Saiba como funciona a contabilidade para terceiro setor:
O terceiro setor exerce um papel fundamental na sociedade. Constituído por organizações com fins públicos e não- lucrativos e tem como principal objetivo gerar serviços de caráter público. Ele é mantido através de iniciativas privadas, doações e até mesmo repasses de verbas públicas.
Para manter a contabilidade das empresas desse setor é necessário entender como elas são mantidas. Em sua grande maioria, ela deve seguir algumas regras de transparência das ações que de modo geral é feita de maneira bem similar a de empresas privadas mas possui uma diferença na distinção de demonstrativos.
Como fazer contabilidade para terceiro setor
Num geral, a contabilidade para terceiro setor é feita para registrar os fatos e a destinação dos recursos arrecadados. As entidades sem finalidade de lucro são aquelas em que o resultado positivo não é destinado aos detentores do patrimônio líquido e o lucro ou prejuízo são denominados, respectivamente, de superávit ou déficit (NBC T 10.19.1.3).
Dentre tais normas, encontram-se, especificamente:
NBC T 2.2 – Da Documentação Contábil
NBC T 2.5 – Das Contas de Compensação
NBC T 3 – Conceito, Conteúdo, Estrutura e Nomenclatura das Demonstrações Contábeis
NBC T 4 – Da Avaliação Patrimonial
NBC T 6 – Da Divulgação das Demonstrações Contábeis
NBC T 10 – Aspectos Contábeis de Entidades Diversas:
NBC T 10.4 – Fundações
NBC T 10.18 – Entidades Sindicais e Associações de Classe
NBC T 10.19 – Entidades sem Fins Lucrativos
NBC T 19.4 – Incentivos Fiscais, Subvenções, Contribuições, Auxílios e Doações Governamentais
Nesse contexto, a contabilidade se faz necessária para que a mensuração de dados esteja correta e melhore ainda mais a credibilidade das instituições envolvidas. Outro fato interessante é que o terceiro setor está sujeito a apenas 1% de recolhimento do PIS sobre a folha de salários e são isentos de recolhimento de CONFINS e a Lei 9.532/1977 garantiu a imunidade de IRPJ para as entidades sociais e educativas.
Realizar o serviço de contabilidade para o terceiro setor analisará dados contábeis e garantirá que através deles todos os recursos estejam nos devidos lugares. Os mais importantes são:
- Balancete
- Demonstrativo de Fluxo de Caixa
- Demonstrativo do Resultado do Período/Exercício
- Balanço patrimonial
Conclusão
Considerando as informações, é possível ver que um bom serviço de contabilidade para terceiro setor traz apenas benefícios. Com ela, é possível ter demonstrações claras quais as principais atividades e fatos que compõe esse setor tão importante. Os voluntários, doadores, parceiros e o governo esperam que tudo que eles investiram sejam efetivamente destinados à sua finalidade principal, e por isso a transparência se mostra tão necessária, além de gerar credibilidade para as organizações.
Entendeu como funciona a contabilidade para terceiro setor? Comente e continue sempre atento aos novos conteúdos do
Abertura Simples.
No comment yet, add your voice below!