4 vantagens de ter um bom contador para quando decidir abrir empresa!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Entenda a necessidade de um contador para abrir empresa ou mesmo para mantê-la funcionando

Algumas empresas são criadas de forma bastante simples, e muitos empreendedores possuem a seguinte dúvida: preciso de um contador para abrir empresa? Quais as principais necessidades do ponto de vista legal? E as vantagens de contratar um contador para acompanhar as atividades da empresa?

Na teoria, você não precisa de um contador para abrir sua empresa, mas a quantidade de papéis e o número de informações necessárias são tão grandes que o processo pode se tornar um risco. Por isso, explicaremos a seguir a necessidade de um profissional contábil para a abertura e legalização do seu negócio, e também vamos esclarecer as principais dúvidas sobre esse tópico. Continue lendo:

Contador para abrir empresa: por que é necessário?

Contratar um profissional contábil ou escritório de contabilidade pode ajudar em muito no crescimento organizado da empresa e na diminuição dos riscos empresariais.

Mas a lei ainda vai além de apenas um benefício. De acordo com os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC), responsáveis pela fiscalização dos profissionais da área, todas as empresas necessitam de acompanhamento e contabilização da sua movimentação por um contador devidamente registrado junto a esse órgão.

Caso você esteja pensando em trazer esse profissional para perto do seu negócio, saiba que não é obrigatório ter um contador necessariamente dentro da sua empresa. É possível contratar uma assessoria contábil que fornecerá todos os serviços de um contador de forma terceirizada.

Como funciona com MEI

A exceção dessa regra são as empresas enquadradas como Microempreendedor Individual (MEI). Segundo o Portal do Empreendedor, o MEI está dispensado de contabilidade e não precisa da escrituração. Ou seja, não é necessária a contabilização de qualquer livro contábil.

Mas, até mesmo nestes casos, é indicado que sejam utilizados os serviços de um profissional de contabilidade. Isso para evitar erros de enquadramento e para não pagar impostos. O contador é útil também para entender como funciona esta categoria e apresentar a Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI).

banner do ebook guia do empreendedor contábil

O que faz um contador?

profissional de contabilidade é a pessoa responsável por toda a área financeira, econômica, tributária e patrimonial de uma empresa. Suas principais funções são:

  • controle do fluxo de caixa e estoque
  • preenchimento e envio de obrigações acessórias
  • escrituração de documentos e livros de entrada e saída da empresa
  • emissão, registro de notas fiscais e pagamento de impostos (caso for acordado entre as partes)
  • entre tantas outras funções

O contador pode ser também um grande aliado na administração e gerenciamento de um negócio. Se você contar com um bom profissional, ele pode auxiliar no planejamento estratégico, elaboração de relatórios gerenciais e também na tomada de decisões essenciais.

Para se tornar um profissional de contabilidade é necessário ter formação em Ciências Contábeis (superior) ou em Contabilidade (técnico). Além disso, é essencial ser registrado no CRC (Conselho Regional de Contabilidade) para exercer a profissão de forma regular e legal.

Como identificar um bom contador?

  • Verifique a regularidade da empresa: Um bom profissional de contabilidade é aquele que possui uma atuação de modo a garantir a regularidade total da empresa mediante a justiça e a Receita Federal em geral, permitindo a livre atuação do empreendimento.
  • Avalie o pagamento de tributos: Você também deve avaliar o pagamento dos tributos para saber se possui um bom contador, porque se eles estiverem em valores altos demais ou baixos demais há chances de que algo está sendo efeito erroneamente pelo profissional.
  • Pense em como é a comunicação: Contabilidade na maioria vezes significa comunicação: comunicar o que foi vendido, o que foi comprado, qual investimento foi feito e assim por diante. Se o contador nunca estiver disponível, como essa comunicação vai acontecer?
  • Considere a tomada de decisão: A contabilidade de uma PME não é a mesma de uma empresa maior, assim como as decisões também são diferentes. Por isso, é muito importante considerar o papel do contador na tomada de decisão estratégica do negócio.

E aí, já sabe por quê você precisa de um contador para abrir empresa? Pretende abrir uma logo? Conte com os contadores do Abertura Simples para dar início ao seu negócio de forma rápida, fácil e segura. Realizamos todos os processos para que você não tenha dores de cabeça.

Para conhecer todas as vantagens de se tornar um empreendedor com o Abertura Simples clique no botão abaixo e um representante da sua cidade entrará em contato.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário