As 7 dúvidas mais comuns sobre contabilidade para pequenas empresas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Você tem dúvidas sobre como funciona a contabilidade para pequenas empresas? Confira este artigo!

Preocupados com o capital de giro, planejamentos e outros investimentos, muitos empresários não dão a importância devida para a contabilidade para pequenas empresas. Muitas vezes essa situação se dá devido às dúvidas que surgem sobre esse assunto, impedindo que a empresa possa se desenvolver totalmente.

Você tem dúvidas sobre como funciona a contabilidade para pequenas empresas? Confira as dúvidas mais comuns e esclareça todas as suas questões de uma vez.

1. Por que a contabilidade para pequenas empresas é importante?

A contabilidade para pequenas empresas é um dos itens mais importantes para as PMEs porque é a responsável por garantir uma boa administração de todos os recursos disponíveis na empresa, além de garantir a completa legalização referente às obrigações tributárias.

Com isso, a contabilidade para pequenas empresas é mais do que apenas um setor já que pode ser a responsável por fornecer não apenas o crescimento, mas também a estabilidade para a empresa se desenvolver.

2. É possível fazer a contabilidade de maneira autônoma?

Outra dúvida que existe sobre a contabilidade para pequenas empresas é se ela pode ser feita de maneira autônoma, ou seja, pelo próprio empreendedor. Essa dúvida surge graças à visão distorcida de que uma empresa pequena possui uma contabilidade menos complexa e que, portanto, pode ser feita de maneira amadora.

A verdade é que mesmo quando se trata de pequenas empresas a contabilidade deve ser feita por um profissional especializado e de confiança, já que as obrigações envolvem detalhes que dificilmente podem ser observados e atendidos corretamente por alguém que não seja um profissional da área.

3. Como ter uma contabilidade eficiente?

Para ter uma contabilidade para pequenas empresas eficiente é preciso contratar bons profissionais e isso inclui uma avaliação de experiência e serviços oferecidos em contraste com as necessidades da sua empresa. Se os profissionais utilizam recursos para uma contabilidade mais facilitada, como softwares contábeis, maiores são as chances de que o seu negócio se beneficie de toda essa estrutura.

Escolher uma contabilidade adequada para o tamanho e situação da sua empresa também é importante, pois dessa forma você garante que todas as necessidades do seu empreendimento sejam atendidas como necessário.

4. O que faz um contador?

O profissional da contabilidade é aquela pessoa que tem um curso superior em Ciências Contábeis e possui um registro profissional perante o CRC – Conselho Regional de Contabilidade.

Dentro de suas atribuições mais tradicionais estão o controle dos livros de entradas e saídas da empresa, controle de fluxo de caixa e de estoque, emissão e registro de notas fiscais, elaboração de relatórios contendo as informações financeiras da empresa, preenchimento e envio de obrigações acessórias, pagamento de impostos, bem como a escrituração de livros e documentos.

Além de suas atividades normais, o contador pode ser um grande aliado do administrador no gerenciamento de seu negócio, lidando com questões mais elaboradas como planejamento estratégico, elaboração de relatórios gerenciais e auxílio no processo de tomada de decisões.

5. Por que eu preciso contratar um contador?

A rotina do micro ou pequeno empresário é repleta de questões que ultrapassam suas habilidades e exigem a presença de profissionais qualificados e preparados para lidar com estes assuntos. Com a contabilidade da empresa não poderia ser diferente. O exercício da contabilidade exige conhecimentos específicos, domínio das noções e práticas contábeis, além de desenvoltura para lidar com situações que estão fora do alcance do conhecimento do administrador.

O contador é uma figura indispensável na estrutura da PME, pois ele é o responsável por toda a parte financeira e de controladoria do negócio, ou seja, por todo o alicerce sobre o qual serão feitos os planos de ação, tomadas de decisão e gerenciamento da empresa.

6. Os investimentos em contabilidade para pequenas empresas prejudicam a saúde financeira?

Muitos empresários têm medo de investir em uma contabilidade de qualidade por acreditarem que os investimentos feitos prejudicarão a saúde financeira da empresa. Em outras palavras, os empresários têm medo gastar com contabilidade e ficarem sem dinheiro para outras questões igualmente importantes da empresa.

A verdade, entretanto, é que gastar com contabilidade para pequenas empresas é fazer um investimento para inclusive facilitar o crescimento do negócio. Por isso, com um bom planejamento financeiro os investimentos feitos em contabilidade só somarão à empresa de um jeito positivo.

7. A contabilidade pode ajudar na regularização da empresa?

Uma das grandes vantagens dos serviços de contabilidade para pequenas empresas é que eles não precisam ser utilizados exclusivamente após a abertura da empresa. Isso significa que mesmo quando o empresário ainda estiver em um processo de abrir a sua empresa a contabilidade pode ajudar em todo o processo.

Essa ajuda acontece em forma de redução de burocracia e facilitação para cumprir todas as obrigações para regularizar a empresa. Com isso, a contabilidade para pequenas empresas não ajuda apenas no pagamento dos impostos, por exemplo, mas também na regularização de todo o negócio.

A contabilidade para pequenas empresas é tão ou mais relevante do que aquela feita para grandes empresas, já que é capaz de ajudar e garantir o crescimento do negócio. Por isso, é tão importante tirar suas dúvidas sobre esse assunto, desconstruindo pensamentos que muitas vezes são errôneos. Com isso, você compreenderá melhor a importância da contabilidade e trará melhores resultados para sua empresa.

Chegou até aqui e ficou interessado em contratar uma contabilidade para pequenas empresas? Entre em contato com o Abertura Simples. O portal conecta empreendedores com contadores experientes.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário