Skip to content

5 passos para criar uma campanha de incentivo

O que você verá neste artigo:

Para promover o engajamento da equipe, muitos profissionais desejam entender como criar uma campanha de incentivo. Por isso, decidimos compartilhar algumas dicas. Confira!

A campanha de incentivo é uma estratégia usada por diversas empresas visando aumentar o engajamento dos colaboradores. Ela é utilizada quanto é necessário atingir uma meta e também para motivar a equipe.

Basicamente, a campanha funciona da seguinte maneira: a empresa oferece a premiação de uma viagem, eventos, day off ou home office para os colaboradores que obtiveram os melhores resultados em um determinado período.

É interessante destacar que os benefícios citados acima só serão realmente identificados quando a campanha de incentivo é desenvolvida com um planejamento adequado. Por isso, é interessante ficar atento em algumas questões, por exemplo:

Passo 1 – Escute seus colaboradores

Uma dica fundamental é ouvir os colaboradores para entender o que eles esperam de uma campanha e também para definir o perfil do público-alvo.

Por exemplo, não adianta promover uma ação que ofereça um dia de home office por semana, se o colaborador não tem o perfil para trabalhar dessa forma.

Sendo assim, o profissional responsável deve ouvir os colaboradores e uma maneira de fazer isso é desenvolver uma pesquisa de opinião.

Passo 2 – Defina a premiação

Após ouvir e conhecer o perfil do público, o profissional deverá definir a premiação. Há diversos tipos de prêmios que podem ser ofertados em uma campanha de incentivo, como: viagens, dia de folga, cursos, dinheiro extra, eletrônicos, dia especial em algum lugar etc. O ideal é que o prêmio realmente agrade os colaboradores e façam com que eles fiquem incentivados para oferecer um bom trabalho para ganhar a recompensa.

Passo 3 – Estabeleça os objetivos e metas 

Em seguida, o profissional precisará estabelecer os objetivos e metas da campanha. Lembrando que o objetivo é o foco principal da campanha e as metas é como chegar até ele.

Por exemplo, uma empresa pode ter como objetivo principal aumentar em 20% a venda de determinado produto. Para atingir isso, a meta é que cada colaborador consiga, no mínimo, vender 2% a mais. 

O que queremos dizer é que o profissional responsável pela criação da campanha deverá estabelecer objetivos e metas para que a ação, de fato, proporcione bons resultados.

Passo 4 – Faça a divulgação da campanha

Banners, e-mail, folders. Enfim, é interessante apostar em diversos meios de divulgação para que a campanha realmente seja compreendida por todos os colaboradores.

Passo 5 – Mensure o resultado

Após desenvolver a ação, é indispensável mensurar os resultados. Isso porque a empresa precisa verificar se o retorno pelo investimento foi positivo. Além disso, é interessante realizar uma pesquisa de opinião com os colaboradores para verificar se existem pontos que podem ser melhorados.

Recapitulando: para criar uma campanha de incentivo é essencial escutar os colaboradores, definir o prêmio, estabelecer metas, fazer a divulgação e mensurar os resultados. Por fim, nossa última dica é que você continue estudando sobre o assunto. Leia nosso guia e saiba como desenvolver uma equipe de alta performance.  

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

Você também pode gostar desses Conteúdos

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!