Contabilidade para startups – Entenda como funciona

 em Contabilidade

Entenda como a contabilidade para startups funciona:

Startups são empresas em estágio inicial que desenvolvem produtos ou serviços que são inovadores para o mercado e que tem um modelo de negócios moderno e diversificado. Por isso, é necessário que o profissional contábil que cuide dessas empresas e saiba como tomar as decisões corretas.

A contabilidade para startups deve ser feita por um profissional que entenda como esse novo modelo de negócios funciona e nem sempre é fácil, pois como é recente no mercado, tudo relacionado a atuação dela é bem incerta.

Para que essa empresa consiga se estabelecer, é importante que diversos fatores estejam em dia.

Contabilidade para Startups

Para que o serviço desse nicho contábil seja efetivo, é importante entender pontos específicos desse mercado. Startups são empresas que crescem muito rápido e mudam facilmente, por isso, além da importância de ter um contador que entenda sobre o assunto, é importante ser alguém que conheça bem a empresa.

Por isso, esses tópicos podem ajudar a entender melhor como a contabilidade para startups funciona:

Tenha controle dos gastos financeiros

A gestão financeira é algo que merece atenção seja qual for o tamanho da empresa. Um contador que é capaz de ajudar na gestão financeira, auxilia o empreendedor a ter maior controle da empresa e assim é possível fazer uma projeção financeira e saber o quanto ela cresceu nesse tempo e quais são os pontos que ela pode melhorar.

Com isso, surge a importância de estabelecer rotinas de movimentação e identificar quais gastos são necessários e quais gastos podem ser cortados, evitando um desperdício de capital.

Fique atento aos gastos trabalhistas

O contador pode ajudar o empresário a manter todas as questões trabalhistas em dia, para evitar burocracias que atrasam o processo de crescimento da empresa. Assim, com o conhecimento do profissional contábil que está sempre atualizado nas regulamentações, esse assunto mais complexo terá uma atenção especial.

Entenda qual o regime ideal da sua empresa

A complexidade tributária do Brasil é muito grande, por isso, ter um profissional contábil que entenda os aspectos que caracterizam o seu tipo de negócio é de suma importância. Assim ficará ainda mais claro onde a startup está inserida no mercado e qual o melhor regime tributário, seja Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

A importância do contador nesse modelo de negócio

Considerando os fatores citados acima, é possível ver que o contador deve estar presente em todas as fases de empresa. Com um serviço de qualidade sendo executado pelo profissional contábil, além de facilitar o trabalho do empresário, ajudará também a tomar decisões eficazes para que o empreendimento cresça e se desenvolva.

Portanto, a contabilidade para startup colabora com a economia de gastos e tributos além de influenciar diretamente no crescimento do negócio, pois o profissional auxiliará desde o início do processo.


Conseguiu entender como a contabilidade para startups é fundamental para ajudar esse tipo de negócio a se desenvolver da melhor forma possível? Comente e continue sempre atento aos novos conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

ilustração de um computador e alguns dados analíticos, representando os termos de marketing e vendas para contadorescuriosidades da contabilidade