Está pensando em desistir de empreender? Então confira algumas dicas para reverter esta situação!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Quer saber o que fazer quando você pensar em desistir de empreender? Então confira algumas dicas para ir contra este cenário:

Aqui no blog do Abertura Simples já tratamos, diversas vezes, sobre como o empreendedorismo pode ser transformador na vida de um profissional. Mas, como em qualquer outra situação, ele também tem as suas dificuldades e desafios.

Existe, claro, muito esforço e dedicação para que os frutos sejam colhidos. Mas, de fato, há tantas adversidades que, por vezes, nosso único desejo é que chegue logo o final do dia para que tudo acabe logo. Se você está pensando em desistir de empreender, continue lendo para saber algumas dicas para reverter esta situação:

ESTÁ PENSANDO EM DESISTIR DE EMPREENDER? ENTÃO CONFIRA ALGUMAS DICAS E VÁ CONTRA ESTE CENÁRIO!

O que fazer quando penso em desistir do empreendedorismo?

É mais comum do que imaginamos o surgimento de casos em que pessoas começam uma profissão e, mesmo depois de alcançar um patamar de sucesso, elas acabam se deparando com uma incerteza de uma grande proporção. Por isso, reunimos uma lista com algumas dicas para você seguir em frente:

Repense algumas atitudes

Antes de qualquer decisão, pare e pense: nenhuma decisão deve ser tomada por impulso ou em um momento de tensão. Empreendedores, devido a perfil característico, tendem a agir e pensar de forma rápida, entretanto, este tipo de decisão precisa ser calculado com muita calma, além de ser essencial analisar todos os prós e contras — principalmente se essa incerteza não é apenas algo relacionado com um momento de insatisfação.

Concentre-se em quão distante você já chegou

Antes de pensar em desistir de empreender, pare e pense sobre o quão longe você conseguiu chegar. Olhe como as coisas eram e como elas estão hoje, todos os objetivos alcançados, todos os seus progressos. Isso, com certeza, é um grande termômetro de motivação.

Dedique um tempo a você

É comum empreendedores acreditarem que não podem se afastar de seus negócios nem por um segundo. Por cometerem este erro constantemente, acabam se estressando e culpando aquilo que talvez seja uma de suas maiores fontes de motivação: a empresa. Para isso, é imprescindível tirar um tempo só para você.

Invista no ambiente de trabalho

Apesar de simples, pensar nesse tipo de mudança pode afetar seu dia a dia de modo a deixa-lo bem mais agradável. Até porque, sabemos que trabalhar em um ambiente mais relaxado e com uma equipe que englobe a cultura do seu negócio é algo bem satisfatório.

Imagem de alguns empreendedores estudando o que podem fazer para não desistir de empreender

Pense em mudar de mercado

Às vezes, pensar em desistir de empreender é algo que você não gostaria, mas se encontrou nesta posição por ter começado seus negócios em um mercado que não esperava. Mas, isso não muda a possibilidade de começar um novo negócio nesse ramo. Com certeza, com todas as experiências que você teve em seu atual negócio, não enfrentaria grandes dificuldades para assumir esse novo caminho — algo que poderá ser bem gratificante.

Esteja disposto a aceitar desafios

Aceitar desafios é algo extremamente relacionado com o perfil de todo e qualquer empreendedor, não é mesmo? Desistir do empreendedorismo demanda uma boa dose de coragem para enfrentar as dificuldades que estão por vir.

Fazer o que ama é o maior segredo para ser bem-sucedido na carreira profissional. Entretanto, não restam dúvidas de que qualquer carreira profissional terá seus pontos negativos e positivos. Então, jamais faça algo que não ama por medo ou receio pelo que pode vir.

Defina seus objetivos e prioridades

Antes de definir o que se vai fazer, ou seja, se vai desistir de empreender, reserve um tempo para anotar seus objetivos e prioridades. Pense naquilo que você pretende para o futuro profissional e pessoal.

Um ótimo exercício é se perguntar em qual posição pretende estar daqui 5 e 10 anos. Depois de refletir sobre seus planos futuros, pense no que precisará para conquistar esses objetivos. É imprescindível impor metas e prazos para realizá-los, caso contrário, você pode perder o foco e mesmo depois de todo o esforço pode correr o risco de se deparar com as mesmas dúvidas.

Aprenda com os seus erros

Seus erros podem ser usados de duas maneiras: eles podem tanto ser um lembrete de sua inadequação, ou eles podem ser úteis para refinar a sua estratégia daqui para frente. Portanto, faça dos seus erros um grande aliado para se tornar alguém com mais experiência e conhecimento para agir nas situações futuras.

Prepare mudanças nas tarefas

Agora chegou a hora de agir. Comece com pequenas mudanças e veja como você se adapta a elas. Quem sabe, por exemplo, seria interessante ter um novo papel dentro da sua empresa? Sempre que possível, identifique e delegue aquelas tarefas que você não gosta e que possam ser assumidas por outras pessoas. Com isso, você terá mais tempo para se dedicar a tarefas de seu interesse e, consequentemente, encontrará mais prazer em empreender.


Depois dessas 10 dicas, fica claro que você deve ignorar a ideia de desistir de empreender. Poder controlar seu próprio destino, escolher as pessoas com quem trabalhar, fazer o que gosta, ter autonomia, liberdade e criatividade, são coisas que não tem preço e só quem pode fazer isso é que se entrega e se arrisca na arte de empreender.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário