um contador, é importante ressaltar que você mesmo precisa conhecer o mínimo de contabilidade, pois assim você entenderá o que o seu contador está fazendo. Isso também se deve ao fato de que você é o responsável pelo escritório, então em algum momento você precisará tomar alguma decisão relacionada a contabilidade.

ABS News. Clique aqui!

Planejamento Tributário

Também conhecido como elisão fiscal, o planejamento tributário é um conjunto de sistemas, ações e estratégias legais que visam diminuir os tributos pagos.

O contador poderá desenvolver um planejamento tributário eficiente para que a empresa consiga reduzir o pagamento de impostos de forma legal (ato conhecido como elisão fiscal). O planejamento, além da economia, permite que o negócio atue na legalidade.

Por meio do planejamento tributário é possível recuperar impostos que foram pagos a mais, acompanhar agenda tributária, entregar as declarações obrigatórias no prazo, reduzir obrigações, entre outras coisas.

Controle de contas a pagar e receber

O equilíbrio financeiro de uma empresa é fundamental para sua continuidade e crescimento. Contudo, nem sempre o empreendedor tem o conhecimento necessário para realizar o controle.

Por isso, uma das funções do escritório é realizar o controle de contas a pagar e receber. É com este controle que ele consegue desenvolver relatórios visando realizar um diagnóstico da vida financeira da empresa.

Como fazer o controle financeiro?

No registro de custos é possível anotar os seguintes dados:

  • Custo de contas de aluguel, luz, água internet;
  • Custo com os instrumentos utilizados na atividade profissional;
  • Custos com possíveis serviços contratados;
  • Despesas tributárias;
  • Valores recebidos como honorários advocatícios;
  • Valores recebidos a título de outros serviços e atendimentos.

Consultoria estratégica

Um outro serviço prestado por muitos contadores é a consultoria estratégica do escritório. O profissional será um aliado, pois conseguirá analisar os dados financeiros, compreender o que precisa ser melhorado e traçar metas de crescimento ou até indicar mudanças econômicas benéficas para o crescimento do escritório.

Assessoria trabalhista

A Assessoria Trabalhista é um serviço de departamento que contempla diversos serviços referentes à área de recursos humanos, desde a contratação, folha de pagamento, obrigações, encargos, orientação quanto à legislação trabalhista e muito mais.

Poucas pessoas sabem, mas o contador também tem conhecimento técnico para cuidar das funções de um departamento pessoal. Ele pode, por exemplo, fluxo de registro de funcionário, fundo de garantia e muito mais.

Legalização empresarial

A legalização empresarial é fundamental para ficar em dia com a legislação fiscal, contábil, trabalhista e órgãos governamentais, como a Receita Federal.

Por ser um processo burocrático e demorado, o contador poderá realizar todo o processo de abertura de empresa para você, bem como sua legalização e até o encerramento. Ele também ficará responsável por fazer mudanças contratuais e até tributárias. Com isso, você não terá que lidar com processos burocráticos.

Alguns passos de abertura de empresa são:

  • Montar um planejamento;
  • Definir o tipo de empresa;
  • Definir porte da empresa;
  • Verificar a natureza jurídica;
  • Solicitar o CNPJ;
  • Solicitar o Alvará de Funcionamento.

Saiba como abrir uma empresa

Dicas para contratar uma contabilidade para escritório de advocacia

Uma busca no Google é capaz de apresentar diversos escritórios de contabilidade. Só que isso não garante que os mesmos, de fato, realmente oferecem um serviço qualificado.Desta forma, é fundamental que o empreendedor faça uma escolha a partir de alguns critérios de qualidade, como:

Atendimento

Com toda a tecnologia que temos disponível atualmente, as respostas devem ser cada dia mais rápidas e precisas. O escritório que você escolher deve estar pronto para atendê-lo a qualquer momento.

A recomendação é que você avalie todos os canais de comunicação do escritório como e-mail, site, redes sociais e telefones. A velocidade, disponibilidade, cordialidade e atendimento devem ser fatores significativos antes de fechar negócio.

Dizem que a escolha de um contador para uma empresa é como escolher um médico para sua família. Ou seja, é necessário estabelecer um laço de confiança de longa duração. Por isso, é essencial que seu escritório também ofereça uma boa relação com os profissionais.

Infraestrutura

É importante analisar se o escritório de contabilidade está oferecendo a infraestrutura necessária para atender a sua demanda. Isso diz respeito tanto a tecnologia do escritório, quanto a quantidade de funcionários que eles podem oferecer.

Existem desde escritórios com apenas um contabilista responsável até gigantescas firmas com dezenas de empregados. Você pode avaliar a organização do espaço, o clima organizacional, a relação dos funcionários. Assim, é possível entender qual a melhor opção para sua empresa.

Especialização

Um profissional especializado na área de atuação do seu negócio, terá mais conhecimento técnico e isso impacta na qualidade dos serviços contábeis prestados. Sendo assim, a recomendação é que você procure por contadores especializados.

Competência técnica

É fundamental ser atendido por profissionais capacitados e experientes, que se mantenham frequentemente atualizados principalmente a respeito das legislações tributárias e trabalhistas. Além disso, é essencial que essa competência esteja ligada à capacidade de resolução de problemas e definição de conceitos (e como aplicá-los).

O cliente não precisa ser especializado em assuntos tributários e trabalhistas, mas o contador sim. Além disso, ele deve simplificar os conceitos e os termos para melhor compreensão do cliente.

Para ter certeza da competência técnica de um escritório, você pode entrar em contato com o profissional e ter uma conversa sobre as principais dificuldades do empreendimento. A partir disso, peça também atualizações periódicas e matérias sobre seu segmento, medindo a profundidade de conhecimento desse profissional.

Aumento na produtividade

A contabilidade para o seu escritório proporcionará fluidez nas informações, desta forma, o ganho na produtividade será nítido.

Custo x benefício

Peça um orçamento e avalie a qualidade das atividades executadas na proporção do preço pelo qual o serviço é cobrado. É importante ressaltar que os profissionais com maior competência e conhecimentos específicos podem cobrar mais por seus serviços, mesmo que tenham uma estrutura menor. Isso porque a segmentação e especialização em nichos faz com que o escritório apresenta soluções eficazes para determinados problemas.

Da mesma forma que uma empresa pode cobrar mais barato por um produto, como é o caso dos escritórios de contabilidade que prestam serviços básicos, como pagamento de impostos em dia etc.

Localização

O ideal é que o escritório esteja em uma localização próxima da empresa. Quando o escritório atua na mesma cidade, fica muito mais fácil realizar reuniões e visitas pessoais para verificar sua estrutura funcional, seus representantes e a dinâmica.

Dessa forma, é possível economizar tempo e manter uma boa frequência de reuniões, que se aconselha que seja no mínimo mensal. Não só pelo deslocamento, é importante ter um escritório de contabilidade na mesma cidade também pelo fato de que a legislação contábil e as obrigações tributárias podem ser diferentes de uma cidade para outra.

Em alguns casos, as empresas encontram complicações com o IPTU e o ISS, além dos impostos municipais. Se o escritório estiver em outro município, isso se tornará ainda mais difícil.

Simples Nacional para advogados

O Simples Nacional é um dos tipos de enquadramento que o escritório de advocacia pode adotar. Ele é um sistema tributário simplificado, criado em 2006 pela Lei Complementar 123, para micro e pequenas empresas.

Por meio do Simples Nacional você pode recolher, por meio de uma única guia, os seguintes tributos e contribuições:

  • Imposto de Renda da Pessoa Jurídica- IRPJ
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – COFINS
  • INSS
  • Imposto sobre Circulação de Serviços – ISS
  • Programa de Integração Nacional – PIS
  • Contribuição sobre o Lucro Líquido – CLL

Os profissionais de direito que optarem pelo Simples Nacional podem pagar valores mais justos nos tributos municipais e federais. Além disso, as alíquotas também são reduzidas para quem está cadastrado no Simples Nacional.

Vale ressaltar que isso só acontece caso haja um enquadramento como micro ou pequena empresa, pois isso permite a emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

Baixe o e-book “Guia completo: Como abrir um escritório de advocacia”

Abrir um escritório de advocacia não é nada fácil! Mas o Abertura Simples desburocratiza isso para você. Baixe agora mesmo o nosso e-book “Guia completo: Como abrir um escritório de advocacia” e tenha acesso ao passo a passo completo! Baixe agora mesmo, é grátis!

O Abertura Simples é um portal que conecta novos empreendedores a contadores experientes para que eles deem todo o auxílio que você precisa. Caso você esteja buscando por um serviço de contabilidade que possa ajudar você, entre em contato com nossos representantes:

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on twitter
Share on whatsapp
Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

Você também pode gostar desses Conteúdos

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!

Faça parte da maior comunidade de empreendedores do Brasil, sempre munidos com as últimas e mais relevantes notícias e artigos do mundo do empreendedorismo.