5 motivos para abrir um negócio de sucesso, mesmo em tempos de crise

 em Empreendedorismo

A crise econômica já abalou a vida de muitos brasileiros. A cada dia que passa, mais pessoas são demitidas de seus empregos e precisam correr atrás de oportunidades. A taxa de desemprego já está em quase 14% no país, atingindo mais de 14 milhões de desempregados.
Porém, muitas pessoas com espirito empreendedor sabem que, mesmo que a economia não caminhe tão bem, as oportunidades de abrir um negócio surgem cada vez mais. Inclusive, uma das características de um bom empreendedor é conseguir identificar quando e qual a melhor aposta de negócio, quando mais ninguém consegue enxergar. Isso é uma boa forma de fugir do desemprego e ainda ganhar mais do que como funcionário.
Mas afinal, como desviar da crise? Como identificar as oportunidades em um momento tão desfavorável? Confira abaixo alguns motivos para abrir um negócio próprio de sucesso, mesmo em tempos de crise econômica.

Primeiro, o que é ser empreendedor?

Isso pode parecer um tanto óbvio para alguns, mas ser empreendedor não remete apenas à abertura de um negócio. Acima de uma profissão, ser empreendedor é ter um determinado comportamento, um estilo de vida.
Empreendedor é aquele que começa algo novo, vê oportunidade onde ninguém mais vê. Ou seja, é aquele que realiza antes, que transforma o sonho em ação, e sai na frente perante os seus concorrentes. O empreendedor de sucesso é capaz de identificar problemas e demandas específicas, a pensa soluções para satisfazer essas pessoas. A partir disso, transforma seus produtos ou serviços para oferecê-los ao mercado.
Além disso, é preciso ter uma boa desenvoltura com liderança de pessoas, portanto sua figura está muito mais relacionada a um líder do que a um chefe. Você tem espirito empreendedor? Confira abaixo porquê a crise é o melhor momento para abrir um negócio.

5 motivos para abrir uma empresa no meio da crise econômica:

Diferencial competitivo

No começo pode ser um pouco difícil, logo que os investimentos serão altos e o retorno baixo. Porém, aliando inovação a disposição, os resultados são visíveis. O que antes era visto como uma demanda que não era atendida e nem explorada por nenhuma outra empresa, será um diferencial do seu negócio.

Baixos custos e despesas

A demanda costuma cair em tempos de crise, e como consequência disso, os preços também. Com o número de ofertas lá em cima, as empresas precisam se livrar do estoque, e por isso anunciam diversas promoções. Isso é perfeito para comprar móveis, matéria prima, produtos, e até mesmo para alugar imóveis que antes se encontravam indisponíveis. Pode-se perceber então que fica muito mais fácil (e barato) montar e gerenciar um negócio.

Contratações

A crise faz com que muitas empresas tenham de demitir talentos para equilibrar o orçamento. A disponibilidade de bons profissionais aumenta, logo que eles vão ao mercado para tentar uma recolocação. O momento de montar uma boa equipe é esse.

Crescimento

Você conhece aquele ditado “mar calmo nunca fez bom marinheiro”? Bom, pois é após a tempestade que vem a bonança, como dizem. O período de crise é ideal para armar as bases do negócio, para que assim que as condições melhorarem, seja possível usufruir do crescimento que se seguirá.

Facilitação

Abrir um empreendimento próprio nunca foi tão fácil. Existem diversos procedimentos para abertura de micro e pequenas empresas que foram aliviados, para incentivar os jovens empreendedores. Além disso, você também pode contar com o Abertura Simples, especializados na abertura de empresas facilitada.


Porém, vale lembrar que nem tudo são flores. É preciso ficar atento a saúde do seu negócio para que ele não só seja aberto, mas também continue funcionando e crescendo. Por isso, para não ficar perdido com os próximos passos depois de abrir uma empresa, confira 5 dicas clicando aqui.
Está pensando em abrir uma empresa? Ainda tem dúvidas de como empreender na crise econômica pode ser uma ótima escolha? Comente abaixo para melhorar cada vez mais os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Foto de uma mão anotando em uma agenda para empreendedores e um celular na outra mãoComo melhorar a comunicação entre franquias