Entenda como o Design Thinking na gestão de pessoas pode auxiliar o departamento de RH da sua empresa
Muito se fala sobre a importância que o setor de Recursos Humanos têm de pensar e agir de forma estratégica. Afinal, com o advento das tecnologias e os sistemas programados para facilitar o dia a dia dos profissionais do segmento, muitas atividades que antes eram operacionais, passaram a ser automatizadas, proporcionando mais tempo para ações focadas nos colaboradores.
Porém, em um mercado já saturado de métodos ultrapassados e de negócios inovadores que no final, não são mais tão inovadores assim, pensar em estratégias baseadas em Design Thinking é um diferencial dentro de qualquer empresa. Será que você sabe o que é Design Thinking? Nesse artigo, explicaremos para você o que é esse método. Mostraremos ainda como ele pode ser bastante eficaz no setor de RH das empresas. Continue lendo:
O que é o Design Thinking?
Segundo o site “meu sucesso”, Design Thinking é uma forma de abordagem tomada do campo do design e adaptada às empresas e corporações. Na tradução, o termo significa literalmente “pensamento do design” ou até mesmo pensar como um designer. Se trata de um conjunto de métodos e processos utilizados para identificar e abordar problemas, gerando assim um pensamento criativo para solucioná-lo.
Charles Burnette, uma das maiores autoridades no assunto, define Design Thinking como “um processo de pensamento crítico e criativo que permite organizar informações e ideias, tomar decisões, aprimorar situações e adquirir conhecimento”. Como processo, ele possui quatro fases, que são elas:
- Imersão – Fase de conhecimento e aproximação do contexto do problema, para estudar todos os pontos de vista tanto da empresa quanto do usuário final;
- Análise – Momento de analisar e sintetizar todas as informações obtidas;
- Ideiação – Apresentação de ideias e inovadoras e criativas, propondo soluções para o problema;
- Prototipação – Validação das ideias e aplicação no dia a dia da empresa.
Mas se engana quem pensa que o Design Thinking é algo exclusivo dos profissionais criativos. A metodologia pode ser utilizada em diversas áreas, inclusive pela equipe de recursos humanos para realizar uma gestão de pessoas de forma mais produtiva, objetiva, inovadora e simples.
Design Thinking na gestão de pessoas
Como o próprio conceito explica, o Design Thinking propõe um pensamento fora do senso comum. Ou seja, vislumbrar situações corriqueiras com um olhar novo e mais amplo. Quando essa abordagem é utilizada na gestão de pessoas, a experiência do funcionário se torna o foco central.
Utilizar o Design Thinking no RH tem a intenção de inovar os processos, estrutura, serviços e produtos justamente através dos feedbacks gerados por clientes e colaboradores.
Por meio de ações coordenadas, que também podem ser potencializadas por meio de ferramentas tecnológicas, é possível automatizar tarefas, agilizar processos e as pessoas que os comandam.
Como utilizar na minha empresa
Para aplicar essa metodologia na sua empresa você deve investir em ferramentas e sistemas que encorajem os funcionários a usarem a criatividade, a colaboração e o trabalho em equipe, gerando soluções e resultados que atendam as expectativas e, ao mesmo tempo, sejam viáveis financeira e tecnicamente.
Estimulando os colaboradores a buscarem novos caminhos e perspectivas para resolver problemas, a gestão de pessoas contribuirá para uma renovação constante dos processos da empresa, o que resultará em entregas cada vez melhores e inovadoras.
E aí, já conhecia o Design Thinking na gestão de pessoas? Pretende implementá-lo na sua empresa? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
No comment yet, add your voice below!