Confira algumas dicas financeiras para iniciar 2019 com as contas no azul!

 em Planejamento e Finanças

Quer conferir algumas dicas financeiras para iniciar 2019 com as contas no azul? Então continue lendo para saber mais:

O final do ano está chegando e, junto com ele, está chegando a hora de fazer o balanço do negócio e com base nele, traçar as metas para o no que vem. E em um cenário de retomada da economia e bastante competitividade, inovar e se reinventar é necessário. Muita gente espera o 13° salário ou o bom movimento que esta época traz aos empreendimentos para dar um alívio ao orçamento e pagar algumas dívidas antigas.

Se você é uma dessas pessoas que desejam saber algumas dicas financeiras para iniciar 2019 com as contas no azul, confira a lista que nos do Abertura Simples preparamos para você:

10 DICAS FINANCEIRAS PARA INICIAR 2019 COM AS CONTAS NO AZUL!

Dicas financeiras para iniciar 2019 com as contas no azul

1 – Coloque as contas no papel

O primeiro passo para deixar a vida financeira em ordem é colocando todas as contas no papel, já que você deve saber tudo aquilo que gasta, assim como quanto você recebe e tudo aquilo que você deve. Dentro desta lista, é importante analisar e projetar os principais controles financeiros da empresa: de caixa, de bancos, custos e despesas, contas a receber, contas a pagar e estoques.

2 – Corte gastos não essenciais

A segunda dica da nossa lista de dicas financeiras para iniciar 2019 com as contas no azul é que, depois de anotado todos os gastos, agora você já tem uma noção de tudo aquilo que é necessário e tudo aquilo que você pode cortar (por não ser essencial).

3 – Fuja das dívidas grandes

Ter dívidas não necessariamente é algo ruim, mas elas precisam caber no orçamento e haver o controle de despesas e receitas. Uma maneira de saber a gravidade e o tamanho da sua dívida é avaliando quanto do seu orçamento é usado somente para ela. Quando um valor entre 20 e 30% da sua renda vai para o pagamento de dívidas, é um sinal total de alerta.

4 – Planeje o fluxo de caixa

Planejar o fluxo de caixa para o ano é essencial, definindo – mesmo que só com projeções – todas as entradas e saídas mensais. Desta forma, você tem uma previsão do que vai acontecer com o seu caixa e as ações necessárias, podendo já definir pagamentos de fornecedores, investimentos e até promoções comerciais que pretende fazer.

Quer saber 10 dicas para ter sucesso profissional? Então confira esta nossa matéria clicando aqui.

5 – Estude o capital de giro

Preveja também o capital de giro necessário para honrar os compromissos previstos no fluxo de caixa e para manter o negócio funcionando. Há fatores que aumentam a necessidade de capital de giro, como, por exemplo, compras à vista, vendas a prazo, estoques altos, redução no prazo de pagamento de fornecedores, dívidas não cobradas, retiradas além da capacidade da empresa, entre outros.

Imagem de uma mulher organizando suas contas para remeter quem deseja saber algumas dicas financeiras para iniciar 2019 com as contas no azul

6 – Elabore a planilha DRE

A planilha de demonstrativo de resultado do exercício (DRE) é algo que deve ser feito com antecedência. Diferente do fluxo de caixa, que apresenta apenas as entradas e saídas, o DRE também registra depreciações, amortizações e ajuda no cálculo do Ponto de Equilíbrio da Empresa. O DRE também aponta a viabilidade do negócio, o lucro líquido que será possível aferir e, desta forma, ajuda a projetar quantas unidades do produto/serviço precisarão ser vendidas para cobrir todas as despesas fixas e variáveis e os custos de produção e operação.

7 – Análise os custos variáveis da sua empresa

A sétima dica da nossa lista de dicas financeiras para iniciar 2019 com as contas no azul é: Analise e projete os custos variáveis de sua empresa para o período. Saiba sobre cada um, o percentual deles com relação às receitas e como vão evoluir nos meses e anos futuros. Dessa forma, você terá uma visão clara dos custos que merecerão maior atenção e quais devem ser diminuídos para trazer impactos positivos para a empresa. Monitore-os pelo percentual que representam com relação à receita, tentando sempre reduzir essa proporção.

8 – Analise todas as vendas feitas a prazo

Projete com detalhes todas as vendas a prazo já realizadas e quando devem entrar mês a mês no ano. Faça um sistema de alerta para o que precisará ser cobrado e não deixe de fazer as cobranças – de forma cortês, mas firme – para evitar atrasos e problemas financeiros para você.

9 – Atrasou alguma dívida? Renegocie!

Quem já atrasou prestações terá poucas chances de conseguir empréstimos no mercado para substituir a dívida cara por outra mais barata. Por isso, a melhor opção neste cenário é a renegociação com os credores.

10 – Não espere o ano terminar. Comece agora mesmo!

A última dica da nossa lista com dicas financeiras para iniciar 2019 com as contas no azul é: Não espere o ano terminar para colocar em prática tudo o que foi visto aqui. Comece desde agora a analisar, identificar e colocar em prática para ter bons resultados durante o ano todo.


E aí, agora que você viu 10 dicas financeiras para iniciar 2019 com as contas no azul, está esperando o que para trilhar bons resultados para o ano que está chegando? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta