10 dicas para manter a inovação e criatividade durante o ano todo!

Inovação e criatividade são dois termos que aparecem juntos frequentemente! Saiba como mantê-los o ano todo

Podemos dizer que a inovação e criatividade são os combustíveis para o todo o progresso humano. Ou seja, elas são as responsáveis pela produção de quaisquer coisas, sejam elas ligadas às ideias ou a produtos palpáveis, desde que desenvolvidas de forma diferente do que foi realizado antes.

Se você quer mantê-las ao longo do ano todo, nós podemos ajudá-lo! Separamos a seguir algumas dicas para que você consiga ter ideias geniais e manter sua mente tranquila. Isso serve tanto no ambiente de trabalho, quanto nos negócios, e na vida pessoal! Continue lendo:

Inovação e criatividade: dicas para mantê-las

1. Seja curioso

Lembra de quando você tinha entre 5 e 7 anos, e sempre perguntava o “por que” das coisas? Pois é, quando crescemos parece que ficamos um tanto quanto sabichões. Mas ser curioso como uma criança é uma das melhores maneiras de estimular a mente!

Está comprovado que se manter sempre pronto para aprender ajuda a criar novos caminhos diante de um desafio. Então questione e seja curioso com as coisas para receber coisas novas sempre.

2. Viaje

Acho que esse é um dos melhores conselhos de todos. A dica é: planeje uma viagem, mas esteja aberto para mudar os planos de última hora e se surpreender.

Viajar ajuda a quebrar a rotina e absorver novas experiências, pois nos faz enxergar tudo com novos olhos. Além disso, é uma vivência muito bem aproveitada, não é mesmo? Lembre-se, são experiências e não coisas que enriquecem nossa vida (e nos inspiram).

3. Sonhe acordado

Segundo estudos da Universidade da Califórnia, as pessoas que sonham acordadas conseguem ser mais criativas e inovadoras ao longo do dia.

Ter devaneios, passar um tempo sem fazer nada, pensar na vida e sentir o tempo passar… Essas são algumas maneiras de aumentar as chances de obter sucesso quando precisamos de uma ótima ideia! Isso se chama ócio criativo, e pode te ajudar muito a renovar sua inovação e criatividade.

4. Cuide da sua saúde

Esqueceu o que você estava procurando? Está chegando a data de prazo para entregar um serviço, mas nada daquela ideia surgir? A criatividade baixa pode ser culpa de diversos fatores, entre ele uma alimentação ruim. Pode parecer papo de médico, mas é a mais pura verdade!

Alguns alimentos como chocolate, salmão, café e até mesmo chiclete podem “impulsionar” seu cérebro. Além disso, certifique-se de beber muita água, dormir bem e fazer exercícios físicos regularmente para exercitar sua inovação e criatividade.

5. Pense “azul”

A cor azul é calmante, promove a comunicação, relaxamento, confiança e eficiência. O tom também ajuda as pessoas a abrir a mente para novas ideias e serem mais criativas! A dica fica: no seu trabalho, utilize o azul ao seu favor.

Pinte as paredes, mantenha objetos dessa cor, faça o que puder para tê-la por perto. É ótima para ser utilizada em escritórios e também em uma sala de brainstorming. Azul pode te ajudar e muito na hora de ter novas ideias!

6. Ria alto

Rir estimula a área do cérebro que aumenta os níveis de dopamina (ela age no sistema de recompensa e faz você sentir prazer) no cérebro, e diminui os níveis de hormônios do estresse. Então, ver aquele vídeo no Youtube na hora do café da tarde e se permitir rir é uma ótima estratégia para relaxar a mente.

Sorrir nos ajuda a ver novas possibilidades, nos faz sentir mais energia. Sucessivamente, o sucesso nas tarefas do dia a dia vêm com o riso, e a sua inovação e criatividade vão lá em cima!

7. Mantenha a mente aberta

Meditar é um ótimo exercício para te deixar mais consciente e atento ao presente. Com a técnica de Mindfullness (já falamos sobre essa técnica aqui no blog, clique aqui para saber mais!), você aprende a deixar seus pensamentos fluírem e a aceitar aquilo que não pode mudar/que você não tem controle.

Isso ajuda a reduzir as irritações, além de permitir que seu cérebro processe informações de forma mais eficiente.

8. Tenha um hobby

Ter um hobby ou ir em busca de novas atividades eleva a nossa motivação, nossos níveis de energia e também abre muitas portas. Tanto para conhecer novas pessoas, quanto para que você descubra o que você gosta ou não de fazer.

Se você já tem algo a se dedicar, perfeito! Mas se você ainda não tem, assuma alguns riscos. Tente, desafie-se e livre-se da preguiça. Faça algo que realmente te traga prazer. Porque se você não o fizer, ninguém o fará por você.

9. Leia, ouça músicas e assista palestras

Ler aumenta sua compreensão do mundo. Assistir à palestra nos ajuda a questionar nosso próprio jeito de lidar com as coisas. Tudo isso dá espaço para o aprendizado, aumenta nossa capacidade de raciocínio, inovação e criatividade.

Ouvir música também é uma maneira de estimular nosso cérebro. Quando escutamos algo novo, novas conexções neurais são estabelecidas. Já as músicas conhecidas, aquelas que já gostamos, nos deixam cada vez mais motivados.

10. Não limite seu pensamento

Não use palavras que possam limitar seu pensamento. Não seja tão duro ou específico com suas ideias. A dica é que você seja vago sempre que puder, pois isso amplia sua liberdade semântica. Fazer brainstorm e “viajar na maionese” pode ser uma mina de ouro para você.

Além disso, saia da sua zona de conforto e estado “acomodado” para trocar ideias com outras pessoas. Leve seu computador para um café, converse com colegas de trabalho, crie um networking. O importante é que trabalhar fora da caixa faz com que você pense fora da caixa.


E aí, gostou dessas dicas de como manter a inovação e criatividade? Conhece outras que poderiam ajudar mais empreendedores? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta